Notícias
Inovação
Desafios sociais da juventude são tema de maratona tecnológica promovida pela Sudene
Jovens irão desenvolver soluções viáveis que atendam aos desafios relacionados ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Foto: Depositphotos
Recife (PE) – Estimular a criação de soluções inovadoras para superar desafios sociais e econômicos que atingem o público jovem do Nordeste é o principal objetivo de uma maratona científica e tecnológica que será lançada pela Sudene durante a 14ª Bienal da UNE, integrando as atividades do Espaço da Ciência. Uma comissão julgadora avaliará o melhor trabalho. A ação é protagonizada pela autarquia federal em parceria com União Nacional dos Estudantes, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e com a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). As inscrições estão abertas e seguem até amanhã por meio deste link.
“No planejamento de ações da Sudene, reconhecemos o papel central da juventude no futuro da região. Além de termos ações específicas de longo prazo, queremos criar oportunidades como esta da maratona estimular a construção de soluções criativas e colaborativas. É uma maneira de mobilizar a participação dos jovens no enfrentamento dos desafios sociais e econômicos que os atingem”, comentou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Serão selecionados até 50 participantes, com reserva de 30% das vagas para estudantes da região do semiárido. Os grupos serão submetidos a uma imersão de criatividade e deverão desenvolver soluções viáveis que atendam ao menos um dos temas a seguir: participação social dos jovens na política pública; incentivo à permanência e empregabilidade dos jovens em suas cidades de origem; prevenção e combate à violência contra jovens e estímulo ao empreendedorismo no semiárido. As propostas também devem estar alinhadas às diretrizes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e ao papel estratégico da Sudene. As equipes têm até as 18h do dia 31 de janeiro para finalizar os trabalhos.
As proposta serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por pesquisadores e gestores das instituições parceiras. Os critérios envolvem o grau de inovação da solução apresentada, funcionalidade técnica, conexão com o desafio proposto, impacto e viabilidade. A equipe vencedora receberá R$ 7 mil como premiação. A segunda colocada ficará com R$ 3 mil, além de serviços de mentoria oferecidos pelo Porto Digital. O terceiro melhor time também contará com consultorias do parque tecnológico pernambucano.
Serviço
Maratona científica e tecnológica – Espaço Ciência
De 30 a 31/01/2024, durante a 14ª Bienal da UNE
Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda - PE, 53110-680)
Inscrições: até o dia 28/01, no link http://bit.ly/42ry9iY.
Texto: Agnelo Câmara, analista de comunicação • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102