Notícias
Revisão de Gastos
Tebet afirma que é preciso ter coragem para revisar gastos públicos
Sobre o projeto, desenvolvido pelo Insper, a ministra afirmou ser uma importante ferramenta para o debate e o fortalecimento da agenda de avaliação e revisão de gastos. “Esse projeto poderá e vai fazer toda a diferença para o futuro do país”.
O Observatório integra o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e tem como missão contribuir para o avanço do debate público e para a disseminação de melhores práticas de planejamento, orçamento e avaliação de políticas públicas.
Ainda sobre a revisão de gastos, a ministra destacou a necessidade de uma avaliação robusta sobre subsídios da União, que atualmente ultrapassam a casa dos 600 bilhões de reais. “É a renúncia que o Brasil faz, ou seja, deixa de entrar no orçamento brasileiro. Quanto disso, quanto desses subsídios, desses incentivos são ainda necessários para atender efetivamente o interesse público? E não é só revisão de gastos para pagamento do serviço da dívida”. E destacou que a “revisão de gastos é para repriorizar esses gastos. Para também colocar parte significativa desses recursos para atender novos serviços públicos que são demanda e anseios da sociedade brasileira.”
O Observatório da Qualidade do Gasto Público reunirá pesquisadores, gestores e parceiros institucionais na construção de instrumentos capazes de fortalecer a eficiência técnica, a eficiência alocativa, a qualidade das políticas públicas e dos processos orçamentários e de planejamento do Estado brasileiro.
Imagens: Insper

