Notícias
AVALIAÇÃO
Ferramenta de avaliação em escala será incorporada ao ciclo anual do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
Conforme orientação dada pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), o Comitê Gestor da MAPP aprovou na terça-feira, dia 27 de janeiro, a integração da Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas (MAPP) no ciclo anual de avaliação do CMAP.
“Essa integração da MAPP ao CMAP é mais um passo importante para a consolidação de uma cultura de avaliação dentro do governo federal”, destacou o secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos, Wesley Matheus.
A MAPP é uma ferramenta de avaliação desenvolvida pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ela produz um diagnóstico sobre o grau de maturidade em práticas de monitoramento e avaliação (M&A) para cada política pública. Além disso, a MAPP também mede a capacidade de uma política demonstrar resultados robustos para a sociedade.
Não haverá substituição dos processos de avaliação já usadas pelo Conselho, que seguirá realizando cerca de oito avaliações executivas por ano. Cada processo avaliativo cobre de maneira detalhada aspectos de diagnóstico, desenho, implementação, governança, resultados e impactos das políticas.
A MAPP será usada de maneira complementar por meio de um novo processo avaliativo, denominado Processo de Avaliação Padronizada do CMAP. Por ser uma ferramenta padronizada e de aplicação ágil, a MAPP permitirá ao CMAP expandir sua capacidade de avaliação para até 64 políticas por ano – incluindo as oito já atendidas pela esteira de avaliação executiva.
Conheça mais sobre a MAPP aqui.