Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério do Planejamento e Orçamento
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Atos Normativos
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
    • Ações e Programas
      • Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncia de Receitas
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Editais de Chamamento Público
      • Conferências
      • Outras Ações
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Servidores (ou Empregados)
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concursos Públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
      • Rol das Informações Classificadas em cada Grau de Sigilo
      • Rol das Informações Desclassificadas nos últimos doze meses
      • Formulários para Pedido de Desclassificação
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Formulários para solicitação de informação, reclamação e recurso
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • Perguntas Frequentes
      • Acesso à Informação
      • Lei de Acesso a Informação - LAI
      • LAI - Como solicitar Informação
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
      • Sanções Administrativas de Pessoas, Empresas e Organizações não Governamentais
      • Sanções Administrativas de Servidores Públicos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
      • Transparência proativa
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Transparência e Prestação de Contas
      • MPO Transparente
      • Relatório de Gestão Trimestral
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
      • Índice ESG (Environmental, Social and Governance)
      • Gestão de Serviços, Logística e Contratações
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Gestão de Pessoas
      • Parcerias e Acordos de Cooperação
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Objetivos, metas e indicadores de desempenho
      • Valor Público
      • Institucional
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Repasses ou Transferências
      • Remunerações e Subsídios
      • Monitoramento da LAI
      • Demonstrações Contábeis
      • Relatório de Gestão
      • Rol de Responsáveis
      • iESGo
      • Rol de Responsáveis
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
    • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
    • Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Assuntos
    • Notícias
    • Planejamento
      • Perguntas Frequentes Seplan
      • Estratégia Brasil 2050
      • Publicações
      • Todas as notícias
      • Todas as Notícias
      • Plano Plurianual
      • Comissão Nacional de Geoinformação – Congeo
      • Perguntas Frequentes
    • Orçamento
      • Orçamentos Anuais PLDO I LDO I PLOA I LOA - Atos Normativos
      • Orçamento Cidadão
      • Orçamento em Números
      • Legislação sobre Orçamento Público
      • Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop)
      • Precatórios
      • Manual Técnico de Orçamento - MTO
      • Ementário de Receitas da União
      • Painel do Orçamento
      • Prêmio SOF
      • Painel Gasto Climático
    • Avaliação de Políticas Públicas
      • Apoio ao Aprimoramento de Políticas Públicas
      • Monitoramento de Subsídios da União
      • Revisão de Gastos
      • Debate Público e Transparência
      • Rede de Monitoramento e Avaliação
      • CMAP
      • Parcerias SMA
      • Perguntas Frequentes - Secretaria de Monitoramento e Avaliação
      • Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas (MAPP)
    • Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
      • Cofiex
      • Organismos Internacionais
      • Comércio Exterior e Investimentos
      • Bancos Multilaterais de Desenvolvimento
      • Focem
      • Eventos
      • Todas as notícias da Seaid
      • Publicações Seaid
      • Perguntas Frequentes - Seaid
      • Perguntas Frequentes
    • Articulação Institucional
      • Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano
      • Rotas de Integração Sul-Americana
      • Publicações
      • Articulação com Entes Subnacionais e Instituições Públicas e Privadas
      • Publicações
      • Boletins
      • Boletins
    • Governança
      • Instâncias de Governança
      • Gestão Estratégica
      • Gestão de Riscos e Integridade
    • Corregedoria
      • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Imprensa
      • Notas à Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
  • Centrais de Conteúdo
    • Apresentações
    • Publicações
      • Artigos e Newsletters
      • Relatórios
    • Legislação
    • Diretrizes
    • Redes Sociais
  • Composição
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Órgãos
      • Secretaria Executiva
      • Secretaria de Orçamento Federal
      • Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos
      • Secretaria Nacional de Planejamento
      • Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
      • Secretaria de Articulação Institucional
  • Institutos
    • IBGE
    • IPEA
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 Maio Precatórios inscritos para 2025 somam R$ 70,7 bilhões, aponta relatório da SOF/MPO
Info

Notícias

PRECATÓRIOS

Precatórios inscritos para 2025 somam R$ 70,7 bilhões, aponta relatório da SOF/MPO

Publicação anual lançada pela Secretaria aumenta a transparência sobre o pagamento dessas dívidas, faz análise temporal e mostra divisões por valor, órgão e tribunais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 24/05/2024 14h31 Atualizado em 17/12/2024 15h23

Os 155.683 precatórios apresentados contra a União entre 3 abril de 2023 e 2 de abril de 2024 – e que serão inscritos na Lei Orçamentária Anual de 2025 – somaram R$ 70,7 bilhões e abrangem um total de 250.641 beneficiários. O montante representa um crescimento de 17,8% em comparação com os R$ 60 bilhões (em valores de abril/24) apresentados no ano passado. Os dados fazem parte do Relatório Despesas com Sentenças Judiciais – Precatórios, publicado pela primeira vez pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) nesta sexta-feira (24/5).

O boletim, que terá periodicidade anual, foi criado com o objetivo de aumentar a transparência, facilitar o acompanhamento e estimular o controle social sobre o pagamento dos precatórios federais, que são obrigações de pagamento da União resultantes de sentenças judiciárias transitadas em julgado. Nem todos os dados apresentados no documento, assim como os comparativos, constam de forma clara ou podem ser extraídos de maneira fácil da LOA.

A publicação mostra, por exemplo, que apenas cinco precatórios superam a marca de R$ 1 bilhão – o maior deles chega a R$ 4,7 bilhões – ao passo que 98% do total está abaixo de R$ 1 milhão. Na divisão por agregado de despesa, os precatórios de “Outras despesas de custeio e capital” respondem por quase 60% do valor total, enquanto os de “previdência” correspondem a quase 30% e os de pessoal a pouco mais de 10%.

Mais de 60% dos precatórios derivam de ações judiciais iniciadas num intervalo de 10 anos, e menos de 17% referem-se a um período superior a 20 anos.

O relatório detalha ainda a divisão por ramo do Poder Judiciário e tribunais e aponta que quase 95% dos R$ 5 bilhões em precatórios advindos de demandas salariais são do Poder Executivo, com os Ministérios da Fazenda, Educação, Defesa e Previdência Social encabeçando a lista. O informativo ilustra, por meio de um fluxograma, o procedimento para o pagamento dos precatórios aos seus beneficiários.

De acordo com o secretário-executivo do MPO, Gustavo Guimarães, “com esse novo relatório, damos mais um passo na gestão responsável e transparente dos recursos públicos. O compromisso com a transparência e com a boa governança é alicerce para a construção de um Estado mais eficiente e confiável”. Para Guimarães, ”o relatório inaugura uma nova fase de planejamento estratégico, pois a análise e a compreensão dos precatórios permitem que o governo antecipe e mitigue riscos fiscais de forma mais eficaz, garantindo uma gestão orçamentária melhor”.

“Esta nova publicação representa um avanço importante em termos de transparência. Nos traz maior clareza sobre a composição da ‘linha orçamentária’ relativa a precatórios. É informação útil para a sociedade e para o próprio Estado, que tem se empenhado em aprimorar a governança e a gestão dessa despesa com horizonte de médio e longo prazo”, disse o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos.

“Foi um grande desafio para a equipe depurar os dados para transformá-los em informação útil. Mas, ao final, conseguimos chegar num bom resultado. Esperamos que seja uma grande ferramenta para a sociedade conhecer melhor esta despesa”, afirmou a subsecretária de Pessoal e Sentenças da SOF, Mychelle Rabelo de Sá.

Acompanhamento e Monitoramento

Em janeiro de 2023, o governo criou   o Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais, que é presidido pelo Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e que conta com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Para dar suporte e prestar assessoramento técnico às suas decisões, o Conselho é formado pelo  Comitê Técnico de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais, composto por integrantes de diversos órgãos, dentre os quais a Secretaria-Executiva (SE/MPO) e a própria SOF/MPO, por meio da recém-criada Subsecretaria de Pessoal e Sentenças, que tem entre as suas competências o acompanhamento dessa despesa.

Ambos os colegiados se reúnem ordinariamente a cada bimestre para discutir medidas de aprimoramento da governança em relação ao macroprocesso de acompanhamento de riscos fiscais judiciais da União. Além disso, estudam  caminhos para fomentar a adoção de soluções destinadas a fortalecer e a subsidiar as atividades dos órgãos de representação judicial da Fazenda Pública federal, no acompanhamento de eventos judiciais capazes de afetar as contas públicas, com vistas a ampliar a previsibilidade e a segurança na condução da gestão fiscal da União, observadas as diretrizes da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: ORÇAMENTOPRECATÓRIOS

Conteúdo relacionado

  • Despesas com Sentenças Judiciais – Precatórios 2025 – Informações adicionais
  • Despesas com Sentenças Judiciais - Precatórios 2025 - Informações adicionais (atualizado em 3/9/2024)
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Atos Normativos
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais Cargos e Respectivos Ocupantes
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
    • Ações e Programas
      • Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncia de Receitas
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Editais de Chamamento Público
      • Conferências
      • Outras Ações
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
      • Servidores (ou Empregados)
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concursos Públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
      • Rol das Informações Classificadas em cada Grau de Sigilo
      • Rol das Informações Desclassificadas nos últimos doze meses
      • Formulários para Pedido de Desclassificação
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Formulários para solicitação de informação, reclamação e recurso
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • Perguntas Frequentes
      • Acesso à Informação
      • Lei de Acesso a Informação - LAI
      • LAI - Como solicitar Informação
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
      • Sanções Administrativas de Pessoas, Empresas e Organizações não Governamentais
      • Sanções Administrativas de Servidores Públicos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
      • Transparência proativa
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Transparência e Prestação de Contas
      • MPO Transparente
      • Relatório de Gestão Trimestral
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
      • Índice ESG (Environmental, Social and Governance)
      • Gestão de Serviços, Logística e Contratações
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Gestão de Pessoas
      • Parcerias e Acordos de Cooperação
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Objetivos, metas e indicadores de desempenho
      • Valor Público
      • Institucional
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Repasses ou Transferências
      • Remunerações e Subsídios
      • Monitoramento da LAI
      • Demonstrações Contábeis
      • Relatório de Gestão
      • Rol de Responsáveis
      • iESGo
      • Rol de Responsáveis
    • Tratamento de Dados Pessoais
    • Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
    • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC
    • Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
  • Assuntos
    • Notícias
    • Planejamento
      • Perguntas Frequentes Seplan
      • Estratégia Brasil 2050
      • Publicações
      • Todas as notícias
      • Todas as Notícias
      • Plano Plurianual
      • Comissão Nacional de Geoinformação – Congeo
      • Perguntas Frequentes
    • Orçamento
      • Orçamentos Anuais PLDO I LDO I PLOA I LOA - Atos Normativos
      • Orçamento Cidadão
      • Orçamento em Números
      • Legislação sobre Orçamento Público
      • Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop)
      • Precatórios
      • Manual Técnico de Orçamento - MTO
      • Ementário de Receitas da União
      • Painel do Orçamento
      • Prêmio SOF
      • Painel Gasto Climático
    • Avaliação de Políticas Públicas
      • Apoio ao Aprimoramento de Políticas Públicas
      • Monitoramento de Subsídios da União
      • Revisão de Gastos
      • Debate Público e Transparência
      • Rede de Monitoramento e Avaliação
      • CMAP
      • Parcerias SMA
      • Perguntas Frequentes - Secretaria de Monitoramento e Avaliação
      • Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas (MAPP)
    • Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
      • Cofiex
      • Organismos Internacionais
      • Comércio Exterior e Investimentos
      • Bancos Multilaterais de Desenvolvimento
      • Focem
      • Eventos
      • Todas as notícias da Seaid
      • Publicações Seaid
      • Perguntas Frequentes - Seaid
      • Perguntas Frequentes
    • Articulação Institucional
      • Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano
      • Rotas de Integração Sul-Americana
      • Publicações
      • Articulação com Entes Subnacionais e Instituições Públicas e Privadas
      • Publicações
      • Boletins
      • Boletins
    • Governança
      • Instâncias de Governança
      • Gestão Estratégica
      • Gestão de Riscos e Integridade
    • Corregedoria
      • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Imprensa
      • Notas à Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
  • Centrais de Conteúdo
    • Apresentações
    • Publicações
      • Artigos e Newsletters
      • Relatórios
    • Legislação
    • Diretrizes
    • Redes Sociais
  • Composição
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Órgãos
      • Secretaria Executiva
      • Secretaria de Orçamento Federal
      • Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos
      • Secretaria Nacional de Planejamento
      • Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento
      • Secretaria de Articulação Institucional
  • Institutos
    • IBGE
    • IPEA
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca