A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:
- orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
- informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
- registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.
É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.
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SAIBA MAIS
Ligue 180 realiza mais de 2 mil atendimentos por dia em 2024
Foram mais de 691 mil ligações atendidas, representando um aumento de 21,6% em relação a 2023. Atendimentos pelo WhatsApp também tiveram um salto de 63,4%, totalizando mais de 14,5 mil chamados
Ministério das Mulheres e MIR promovem capacitação para atendentes do Ligue 180 no Julho das Mulheres Negras
Atividade fortalece escuta qualificada e promove abordagem interseccional no atendimento a mulheres negras em situação de violência, especialmente as de comunidades tradicionais e de terreiro