Notícias
POLÍTICA DE CUIDADO
Ministério das Mulheres amplia rede de cuidados com entrega de cuidotecas no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
O Ministério das Mulheres realizou, nos dias 16 e 17 de março de 2026, a entrega de cuidotecas no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A novidade é que as unidades terão três modalidades de funcionamento: fixa, no campus Machado; pontual, em Poço Fundo; e itinerante, em Carvalhópolis.
Os espaços foram estruturados para apoiar a participação e a permanência de mães jovens em cursos de qualificação e formação, contribuindo para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso ao cuidado e fortalecer a autonomia econômica das mulheres.
As selecionadas para as vagas nas cuidotecas são estudantes do programa Asas para o Futuro, voltada a mães jovens em situação de vulnerabilidade e que não têm um local para deixar os filhos enquanto estudam ou trabalham.
A secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, destacou o impacto das cuidotecas para garantir a permanência das jovens mães nos estudos.
“Muitas vezes essas mulheres abandonam seus estudos exatamente porque precisam cuidar do seu próprio filho, do irmão, do sobrinho, de alguém na sua família que necessita desse cuidado, e acabam, então, deixando o instituto, deixando de elevar seu nível de escolaridade”, explicou.
Segundo a secretária, “a cuidoteca proporciona que essas mulheres continuem estudando e que os filhos sejam atendidos por profissionais capacitados, no espaço dentro do próprio instituto, onde a mãe também vai poder saber que, enquanto ela está ali se preparando, seu filho está sendo bem cuidado”.
Modalidades de atendimento
A unidade fixa da cuidoteca instalada no campus Machado terá funcionamento contínuo, com capacidade para atender até 30 crianças por período, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
As modalidades itinerante e pontual funcionarão conforme a oferta de cursos sazonais e atividades formativas, com capacidade de atendimento ajustada à demanda local.
Nas modalidades itinerante e pontual, são entregues kits de cuidado e de acolhimento infantil que podem ser transportados e montados em imóveis (casas, escolas, prédios, postos de saúde, rua, praças públicas, campus universitário, sala de aula, entre outros.
“São unidades que podem ser requisitadas pelos parceiros municipais ou por outros campi do Instituto para serem disponibilizadas em espaços onde estiverem ocorrendo cursos de capacitação com duração de três a seis meses”, explica a coordenadora do programa Asas para o Futuro e da Cuidoteca do campus Machado, Gisele Fernandes Lourenço, sobre o funcionamento das unidades itinerantes e temporárias (pontuais).
Segundo ela, em contrapartida à oferta dos kits pelo Ministério das Mulheres, a instituição parceira se compromete a manter uma monitora responsável pelas atividades naquele espaço e fornecer o lanche para as crianças.
Já a cuidoteca pontual tem por objetivo atender temporariamente uma instituição parceira, por um dois ou três dias, para atender às necessidades pontuais da instituição parceira.

Política Nacional de Cuidados
As cuidotecas são equipamentos públicos vinculados à Política Nacional de Cuidados (Lei nº 15.069/2024) e ao Plano Nacional de Cuidados - Brasil que Cuida (Decreto nº 12.562/2025) e integram as ações do Governo Federal voltadas à promoção da autonomia econômica das mulheres, por meio da oferta de cuidado qualificado, gratuito e acessível para crianças de 3 a 12 anos, no contraturno escolar.
O diretor geral substituto do Campus Machado, Antônio Marcos de Lima, ressalta a importância da iniciativa, coordenada pelo Ministério das Mulheres. “Fizemos um estudo recente e vimos que 65% da evasão que nós temos no Campos são de meninas, são de mulheres, e esse instrumento, com certeza, vai ajudar no combate, no controle dessa evasão. Esse é um número triste, e instrumentos como esse nos apoiam e nos ajudam a manter uma escola mais justa e mais igualitária”, disse.
Casa das Mulheres e o espaço Cuida de Mim
Em Machado, a secretária Rosane Silva visitou também a Casa das Mulheres, onde funciona o Espaço Cuida de Mim, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, integrado à rede de atendimento. Outra novidade como estratégia de enfrentamento à evasão é o projeto piloto do curso de crocheteiras, realizado em parceria com o CRAS e outras instituições, com 15 alunas em formação.
Aula inaugural Asas para o Futuro
Durante a agenda, a secretária também acompanhou a aula inaugural do Programa Asas para o Futuro do campus Machado, com o objetivo de estimular a inclusão de jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Estão sendo ofertados os cursos de Tecnologia e Qualidade em Café e de Produção, Edição e Veiculação de Mídias e Marcas Digitais, com 30 alunas por turma, totalizando 60 bolsistas. As estudantes recebem bolsa de R$ 300.