Notícias
Março das Mulheres
Caravana Federativa em Niterói reforça pacto contra o feminicídio e amplia ações de proteção às mulheres
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, participou, nesta quinta-feira (26), da abertura da Caravana Federativa em Niterói (RJ), ao lado do presidente Luíz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, destacou o Pacto Brasil entre os Três Poderes para o Enfrentamento do Feminicídio e reforçou o apelo à sociedade, especialmente aos homens, diante dos altos índices de feminicídio no país.
O pastor vai fazer o seu culto, comente falando contra o feminicídio. O político, em vez de falar mal do governo, comente falando contra o feminicídio. Se todo mundo fizer isso, a gente tem a chance de sonhar que, em um belo dia, não haverá mais nenhuma vítima de violência no país”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
A abertura da Caranava também contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, das ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Gleisi Hoffmann, além de outras autoridades.
O presidente Lula, em seu discurso na abertura, reforçou mais uma vez o apelo para que os homens também se engajem no combate ao feminicídio. Ele ainda destacou o lenço da Tenda Lilás, que traz o lema “Não passe pano para a violência. Proteja. Denuncie. Ligue 180”.
“O pastor vai fazer o seu culto, comente falando contra o feminicídio. O político, em vez de falar mal do governo, comente falando contra o feminicídio. Se todo mundo fizer isso, a gente tem a chance de sonhar que, em um belo dia, não haverá mais nenhuma vítima de violência no país”, declarou o presidente.
Tenda Lilás
Assim como nas últimas edições da Caravana Federativa, o Ministério das Mulheres participou da ação com a Tenda Lilás, iniciativa itinerante voltada a levar à população informações e orientações sobre direitos e serviços de proteção às mulheres. O espaço funciona como um ponto de diálogo e conscientização sobre os diferentes tipos de violência de gênero e também de distribuição de materiais informativos sobre o Ligue 180.
Gestoras e gestores públicos também passaram pela Tenda Lilás interessados em conhecer as principais ações e políticas públicas do Ministério sdas Mulheres.
“Atendemos prefeitos, vereadores e outras autoridades, e cada atendimento tem a sua particularidade. É importante sempre possibilitar e viabilizar a criação e implementação de políticas públicas para as mulheres nos municípios. Estamos aqui firmando parcerias para que essas políticas cheguem em todos os cantos do estado”, destacou a assessora técnica da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR) do Ministério das Mulheres, Graça Cabral.

Oficina e Diálogos Federativos
Na quinta-feira (26), o Ministério das Mulheres promoveu a oficina “As experiências dos equipamentos públicos de cuidados e a importância da adesão ao Plano Nacional de Cuidados”. A atividade abordou a relevância da Política Nacional de Cuidados e da adesão ao plano, destacando a necessidade de articulação entre União, estados e municípios para sua implementação.
O encontro reforçou o papel da territorialização das ações e do impacto federativo na consolidação da política, evidenciando que a adesão dos entes locais é fundamental para viabilizar sua execução. A oficina também orientou gestores sobre a implementação das 79 ações previstas, com foco na adaptação às realidades locais e na efetivação das iniciativas de forma municipalizada.
Na sexta- feira (27), ocorreu o “Diálogos Federativos - As ações e programas - Pacto Brasil contra o Feminicídio”, que contou com a presença da chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos (ASPAR) do Ministério das Mulheres, Clara Lis, e da diretora-executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Angélica Laureano.
O debate reuniu representantes de diferentes setores, como gestoras municipais, instituições públicas e empresas, promovendo um diálogo amplo sobre o papel da cultura no combate à misoginia e ao feminicídio no Brasil.
“Foi um prazer trocar experiências com gestores públicos, vereadores, prefeitos aqui do estado do Rio de Janeiro, levando as políticas públicas do governo federal, especialmente do Ministério das Mulheres, e aprendendo também com experiências importantes e exitosas para vencer e romper o ciclo de violência contra as mulheres”, declarou Clara Lis.
O encontro reforçou a importância da articulação entre diferentes esferas e atores da sociedade para romper o ciclo de violência e fortalecer políticas de proteção às mulheres.

18ª Caravana Federativa: Ações e investimentos das pastas
Durante a 18ª Caravana Federativa, realizada em Niterói (RJ), o presidente Lula destacou a importância da atuação conjunta entre União, estados e municípios para garantir a efetividade das políticas públicas, reforçando o papel das cidades na oferta de serviços essenciais à população. O evento promoveu o diálogo direto com prefeitos, prefeitas e equipes técnicas, com orientações sobre programas federais, acesso a recursos e iniciativas em andamento.
O governo federal também anunciou entregas e investimentos em diferentes áreas, como saúde, habitação, gestão pública, inclusão digital, cultura, agricultura e infraestrutura.
Na saúde, foram entregues unidades odontológicas, ambulâncias do SAMU e equipamentos para UBS, além de novos recursos para atendimentos especializados.
Na habitação, foram destacadas contratações do Minha Casa Minha Vida e ações de regularização fundiária, beneficiando milhares de famílias.
Também foram realizadas ações de cessão de imóveis públicos, repasses de recursos para municípios, entrega de computadores para inclusão digital, investimentos em cultura e apoio à agricultura familiar. O BNDES apresentou ainda mais de R$ 5 bilhões em investimentos em projetos de saneamento, mobilidade, adaptação climática, infraestrutura urbana e saúde no estado do Rio de Janeiro.