Notícias
MULHERES E CLIMA
‘Dia de Gênero’: Ministério das Mulheres terá programação especial nos dias 19 e 20 de novembro na COP30
O Ministério das Mulheres preparou uma programação especial para marcar o Gender Day (Dia de Gênero) da COP30, que será celebrado nos dias 19 e 20 de novembro, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), em Belém (PA). Serão dois dias de debates, painéis e apresentações sobre a transversalização de gênero na governança global sobre o clima.
A delegação do Ministério apresentará iniciativas que consolidam o protagonismo das mulheres na ação climática, como a criação de um protocolo internacional para o fortalecimento de mulheres e meninas em situações de emergências climáticas e desastres, desenvolvido em parceria com organismos internacionais no âmbito do Plano de Aceleração de Soluções (PAS) da COP30. Também serão destaques a Estratégia Transversal Mulheres e Clima, que insere a perspectiva de gênero ao Plano Clima 2025–2035, a Cartilha Mulheres nas Ações Climáticas e a apresentação da minuta de decreto da Política Nacional para as Mulheres Indígenas para consulta pública, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas.
Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o evento é uma oportunidade para o Brasil reafirmar sua liderança no fortalecimento de políticas públicas inclusivas e no avanço da justiça climática. “As mulheres estão na linha de frente dos impactos da crise climática, mas também são protagonistas na construção das soluções. O Gender Day é o espaço para transformar essa realidade em compromissos globais concretos”, destaca a ministra.
Marco internacional pela igualdade de gênero na ação climática
Criado em 2012 no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Gender Day se tornou um marco político internacional para ampliar a integração da perspectiva de gênero nas políticas e negociações climáticas. A agenda integra os Dias Temáticos da COP30, concebidos como espaços de colaboração multissetorial voltados à implementação de soluções concretas e à aceleração dos compromissos do Acordo de Paris. A proposta é transformar a conferência em plataforma global de inovação, cooperação e compromisso, reunindo governos, movimentos sociais, setor privado e academia para construir políticas inclusivas, equitativas e sensíveis a gênero.
Com a COP30 em território brasileiro, o Gender Day representa também um marco de responsabilização internacional e uma oportunidade de consolidar a liderança do país na promoção da justiça climática com igualdade de gênero, contribuindo para diretrizes que reconheçam o papel das mulheres na adaptação, mitigação e governança climática.
Confira a programação do Ministério das Mulheres no “Dia de Gênero” (Gender Day)
Dia 19 de novembro de 2025
🕗 9-11h | Oficina do Ligue 180: Enfrentamento à violência e prevenção ao feminicidio
Ligue 180 Workshop: Combating Violence and Preventing Femicide
📍 Cidade das Juventudes - Curro Velho - Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo
🕗11h15–12h15 | Evento de Alto Nível: “Desenhando o Futuro: Mulheres, Clima e Justiça”
High-Level Event: “Designing the Future: Women, Climate and Justice”
📍 Zona Azul – Pavilhão Brasil (Sala Sumaúma) | Blue Zone – Brazil Pavilion (Sumaúma Room)
🕗 12h30–13h30 | Painel: “Integrando Mulheres no Combate à Crise Climática e na Construção de Sociedades Resilientes”
Panel: “Integrating Women in Combating the Climate Crisis and Building Resilient Societies”
📍 Zona Azul – Sala Temática Agenda de Ação (ONU) | Blue Zone – UN Action Agenda Thematic Room
🕗 14h–16h | Apresentação em caráter de consulta pública da minuta do decreto da Política Nacional para as Mulheres Indígenas
Public Consultation Presentation of the Draft Decree for the National Policy for Indigenous Women
📍AldeiaCOP – UFPA
🕗 15h–16h | Mulheres nas Ações Climáticas: Gênero, transição justa e trabalho de cuidado
Women in Climate Action: Gender, Just Transition and Care Work
📍 Zona Verde – Estande do MDHC | Green Zone – MDHC Stand
🕗 16h–17h | Apresentação do programa “Multiplicadores Maria da Penha”
Presentation of the “Maria da Penha Multipliers” Program
📍 AldeiaCOP (UFPA)
🕗 16h30–18h | Defensoras de Direitos Humanos e do Meio Ambiente: Enfrentamento às Violências Baseadas em Gênero e Raça
Women Human Rights and Environmental Defenders: Addressing Gender and Race-Based Violence
📍Zona Verde – Estande do MDHC | Green Zone – MDHC Stand
🕗 19h30 | Plenária Juventudes, Mulheres e Clima: um balanço da COP30 no Dia de Gênero
Youth, Women and Climate Plenary: A COP30 Review on Gender Day
📍 Cidade das Juventudes | Youth City | Curro Velho - Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo
Dia 20 de novembro de 2025
🕗12h30–13h30 | Mudanças climáticas e políticas para as mulheres: a Estratégia Transversal Mulheres e Clima do Plano Clima
Climate Change and Policies for Women: The Cross-Cutting Women and Climate Strategy of the Climate Plan
📍Zona Verde – Auditório Jandaíra | Green Zone – Jandaíra Auditorium
Ministério das Mulheres na COP30
Além de uma intensa agenda de atividades durante os dias da conferência, o Ministério das Mulheres disponibilizou um canal exclusivo, na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, voltado para mulheres vítimas de violência durante o evento. Ao acionar o serviço, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, as mulheres podem digitar a tecla 0, no Ligue 180 ou por meio do WhatsApp, para ter acesso a atendimento prioritário em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras. Também foram estruturadas salas de acolhimento e proteção para mulheres na Zona Verde da COP30, com equipes multidisciplinares e multilíngues especializadas no atendimento de mulheres em situação de violência durante todo o período da conferência. As ações são fruto de parceria entre o Ministério das Mulheres e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).
Cidade das Juventudes
Primeiro acampamento voltado exclusivamente às juventudes na história das Conferências do Clima, a Cidade das Juventudes acontece em Belém entre os dias 9 e 21 de novembro. Iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério das Mulheres e da Campeã Climática de Juventude da COP30, com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o espaço integra arte, política e mobilização social, ampliando a participação de jovens na governança climática e no debate sobre igualdade de gênero.