Notícias
CELEBRAÇÃO
Ministro das Comunicações celebra 10 anos de projeto que transformou resíduos eletrônicos em oportunidades para quase 7 mil pessoas de Juazeiro
Foto: Helio Montferre/MCom
O que para muitos seria apenas lixo eletrônico, em Juazeiro (BA) se transformou em oportunidade, educação e inclusão digital. Há dez anos, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recupera equipamentos descartados e os devolve à sociedade na forma de laboratórios de informática, capacitação profissional e acesso à tecnologia.
Nesta quarta-feira (18), o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou da comemoração dos 10 anos do projeto, que já recondicionou mais de 3,2 mil computadores. Esses equipamentos beneficiaram 376 laboratórios de informática, a maioria em escolas públicas, e capacitaram quase sete mil pessoas em cursos gratuitos de tecnologia.
Durante a cerimônia, o ministro anunciou um novo investimento de R$ 800 mil para ampliar as atividades do CRC, com a oferta de cursos de robótica voltados à formação de jovens e adultos para as profissões do futuro.
“Quando recuperamos um computador, não estamos apenas reaproveitando um equipamento. Estamos criando oportunidades para estudantes, ampliando o acesso ao conhecimento e preparando pessoas para um mercado de trabalho cada vez mais digital. O CRC da Univasf é um exemplo de política pública que muda vidas”, destacou o ministro.
O centro faz parte do programa Computadores para Inclusão, iniciativa do Ministério das Comunicações que une inclusão digital, qualificação profissional e sustentabilidade. O modelo desenvolvido em Juazeiro ajudou a inspirar uma política pública que hoje alcança todo o país. Atualmente, o programa já entregou mais de 77,6 mil computadores recondicionados em mais de 1.400 municípios brasileiros e evitou que mais de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos fossem descartadas inadequadamente.
Além de celebrar uma década de resultados, o evento reforçou os avanços da inclusão digital em Juazeiro. O município já conta com 145 escolas públicas conectadas à internet de alta velocidade, beneficiando cerca de 53 mil estudantes. Na zona rural, 23 localidades passaram a ter acesso à tecnologia 4G, ampliando a conectividade para moradores e produtores da região.
Para Frederico de Siqueira Filho, os resultados mostram como a tecnologia pode ser uma ferramenta de transformação social. “Cada computador recuperado representa mais acesso ao conhecimento. Cada curso oferecido significa uma nova chance de emprego e renda. É assim que construímos um país mais conectado, mais inclusivo e com mais oportunidades para todos”, afirmou.
A programação dos 10 anos do CRC também contou com a entrega de certificados a alunos formados nos cursos de tecnologia oferecidos pelo programa, além do lançamento de um livro e de um selo comemorativo que registram a trajetória e o legado da iniciativa no Vale do São Francisco.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628