Notícias
OLHO NO FUTURO
Ministro das Comunicações apresenta ações e avanços na inclusão digital no país em evento no Recife
Foto: Shizuo Alves/MCom
De olho no futuro das telecomunicações e na inclusão digital de todos os brasileiros, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou, nesta quinta-feira (5), no LIDE Pernambuco, realizado no Recife, ações e avanços para a construção de um Brasil mais conectado e exemplo para outros países.
Segundo o ministro, a TV 3.0 avançou com a finalização dos testes para definição do padrão brasileiro. A tecnologia vai inaugurar uma nova era da TV aberta brasileira, com alcance social fundamental.
“A TV 3.0 será mais do que entretenimento. Ela será mais tecnológica, inclusiva, acessível, moderna e com maior qualidade de som e imagem. O Brasil dá um passo importante e será referência para outros países com a implantação da TV do futuro”, afirmou o ministro.
Frederico de Siqueira Filho também falou sobre a expansão do 5G. Mais de 1.300 cidades, incluindo todas as capitais, contam com a tecnologia. O 4G está presente em todos os 5.570 municípios, beneficiando 1,7 milhão de pessoas. O ministério tem 1.355 distritos rurais mapeados para serem atendidos em breve.
Não há como falar de inclusão digital sem citar as escolas e o acesso dos alunos à internet. Sobre esse tema, o ministro das Comunicações destacou que mais de 96 mil unidades de ensino da rede pública já estão conectadas, atingindo quase 70% do total nacional. A meta é levar acesso a todas as 138 mil existentes no Brasil até o fim de 2026.
Outra ação importante listada por Frederico de Siqueira Filho são as Infovias do Norte Conectado. Ao todo, 13,2 mil km de fibra óptica estão sendo lançados nos rios da Amazônia para levar internet a regiões de difícil acesso.
Para chegar a lugares onde só o rádio chega, especialmente no interior dos estados, o Ministério das Comunicações registrou aumento de 245% nas outorgas (comparação 2023–2025 x 2019–2021). Também promoveu novas licitações de rádio e TV, que não ocorriam havia mais de 15 anos, e distribuiu cinco milhões de antenas parabólicas digitais para famílias de baixa renda.
Frederico de Siqueira Filho afirmou que todos os esforços do Ministério das Comunicações estão concentrados na universalização da conectividade, na inclusão digital e na aceleração da transformação digital no Brasil.
Sobre o LIDE
Fundado em 2011, no Recife (PE), o LIDE Pernambuco reúne empresas de diferentes origens e setores, incluindo organizações regionais, nacionais e internacionais, além de entidades empresariais de estados vizinhos.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628