Notícias
Inclusão Digital
Organizações de atenção a pessoas com HIV são beneficiadas pelo Computadores para Inclusão com a entrega de 30 equipamentos
Foto: Divulgação/Mcom
m alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV/AIDS, o Ministério das Comunicações fez a doação de 30 computadores a quatro instituições que atuam com esse público em Brasília e São Paulo. A entrega foi feita no âmbito do programa Computadores para Inclusão.
“Essa iniciativa se alinha ao compromisso do Ministério das Comunicações com a inclusão digital como ferramenta de promoção da dignidade humana, enfrentamento às desigualdades e apoio a grupos em situação de vulnerabilidade social. Ao contemplar organizações que atuam com pessoas vivendo com HIV, o Ministério reforça a perspectiva de direitos, acolhimento e cidadania que orienta o Dezembro Vermelho”, destaca o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Um dos contemplados em Brasília foi o Instituto Vida Positiva, que recebeu cinco computadores que ajudarão tanto na parte administrativa quanto servirão como instrumentos para cursos que serão oferecidos aos assistidos a partir de fevereiro de 2026.

- Vick Tavares - Instituto Vidas Positivas
“Hoje eu estou em um dia muito feliz, recebendo do MCom computadores que vão adiantar muito o nosso trabalho. Os jovens da nossa casa precisam entrar no mercado de trabalho e, para isso, precisam de qualificação, e esses computadores vão fazer toda a diferença”, celebrou a presidente do Instituto, Vick Tavares.
A entidade, além de assistir jovens com HIV, também atende pessoas em situação de vulnerabilidade, ofertando refeições e cestas básicas. Segundo a instituição, com os computadores também será possível ajudá-las a acessar benefícios que só são possíveis por meio da internet, como o cadastro em programas sociais.
Também em Brasília, a Associação Grupo de Apoio aos Soropositivos – GAS DF foi beneficiada com cinco computadores. A organização atua com prevenção, promoção da saúde e combate ao estigma, por meio de atividades como palestras, capacitações e articulação com a rede de saúde pública e social para garantir direitos e qualidade de vida.
Vinte equipamentos para São Paulo
Outros 20 computadores foram entregues ao Grupo Pela Vidda e ao Instituto Cultural e Social Eu Sou do Axé-SP. Eles irão contribuir para monitorar atendimentos, ampliar a comunicação com o público atendido, apoiar a implementação de atividades educativas e de formação e fortalecer a governança das entidades, contribuindo para a elaboração de projetos, prestação de contas e captação de recursos.
“Esse laboratório representa muito mais do que esses computadores. Ele é um reconhecimento de todo esse trabalho de vocês. E que não só computadores, mas que outras políticas cheguem até aqui”, observou a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, que fez a entrega dos equipamentos ao Grupo Pela Vidda.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Ludymilla Chagas, destacou a importância de se olhar para os recortes sociais quando se fala em inclusão digital, visto que ela é, também, inclusão social.
“Que esses computadores sejam não somente a garantia de um sonho, mas de um bom emprego, de uma faculdade, de uma diversão. Não tem como pensar transformação digital se não for a partir de várias mãos, várias cores, várias religiões”, disse.
O coordenador de projetos do grupo, Allan Bastos, agradeceu a doação e elogiou a rapidez com que foi atendido. “Entrei em contato, fiz a solicitação e logo o MCom nos respondeu, abraçou a ideia, e isso nos deixa felizes, pois o trabalho diário na causa é difícil, mas coisas assim nos fazem ver que vale a pena”, frisou.
Programa
O Programa Computadores para Inclusão tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas, e para o descarte correto de resíduos eletrônicos.
Ao longo de todo o programa, quase 67 mil computadores já foram doados a 1,3 mil municípios. Somente em 2025, foram quase 11 mil equipamentos doados.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628