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PNID

Ministério das Comunicações abre vagas remanescentes para contribuir com o Plano Nacional de Inclusão Digital

Prazo de inscrição para preencher vagas de câmaras temáticas vai até a próxima terça-feira, dia 26 de agosto
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Publicado em 22/08/2025 16h20 Atualizado em 22/08/2025 16h47
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Foto: Shizuo Alves/MCom

O Ministério das Comunicações lançou uma nova abertura de inscrição para escolher entidades da sociedade civil que irão integrar as Câmaras Temáticas do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável pela construção do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em reduzir as desigualdades digitais no país.

As inscrições vão até terça-feira, 26 de agosto, e devem ser feitas pelo e-mail: gti.pnid@mcom.gov.br.

Para participar, a entidade precisa ter CNPJ ativo e regular, atuar em pelo menos três estados brasileiros, ter no mínimo dois anos de existência legal e apresentar histórico relevante em inclusão digital, que será considerado na escolha pela comissão formada por representantes do Ministério das Comunicações e da Casa Civil da Presidência da República.

As vagas a serem preenchidas são:

Câmara Temática de Demanda – duas vagas para sociedade civil produtiva (PMS Telecom, PPP Telecom, empresas de internet e indústria nacional de hardware e software).

Câmara Temática de Oferta – duas vagas para Organizações da Sociedade Civil (OSC) e duas vagas para sociedade civil produtiva (PMS Telecom, PPP Telecom, empresas de internet e indústria nacional de hardware e software).

O resultado das vagas remanescentes será divulgado no dia 27 de agosto. A posse de todos os membros das câmaras temáticas e a primeira reunião oficial com o GTI acontecem no dia 1º de setembro. A iniciativa do Governo Federal de criar o Plano Nacional de Inclusão Digital surge da preocupação em combater todas as desigualdades digitais existentes no Brasil.

Documentação exigida:
Comprovante de CNPJ ativo e regular;
Relatório de atividades institucionais dos últimos 2 anos;
Carta de motivação, indicando o eixo temático escolhido e a justificativa da candidatura;
Carta de indicação da entidade, com nome completo e contatos da pessoa titular e suplente;
Comprovação de atuação em temas correlatos ao eixo escolhido (materiais institucionais, projetos, parcerias etc.).

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
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