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CONECTABR

Blitz da Telefonia Móvel chega em Cuiabá: “compromisso é melhorar o serviço prestado à comunidade”, diz ministro

A iniciativa integra programa para ampliar a cobertura e o acesso com qualidade à telefonia e internet, além de sanar problemas na prestação do serviço e alcançar regiões que não possuem atendimento das operadoras.
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Publicado em 05/12/2023 13h05 Atualizado em 05/12/2023 13h25
Blitz Cuiaba.jpeg

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

O Ministério das Comunicações (MCom) realizou, nesta terça-feira (5/12), a segunda Blitz da Telefonia Móvel, em Cuiabá (MT). Ao lado da equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes das operadoras, o ministro Juscelino Filho visitou regiões com maior número de reclamações quanto ao sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G oferecidos pelas operadoras Claro, Tim e Vivo.

"Nos domicílios brasileiros, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet, representando 99,5% dos acessos. Por isso é indispensável que o serviço de telefonia móvel chegue com qualidade a todos os brasileiros", indicou o ministro. Ele ainda lembrou que está previsto ainda a criação de um “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, que possibilitará para a população acesso à informação acerca da melhor operadora em sua cidade, estado e país.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel para ampliar a cobertura e o acesso com qualidade à telefonia e internet, além de sanar problemas na prestação do serviço e alcançar regiões que não possuem atendimento das operadoras.

Anatel realiza medição de velocidade da banda larga móvel
Anatel realiza medição de velocidade da banda larga móvel
Operação realizada na capital mato-grossense

A Blitz feita em Cuiabá começou o monitoramento pelo bairro da Grande CPA e, em seguida, visitou o bairro do Tijucal. Uma viatura da Anatel acompanhou toda a ação. A partir do diagnóstico, a Agência vai elaborar um relatório e encaminhar à Secretaria de Telecomunicações (Setel/MCom) para que os problemas sejam solucionados. Ao todo, a Blitz monitorou, com a ajuda de equipamentos de alta performance para medição do sinal e taxa de download, 19 regiões de Cuiabá, sendo uma parte delas indicadas pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso e outras em razão de reclamações de usuários recebidas pela Anatel.

O secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, ressaltou a eficácia da Blitz para manter o padrão de qualidade do serviço das operadoras. "O efeito dessa política pública é garantir ao consumidor o cumprimento do contrato com a empresa onde quer que ele se encontre", explicou Martinhão.

"A ideia desse trabalho é justamente conseguir fazer um diagnóstico melhor desses problemas, fazer um pente fino in loco para ter uma visão real do que está ocorrendo para, então, notificarmos as operadoras", reforçou o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Barros Tercius. Ele também apontou que depois de um período uma equipe da Agência deve retornar aos locais onde a Blitz passa para verificar se as correções foram realizadas.

Leia mais: MCom lança diretrizes nacionais para melhoria da cobertura de banda larga móvel

Entenda o Programa

O setor de telefonia ganhou diretrizes para ampliar a cobertura e o acesso à banda larga móvel em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel - “ConectaBR”, lançado em 21 de outubro.

De acordo com a portaria do ConectaBR, o índice atual de 80% de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados passa a ser de 95%. O novo indicador será verificado após a implementação das metas determinadas no programa. O ConectaBR exige solução para as falhas de conexão e baixos índices de desempenho, além de prever sanções após prazos que serão definidos pela Anatel.

Comunicações e Transparência Pública
Tags: Mato GrossoBlitz Telefonia MóvelBanda LargaInternet
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