Wi-Fi Brasil

Wi-Fi Brasil

Saiba tudo sobe o Wi-Fi Brasil, o serviço que oferece conexão gratuita à internet em banda larga por satélite e via terrestre à população.

O que é?

Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras.

O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC's.

Modalidades

Há duas modalidades no programa Wi-Fi Brasil:

Wi-Fi Brasil (GESAC - Ponto de Internet): instalado em locais específicos como instituições públicas, escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros;

Wi-Fi Brasil (Livre - Inclui roteador Wi-Fi): instalado normalmente em praças públicas com acesso livre e gratuito ao público em geral.

Observações: O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadora de serviço de internet. Os pontos de conexão Wi-Fi Brasil Livre são instalados em locais em que inexista oferta adequada de acesso à internet em banda larga.


Números

17 mil pontos instalados
+11 mil escolas atendidas
+700 unidades de saúde
+470 aldeias indígenas

Onde tem Wi-Fi Brasil?

Atualmente o programa conta com mais de 17 mil pontos em funcionamento, instalados em:

Escolas, Unidades de Saúde, Unidades de Segurança e unidades de serviço público localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico;

Entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital;

Aldeias Indígenas e Comunidades Quilombolas;

Localidades onde inexista oferta adequada de acesso à internet em banda larga, identificadas pelo MCom.

Havendo disponibilidade contratual e aprovação da área técnica, a solicitação é feita à contratada em até 20 dias, sendo que ela tem até 60 dias para realizar o serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão.

Nossas Entregas

Notícias

Acesse os dados do programa Wi-Fi Brasil

Saiba mais

Unidade técnica responsável 

Departamento de Projetos de Infraestrutura 
(61) 2027- 6403 

BI (dados)

Acesse aqui: BI do Wi-Fi Brasil

Baixe os dados:
Março 01/04/2022 a 08/04/2022. 

Sobre o FAT

A iniciativa não recebe financiamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Renúncia de Receitas

A ação não resulta em renúncias de receitas

Legislação 

·         Portaria nº 2.460, de 23 de abril de 2021.

Que aprova a norma Geral do Programa de Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão - GESAC.

Atendimento 

·    Para problemas relacionados a conexão, ligue no 0800-880-7000 ou fale conosco pelo e-mail: .