Cadastro Base de Endereço (CEP)

Ministério da Economia – Secretaria de Governo Digital (ME/SGD)

Versão 1.0 - 01/10/2020

O Cadastro Base de Endereço foi instituído pela Resolução nº 05 de 12 de janeiro de 2021 do CCGD (Comitê Central de Governança de Dados), e define um conjunto mínimo de dados para identificação de um endereço. Para a instituição deste cadastro em específico foi celebrado um acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que são os atuais gestores dos dados.

A API do Cadastro Base de Endereço proporciona a interoperabilidade e a integração no uso do conjunto mínimo de dados de endereço, que atualmente conta com dados vinculados ao CEP, visando facilitar o acesso ao conjunto de dados necessário pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional e demais Poderes da União, bem como integrantes da Rede Gov.br e demais interessados em suas iniciativas para um Governo 100% integrado, sendo mais um instrumento para impulsionar a transformação digital no Estado brasileiro.

 

Qual o Impacto desta API?

O Impacto estimado da Interoperabilidade deste serviço público é de R$ 3,61.

Para maiores informações sobre a metodologia de Cálculo de Impacto da Interoperabilidade, acesse:  https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/calculadora-de-impacto

 

O que é uma API?

API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações. As interfaces de programação de aplicativos (APIs) são conjuntos de ferramentas, definições e protocolos para a criação de aplicações de software. APIs conectam soluções e serviços, sem a necessidade de saber como esses elementos foram implementados.

Swagger

TECNOLOGIAS

application/json 

TAGS

#CadastroReferência
#CREndereço
#CEP

DISPONIBILIDADE

24 horas por 7 dias

CONTROLE DE ACESSO

OAuth 

Hospedagem

Serpro