Calculadora de Economia com Interoperabilidade

Publicado em 28/10/2020 18h29 Atualizado em 16/06/2021 17h08

Você já sabe que a integração automática de dados do governo simplifica o serviço público, pois o cidadão não perde tempo reapresentando as informações que o governo já possui. O governo também se torna mais eficiente, pois não precisa conferir manualmente todas as informações, diminuindo os erros e as fraudes.

Mas quanto, em reais, a sociedade e o governo estão economizando por meio dessas integrações?

A Calculadora de Economia com Interoperabilidade tem o objetivo de estimar em termos monetários essa economia. É uma ferramenta elaborada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para calcular os impactos econômicos das ações de interoperabilidade.

Como a calculadora funciona?

Para estimar a economia foram identificadas quais as tarefas, dos cidadãos e dos agentes públicos, foram eliminadas em função da integração de dados promovida em um serviço específico.  Para cada tarefa eliminada foi estimado o tempo  economizado. Esse tempo foi então monetizado com base no valor de remuneração dos agentes públicos e da renda média dos usuários do serviço. Por fim, multiplicado pelo volume anual de atendimentos que se beneficiaram da integração.

Quando é possível identificar e mensurar a redução de erros e de fraudes, esses valores também são somados e computados na economia gerada.

Em resumo:

formula_economia_cambria_2.png

Para estimar o tempo médio gasto na execução das tarefas eliminadas, foi desenvolvida uma pesquisa por meio de um simulador on-line.  Foram criados dois formulários eletrônicos para a simulação, sendo um com tarefas voltadas ao cidadão e outro com tarefas voltadas ao agente público.  O tempo de realização das tarefas foi registrado automaticamente e cerca de 250 pessoas participaram da simulação.

Vejam os resultados na tabela abaixo:

Tempo médio economizado com a eliminação das tarefas
Tarefas do cidadão Tempo médio economizado conforme a pesquisa
Digitação de campos de formulários 11 segundos por campo
Busca de informação/documentos em casa 1 min e 39 segundos por documento
Busca de informação/documentos na internet 2 min e 48 segundos por documento
Busca de informação/documentos presencial em algum órgão*  90 minutos 
Apresentação de documentos (upload) 1 min e 54 segundos por documento
Tarefas do governo Tempo médio economizado conforme a pesquisa
Conferência de campos de formulários 8 segundos por campo
Validação de Certidão 5 min e 19 segundos por documento

*O tempo gasto para atendimento presencial já havia, anteriormente, sido estimado em 90 minutos no projeto de digitalização dos serviços públicos.

A ferramenta pode ser utilizada nos processos de justificativa de contratação ou de projetos de interoperabilidade.

É importante ressaltar que a calculadora atual não é exaustiva e que futuramente, caso haja necessidade, novos elementos poderão ser inseridos na metodologia.