UFT e UFRR abrem inscrições para curso de educação inclusiva
Ao todo, 50 instituições de ensino superior vão ofertar inicialmente 250 mil vagas para formação de 120 horas pela UAB

Mais duas instituições de ensino superior abriram as inscrições para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: as Universidades Federais do Tocantins (UFT) e Roraima (UFRR). Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da educação básica. Os interessados têm até o dia 15 de novembro para se inscreverem.
As inscrições também já estão abertas em mais dez instituições: Universidades Estadual (UEMA) e Federal (UFMA) do Maranhão, Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Bahia (UFBA), Universidades Estadual (UPE) e Federal (UFPE) de Pernambuco, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e Maringá (UEM). Todas as informações sobre prazo e documentos necessários podem ser acessadas nos links abaixo.
Em todo País, 50 instituições de ensino superior já aderiram ao curso e vão oferecer, inicialmente, 250 mil vagas. A relação das participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da CAPES.

Serão ofertadas, ao todo, 1.250.000 vagas. A formação ocorrerá por meio da UAB e terá carga horária de 120 horas. A realização da formação é uma iniciativa da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
Links dos sites da IES para fazer inscrição:
UFRR: UFRR abre inscrições para curso de Educação Especial Inclusiva a distância
UFT: Edital de Inscrição para Alunos Curso de Extensão UAB em Educação Especial - 2024 (uft.edu.br)
UPE e UFPE: https://www.ufpe.br/ead/editais
Unesp:https://edutec.unesp.br/processo_seletivo/index.php/processoSeletivo/visualizacaoCandidato?psid=56
UFRB:https://www2.ufrb.edu.br/ead/component/chronoforms5/?chronoform=ver-prosel&id=1219
UEPG e UEM: https://ead.uepg.br/site/educacao_inclusiva
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES