Notícias
AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
CAPES publica calendário com atividades da Avaliação em 2026
O ano de 2026 marca uma transição entre ciclos avaliativos. Divulgado pela CAPES/MEC na Portaria nº 15/2026, o calendário da Avaliação traz o cronograma das etapas finais da Avaliação Quadrienal 2021-2024, as datas da coleta de dados relativos a 2025, fase referente ao quadriênio 2025-2028, de alterações nos programas de pós-graduação stricto sensu e de submissão de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI).
Em 12 de janeiro, foram divulgados os resultados parciais da Avaliação 2021-2024 na Plataforma Sucupira, com as notas de mais de 4,5 mil programas de pós-graduação. Ao longo deste primeiro semestre, haverá tempo para pedidos de reconsideração, análise pelas coordenações de área, atividades de relatoria e deliberação pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A publicação do resultado final está prevista para até 29 de maio.
Mudanças de nomenclatura, de área de avaliação, de modalidade de programa (acadêmico ou profissional) ou ensino (presencial ou a distância), inclusão e exclusão de instituições associadas, fusão e migração de programas são etapas que se sucedem ao longo do ano e chegam a adentrar 2027. Haverá, ainda, análise de mérito dos PCI apresentados anteriormente e submissão de novos projetos entre agosto e dezembro.
A Avaliação Quadrienal é uma política pública de Estado. O sistema de avaliação, coordenado pela CAPES, serve como uma ferramenta de supervisão para garantir a qualidade da pós-graduação brasileira desde 1976. O processo é conduzido com análise dos pares, debate sobre os critérios e atualização dos mesmos pela comunidade acadêmico-científica a cada ciclo.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
