Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES divulga resultado de Programa de pesquisa colaborativa com a Alemanha
A CAPES divulgou , na terça-feira, 17 de dezembro, o resultado final da seleção do Edital nº 33/2023 referente ao Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC), realizado em parceria com a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG). Ao todo, sete projetos foram aprovados: um na área do Direito e seis em Tecnologia de Produção e Manufatura.
Os selecionados deverão realizar o Aceite da implementação do benefício do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios, o que inclui o preenchimento de informações e o encaminhamento para a assinatura do dirigente máximo da Instituição de Ensino Superior. Além disso, os pesquisadores precisarão enviar o Termo de Outorga e o Aceite de Projeto devidamente assinado. Após 60 dias, as atividades terão início.
O PIPC aprofunda a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães e amplia a colaboração entre pesquisadores e educadores dos dois países. Além disso, fomenta a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e incentiva a criação de redes de pesquisa.
Sobre o Programa
O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, da formação e da ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países. O Programa ainda apoia projetos conjuntos para a criação de redes de pesquisa.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
