Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES assina acordo inédito com universidade dos EUA
A CAPES assinou um acordo inédito com uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos. A iniciativa vai apoiar cinco projetos de pesquisas a serem desenvolvidos em conjunto pela Universidade de Purdue, na Indiana, e instituições brasileiras com programas de pós-graduação.
A parceria foi firmada na quarta-feira, 17 de dezembro, em evento virtual, pela presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, e pelo vice-presidente de Parcerias, Dimitrios Peroulis e pelo vice-presidente de Serviços e Programas, Ken Sandel, ambos da Universidade de Purdue. Para cada projeto, com duração de quatro anos, serão concedidas duas bolsas de doutorado-sanduíche e uma bolsa de pós-doutorado. A seleção será feita por meio de edital a partir de 2026.
Pelo acordo, que tem validade de dez anos, haverá intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes dos dois países. “Pela primeira vez estamos firmando parceria, por meio de projeto conjunto de pesquisa, com uma instituição dos Estados Unidos, o que incentivará a produção científica e a consolidação de uma rede de pesquisa internacional com aquele país”, destaca Denise Pires de Carvalho.
As pesquisas envolverão dez temas como agricultura digital, ciência do solo, restauração e conservação florestal, e inteligência artificial. “As áreas refletem prioridades nacionais e capacidades de excelência da Universidade de Purdue”, comenta Helena Albuquerque, coordenadora-geral de Programas de Cooperação Internacional da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação.
Também participou da solenidade de assinatura pela diretoria a coordenadora-geral de Monitoramento de Resultados e Planejamento, Idê Talhavini. Pela Universidade de Purdue, a solenidade virtual teve a presença de Heidi Arola, vice-presidente assistente e diretora sênior de Relações Internacionais.
Atualmente, está em andamento o Programa CAPES- Purdue de Doutorado Pleno em Agricultura. A diferença é que essa ação não envolve a participação de instituições brasileiras. A seleção dos bolsistas é feita de forma individual e independe do vínculo do candidato com um programa de pós-graduação.
Fundada em 1869, a Universidade de Purdue tem 13 faculdades e 70 programas de pós-graduação. A área de Agricultura está entre as líderes mundiais em Ciências Agrárias, Recursos Naturais, Alimentos e Biologia. A instituição é a 37ª mais procurada pelos bolsistas da CAPES fora do País e já recebeu 208 pesquisadores brasileiros por meio da agência federal em ações como o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
