Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
CAPES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Prêmio CAPES Futuras Cientistas
      • Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN)
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Painel de Monitoramento e Indicadores
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Corregedoria
      • Atos normativos
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Governança
      • Seleção Organismo Internacional
      • Outras Ações
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Conselhos e órgãos colegiados
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
      • Relatório bimestral de pagamentos
      • Dados de Emenda de Relator-Geral na LOA
      • Receita Pública
      • Renuncia de Receitas
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
      • Termos de fomento
      • Dispensa de licitação
      • Inexigibilidade de licitação
      • Inexigibilidade de licitação - Portal de Periódicos
      • Concorrências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – CAPES
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – Portal dos Periódicos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Concursos Públicos CAPES
      • Quantitativo de Estagiários
      • Edital seleção
      • Ingresso de novos servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Modelo de formulários
      • Plataforma Fala.BR
      • Relatórios Anuais da Autoridade de Monitoramento da LAI
      • A Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Editais de chamamento público
      • Fluxo
      • Painel LAI
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • AUXPE, Prestação de Contas e Cobranças Administrativas
      • Outros assuntos da CAPES
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Agenda de Autoridades
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo GOV.BR
      • Pesquisa Pública
      • Peticionamento Eletrônico
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
      • GeoCAPES
      • Conferências
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Manual Cartão Pesquisador
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Sobre a LGPD
      • Glossário
      • Direito dos Titulares
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canais de Comunicação
      • Avisos de Privacidade e Termos de Uso
      • Política de Cookies
      • Termo de Uso de APP Bolsistas CAPES
      • Termo Uso e Politica Privacidade App EDUCAPES
      • Termo Uso e Politica de Privacidade App Pesquisador
      • Termo Uso e Politica Privacidade App SISUAB
      • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
    • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
    • Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
    • Publicações
      • InfoCAPES
      • Revista CAPES em Foco
      • Impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
      • Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior
    • PodCAPES
    • CAPES 72 anos
    • CAPES 70 anos
    • Portal de Periódicos
      • 2025
      • 2024
    • Produtos digitais da CAPES
    • Memória da Avaliação
    • COP 30
  • Centrais de Atendimento
    • Comunicação
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Ações e Programas Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil Mais Sobre o Sistema UAB Cursos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Info

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

O curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC, que em parceria com a CAPES, organizaram o curso de Extensão que visa desenvolver a formação de professores da Educação Básica, com o intuito de qualificar as práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. O desenho pedagógico do curso contou com a participação de especialistas da respectiva área e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

O curso será executado em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil-UAB, utilizando-se de toda a competência e capacidade de oferta de formação já estabelecida no sistema UAB.

Será ofertado na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, apresentando carga horária de 120 horas, distribuídas entre quatro módulos:

  • Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
  • Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
  • Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.  

Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, assim como com as pesquisas e os estudos científicos que orientam a inclusão do público da educação especial nos sistemas de ensino comum.  

As inscrições iniciaram a partir de 21 de outubro, com oferta inicial de 250 mil vagas. No mês de dezembro haverá uma cerimônia de lançamento do curso, a ser realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, e as aulas terão início em março de 2025.  

1- Instituições Participantes

2- Como se inscrever

3- Saiba Mais,

4 - Materiais

5 - Contato

1- Instituições Participantes


Instituições convidadasRegiãoUFSeleção
UFRR – Universidade Federal de RoraimaNORTERRUFRR abre inscrições para curso de Educação Especial Inclusiva a distância
UFOPA – Universidade Federal do Oeste do ParáNORTEPAhttps://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/aberta-inscricao-para-o-curso-de-educacao-especial-na-perspectiva-inclusiva/#:~:text=O%20curso%20tem%20dura%C3%A7%C3%A3o%20de,Inscreva%2Dse%20AQUI
UFT – Universidade Federal do TocantinsNORTETOhttps://www.uft.edu.br/ead/ingresso-de-alunos/copy_of_processo-seletivo-para-aluno-de-curso-de-extensao-educacao-especial-uab-2024
UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroSUDESTERJ

https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/?fbclid=IwY2xjawG68gtleHRuA2FlbQIxMQABHazKM0JiUCBr5w6K5Mfh1iPqpgUuNsQxXd_x76GJrTuzofZXAj5xNvUVlQ_aem_wT3FhLsvUUJUe9gj74hTAQ

UFOP - Universidade Federal de Ouro PretoSUDESTEMGhttps://cead.ufop.br/index.php/38-editais-publicados/2252-edital-11-2024-processo-seletivo-selecao-simplificada-para-estudantes-participarem-do-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-convenio-ufop-e-uab-no-cead
UFMG – Universidade Federal de Minas GeraisSUDESTEMGhttps://www.ufmg.br/dedd/edital-2734-2024/
UERJ – Universidade do Estado do Rio de JaneiroSUDESTERJ

https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/?fbclid=IwY2xjawG68gtleHRuA2FlbQIxMQABHazKM0JiUCBr5w6K5Mfh1iPqpgUuNsQxXd_x76GJrTuzofZXAj5xNvUVlQ_aem_wT3FhLsvUUJUe9gj74hTAQ

UFPel - Universidade Federal de Pelotas

SULRS

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2025/02/17/curso-de-extensao-em-educacao-inclusiva-recebe-inscricoes/

UFMS – Universidade Federal de Santa MariaSULRS

https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/128-edital-educacao-inclusiva-2024

UNIFESSPA – Universidade Federal Do Sul e Sudoeste do ParáNORTEPA

https://editais.unifesspa.edu.br/edital-uab-unifesspa-5-processo-seletivo-–-cursista-do-curso-de-extensão-em-educação-especial-na

UFPA – Universidade Federal do ParáNORTEPAhttps://aedi.ufpa.br/index.php/ver-mais/682-inscricoes-abertas-processo-seletivo-para-discentes-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-modalidade-ead
UEPA – Universidade do Estado do ParáNORTEPAhttps://prosel.uepa.br/extencaoeducacaoespecialuab/
UNIFAP – Universidade Federal do AmapáNORTEAP
UNIR – Universidade Federal de RondôniaNORTERO
UFPI - Universidade do PiauíNORDESTE PI

https://cead.ufpi.br/index.php/editais-cead/edital-44-2024-cead-ufpi-selecao-de-estudantes-curso-de-extensao-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva

UFPB – Universidade Federal da ParaíbaNORDESTEPBhttps://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/103/
UFMA – Universidade Federal do MaranhãoNORDESTEMAhttps://portalpadrao.ufma.br/dted/editais/edital-ndeg16-2024-abertura-das-inscricoes-para-o-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-no-ambito-do-programa-uab
UECE - Universidade Estadual do CearáNORDESTECEhttps://www.uece.br/sate/wp-content/uploads/sites/58/2024/11/CP94.24_Edital.pdf
UVA – Universidade Estadual Vale do AcaraúNORDESTECE

https://bit.ly/educacaoinclusiva-uva

UPE – Universidade de PernambucoNORDESTEPEhttps://www.ufpe.br/ead/editais
UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do NorteNORDESTERNhttps://sedis.ufrn.br/editais/edital-conjunto-01-2024-ufrn-uern-processo-de-selecao-para-o-ingresso-de-discentes-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/
UFPE – Universidade Federal de PernambucoNORDESTEPEhttps://www.ufpe.br/ead/editais
IFBA – Instituto Federal da BahiaNORDESTEBA

https://portal.ifba.edu.br/menu-de-apoio/processos-seletivos/bolsistas/2024/ead-uab/ead-uab

IFSERTÃO – Instituto Federal do Sertão de PernambucoNORDESTEPE

https://ifsertaope.edu.br/ead/editais/edital-no-98-2024-processo-seletivo-de-discentes-para-ingresso-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/

UFBA – Universidade Federal da BahiaNORDESTEBAhttps://sead.ufba.br/editais/23-2024-sead-uab-processo-seletivo-para-estudantes-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na
UEPB – Universidade Estadual da ParaíbaNORDESTEPAhttps://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/103/
UNB – Universidade de BrasíliaCENTRO-OESTEDFhttps://cead.unb.br/editais/processo-seletivo-simplificado-para-admissao-de-discentes-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-no-ambito-da-universidade-aberta-do-brasil-uab/?perpage=12&order=DESC&orderby=meta_value&metakey=8437&metatype=DATETIME&pos=0&source_list=collection&ref=/editais/%3Fview_mode%3Dtable%26perpage%3D12%26paged%3D1%26order%3DDESC%26orderby%3Dmeta_value%26metakey%3D8437%26metatype%3DDATETIME%26fetch_only_meta%3D8460%252C11323%252C11286%252C8557%252C11312%252C8431%252C11326%252C11329%252C8437%252C11319%26fetch_only%3D
UFMT – Universidade Federal do Mato GrossoCENTRO-OESTEMT
UNEMAT – Universidade do Estado do Mato GrossoCENTRO-OESTEMThttps://dead.unemat.br/portal/Seletivo/166/edital-n-182024-proegdead-processo-seletivo-simplificado-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-modalidade-a-distancia/
IFG – Instituto Federal de GoiásCENTRO-OESTEGOhttp://selecao.ifg.edu.br/site/selecao2.php?codigo=2516&situacao=A&tipo=ead
IFES – Instituto Federal do Espírito SantoSUDESTEEShttps://cefor.ifes.edu.br/index.php/processo-seletivo/alunos/17503-edital-n-128-2024-curso-fic-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-especial-inclusiva
UNIFAL - 

Universidade Federal de Alfenas

SUDESTE

MGhttps://www.unifal-mg.edu.br/extensao/editais-internos/
UFU – Universidade Federal de UberlândiaSUDESTEMGhttps://cead.ufu.br/noticia/2025/01/curso-aperfeicoamento-educacao-especial-perspectiva-educacao-inclusiva
UNESP – Universidade Estadual PaulistaSUDESTESPhttps://edutec.unesp.br/processo_seletivo/index.php/processoSeletivo/visualizacaoCandidato?psid=56
UFSJ - Universidade Federal de São João Del-ReiSUDESTEMGhttps://nead.ufsj.edu.br/portal/noticias/1808-edital-n-32-2024-nead-ufsj
UNIFAL – Universidade Federal de AlfenasSUDESTEMG
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroSUDESTERJ

https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/?fbclid=IwY2xjawG68gtleHRuA2FlbQIxMQABHazKM0JiUCBr5w6K5Mfh1iPqpgUuNsQxXd_x76GJrTuzofZXAj5xNvUVlQ_aem_wT3FhLsvUUJUe9gj74hTAQ

UNIPAMPA – Universidade Federal do PampaSULRS

https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/128-edital-educacao-inclusiva-2024

UEPG – Universidade Estadual de Ponta GrossaSULPRhttps://ead.uepg.br/site/educacao_inclusiva
UDESC – Universidade do Estado de Santa CatarinaSULSChttps://www.udesc.br/cead/noticia/udesc_abre_inscricoes_em_dois_cursos_ead_para_professores_e_gestores_da_educacao
UEM – Universidade Estadual de MaringáSULPRhttps://ead.uepg.br/site/educacao_inclusiva
FURG – Universidade Federal do Rio GrandeSULRS

https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/128-edital-educacao-inclusiva-2024

UEMA – Universidade Estadual do maranhãoNORDESTEMAhttps://uemanet.uema.br/blog/2024/10/23/edital-no-26-2024-uema-uemanet-selecao-simplificada-para-ingresso-ao-curso-de-aperfeicoamento-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-na-modalidade-a-distancia-da-univers/
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do NorteNORDESTERNhttps://sedis.ufrn.br/editais/edital-conjunto-01-2024-ufrn-uern-processo-de-selecao-para-o-ingresso-de-discentes-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da BahiaNORDESTEBAhttps://www2.ufrb.edu.br/ead/component/chronoforms5/?chronoform=ver-prosel&id=1219


2- Como se inscrever

Os processos seletivos respeitarão os modelos próprios de cada instituição ofertante, contando com número mínimo de 5.000 vagas a serem ofertadas em cada unidade, observando o lançamento de editais próprios para a oferta deste curso. Os candidatos deverão ser capazes de comprovar os requisitos apresentados nos editais de seleção, assim, poderão acessar as páginas dos processos seletivos e realizar suas inscrições de forma gratuita.

3- Saiba Mais

O que é

O curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é um curso de Extensão, que foi desenvolvido pela parceria da SECADI/MEC, que juntamente com a CAPES promoveram a concepção e elaboração do curso que visa atender à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva(PNEEPEI).

https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/institucionais/pneepei.pdf

MEC - https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/abertas-inscricoes-para-curso-de-educacao-inclusiva

O que pretende

Oferecer ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade do trabalho do professor no dia a dia da sala de aula, promovendo o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o conhecimento sobre Educação Inclusiva, unindo a teoria e a prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Além disso, aborda aspectos políticos e legais, de participação social e direitos humanos, acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.  

A quem se destina

Primordialmente à formação de professores(as) da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns, para que possam desenvolver concepções e práticas pedagógicas alinhadas com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo assim ao coletivo e às singularidades dos estudantes.

Como funciona

O curso será desenvolvido por meio de acesso a plataforma própria, desenvolvida pela parceria com o LabTIME, da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da qual serão disponibilizados os materiais a serem utilizados e na qual também serão realizadas as aulas. As Instituições ofertantes serão responsáveis pelos processos seletivos dos alunos, bem como pela disponibilização de equipe de suporte que será responsável pela assistência aos alunos tanto na parte administrativa quanto no desenvolvimento pedagógico do curso. Além da plataforma com as aulas, os alunos contarão com o auxílio de tutores para o acompanhamento do desenvolvimento das disciplinas e tarefas.

O curso apresenta 4 módulos nos quais haverá a disponibilização de materiais de leitura, a realização de atividades interativas com mediação dos tutores, estudos de casos, apresentação experiências e estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos. 

Ao todo, cinquenta instituições de ensino superior serão responsáveis pela oferta do formação e pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas, que chegarão a 1,25 milhão, distribuídas em ofertas de fluxo contínuo.

4- Materiais

  • Materiais de apoio:

    • Logomarca
    • Projeto Pedagógico 
    • Conheça a UAB
  • MMateriais complementares

    • EduCAPES

5- Contato

Perfis :

  • Candidatos: Devem acessar as páginas das instituições ofertantes;
  • Instituições de Ensino : educacaoinclusiva.uab@capes.gov.br;
  • Secretarias de Educação : cgpee@mec.gov.br 
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Prêmio CAPES Futuras Cientistas
      • Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN)
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Painel de Monitoramento e Indicadores
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Corregedoria
      • Atos normativos
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Governança
      • Seleção Organismo Internacional
      • Outras Ações
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Conselhos e órgãos colegiados
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
      • Relatório bimestral de pagamentos
      • Dados de Emenda de Relator-Geral na LOA
      • Receita Pública
      • Renuncia de Receitas
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
      • Termos de fomento
      • Dispensa de licitação
      • Inexigibilidade de licitação
      • Inexigibilidade de licitação - Portal de Periódicos
      • Concorrências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – CAPES
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – Portal dos Periódicos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Concursos Públicos CAPES
      • Quantitativo de Estagiários
      • Edital seleção
      • Ingresso de novos servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Modelo de formulários
      • Plataforma Fala.BR
      • Relatórios Anuais da Autoridade de Monitoramento da LAI
      • A Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Editais de chamamento público
      • Fluxo
      • Painel LAI
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • AUXPE, Prestação de Contas e Cobranças Administrativas
      • Outros assuntos da CAPES
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Agenda de Autoridades
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo GOV.BR
      • Pesquisa Pública
      • Peticionamento Eletrônico
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
      • GeoCAPES
      • Conferências
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Manual Cartão Pesquisador
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Sobre a LGPD
      • Glossário
      • Direito dos Titulares
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canais de Comunicação
      • Avisos de Privacidade e Termos de Uso
      • Política de Cookies
      • Termo de Uso de APP Bolsistas CAPES
      • Termo Uso e Politica Privacidade App EDUCAPES
      • Termo Uso e Politica de Privacidade App Pesquisador
      • Termo Uso e Politica Privacidade App SISUAB
      • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
    • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
    • Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
    • Publicações
      • InfoCAPES
      • Revista CAPES em Foco
      • Impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
      • Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior
    • PodCAPES
    • CAPES 72 anos
    • CAPES 70 anos
    • Portal de Periódicos
      • 2025
      • 2024
    • Produtos digitais da CAPES
    • Memória da Avaliação
    • COP 30
  • Centrais de Atendimento
    • Comunicação
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca