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LOGÍSTICA
Governo Federal intensifica ações para modernizar a logística no Nordeste em debate do PNL 2050
O Governo Federal avança na agenda para o aprimoramento do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. Nesta terça-feira (14), em Fortaleza (CE), autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo se reuniram para discutir a infraestrutura logística do Nordeste, com foco na identificação de gargalos e em propostas para ampliar a competitividade regional.
“Um dos objetivos do Ministério dos Transportes é ampliar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas, e um dos caminhos adotados foi a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Esse é um caminho fundamental para sustentar as indústrias que já estão no Nordeste e outras que poderão se instalar aqui”, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
Com uma população que representa cerca de 27% do Brasil e composta por nove estados, o Nordeste tem apresentado crescimento econômico consistente, com o PIB da região atingindo 3,8% em 2024, acima da média nacional de 3,5%. No entanto, a participação da região na economia brasileira permanece estável em torno de 14% nas últimas duas décadas, indicando a necessidade de avanços na infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento local.
As principais rotas de escoamento da região, como as rodovias BR-101 e BR-116, concentram grande parte do tráfego de cargas, mas ainda enfrentam limitações que comprometem a eficiência logística. A carência de conexões ferroviárias e a necessidade de modernização da malha rodoviária são desafios reconhecidos pelo Governo Federal, que vem investindo na expansão e na melhoria desses modais.
“O PNL traz uma inovação estrutural absolutamente disruptiva e transformadora. Além disso, a abordagem dos gargalos da infraestrutura, sob a ótica da manutenção, tem um grande potencial de descarbonização no contexto do PNL, graças às ferramentas de acompanhamento e governança que o plano oferece”, observou o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.
Transnordestina
Um dos grandes projetos estruturantes para a região é a ferrovia Transnordestina, com 1,2 mil quilômetros de extensão e investimento total de R$ 14,9 bilhões. A ferrovia ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE), atravessando 53 municípios. A expectativa é que o projeto reduza custos logísticos e amplie o escoamento de grãos, minérios e produtos industriais.
“Com a implementação dos projetos ferroviários, a produção mineral ganhará destaque, a produção agrícola superará gargalos logísticos, haverá redução de custos e novas possibilidades de expansão, o que trará mais competitividade e produtividade para o Nordeste”, disse o secretário-executivo da pasta, George Santoro.
Após enfrentamentos contratuais que atrasaram sua execução desde 2006, a obra ganhou novo fôlego com o Novo PAC. Desde 2022, o trecho entre Salgueiro (PE) e Suape (PE) está sob responsabilidade da Infra S.A., enquanto a concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA) concentra esforços na conclusão do eixo que liga o Piauí ao Ceará.
A previsão é que a primeira operação da Transnordestina ocorra ainda em 2025, no trecho de 580 quilômetros entre o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), passando pelo interior de Pernambuco.
“Estamos com seis lotes de mais de 50 quilômetros em andamento. Até o final do ano, contrataremos os dois últimos da Fase 1. Nossa expectativa é que, em 2027, possamos entregar toda essa primeira fase já em operação comercial”, afirmou o diretor-presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, ao reforçar o ritmo acelerado das obras.
“O Nordeste é um território com grandes potencialidades, e a Transnordestina está avançando a passos largos. O Governo Federal tomou a decisão de priorizar o trecho para Suape (PE) porque precisamos garantir a conclusão de obras logísticas estruturantes, assegurando que a infraestrutura seja um motor de desenvolvimento para todos os estados da região”, destacou o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.
Planejamento estratégico e regionalizado
O PNL 2050 está em fase de diagnóstico, sendo construído em colaboração com diversos órgãos do Executivo, entidades do setor produtivo e representantes da sociedade civil. O objetivo é analisar as limitações logísticas, reduzir desigualdades regionais e fortalecer a eficiência da matriz de transportes, com ênfase na integração multimodal e na sustentabilidade.
Além de Fortaleza, os ciclos de debate já foram realizados em Brasília, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá. Até o final de 2025, mais quatro capitais brasileiras receberão a série “Logística no Brasil”. A participação da sociedade tem sido fundamental para garantir um planejamento mais preciso e alinhado às demandas regionais.
O projeto integra o Planejamento Integrado de Transportes (PIT), instituído pelo Decreto nº 12.022/2024, que organiza os planos estratégicos e operacionais do setor.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
