Ministro Tomé Franca participa de cerimônia de construção de embarcação em estaleiro na Bahia, nesta segunda-feira (17)
Em Simões Filho, evento marca a montagem da SDSV Belov Arembepe, destinada a operações de inspeção e manutenção de plataformas

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, participa, nesta segunda-feira (17), da cerimônia de batimento de quilha da SDSV Belov Arembepe, embarcação de apoio offshore, no Estaleiro Belov, em Mapele, município de Simões Filho (BA). Tradicional na construção naval, o batimento de quilha simboliza o início da montagem da estrutura principal da embarcação.
O navio será utilizado em serviços de inspeção e manutenção de plataformas. A Belov Arembepe será a quarta embarcação desse tipo na frota do Grupo e a terceira construída pelo Estaleiro.
A construção da embarcação teve início em fevereiro e tem previsão de conclusão em 18 meses. A Belov Arembepe deverá iniciar as operações no segundo semestre de 2027, em serviços de inspeção e manutenção de plataformas offshore da Petrobras ou por ela contratadas.
Credenciamento
Os profissionais de imprensa interessados em acompanhar o evento devem solicitar o credenciamento por meio do e-mail: ascom@mpor.gov.br. O atendimento à imprensa será realizado às 12h, após o retorno à área destinada ao brunch.
Serviço
Evento: Cerimônia de Batimento de Quilha da SDSV Belov Arembepe
Data: 17 de agosto de 2026 (segunda-feira)
Hor´´ario: 11h
Local: Estaleiro Belov - Rua do Túnel, nº 1025, Mapele, Simões Filho (BA)
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos