Notícias
AVALIAÇÃO
Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos participa do XCV Fórum Nacional do Conseplan
A Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento e Orçamento participou, entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, do XCV Fórum Nacional do Conselho de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizado no Rio de Janeiro (RJ), que teve por objetivo consolidar as discussões realizadas ao longo do ano e preparar o novo ciclo de trabalho de 2026.
Com uma programação voltada a fortalecer o alinhamento entre os estados e promover uma visão integrada de planejamento público, monitoramento e avaliação, baseada na cooperação e na formulação de agendas estratégicas conjuntas, o encontro promoveu a integração entre gestores estaduais e federais e permitiu a expansão da agenda de cooperação federativa
Durante o evento, a SMA teve participação ativa no Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento e Avaliação do Conseplan, espaço no qual foram discutidas iniciativas de cooperação entre estados e governo federal para consolidar e expandir a agenda nacional de monitoramento e avaliação de políticas públicas. As discussões reforçaram a importância de avançar em diretrizes comuns, intercâmbio de metodologias e fortalecimento institucional dessa pauta estratégica.
Apresentação das ações da SMA aos secretários estaduais e ampliação de parcerias
A SMA compartilhou com os secretários estaduais as ações realizadas desde a institucionalização da Secretaria, em 2023, reforçando o compromisso da com a democratização da informação e o uso social das evidências. Outro ponto de destaque foi a apresentação da MAPP – Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas, uma ferramenta ágil e padronizada desenvolvida para apoiar governos na avaliação de programas e políticas de forma eficiente, comparável e orientada a resultados.
A SMA anunciou aos estados a disponibilização de parceria para o desenvolvimento de aplicações-piloto da MAPP, permitindo a adaptação da metodologia às realidades estaduais e o fortalecimento da cooperação federativa. Por meio dessa cooperação será possível ofertar aos estados um instrumento robusto e efetivo para o aprimoramento da gestão e da avaliação de políticas públicas. A iniciativa deve contribuir para maior qualidade, eficiência e impacto das políticas implementadas em todo o território nacional, reforçando o compromisso do governo federal com a melhoria contínua dos serviços públicos e com a consolidação de uma cultura avaliativa no país."