Notícias
INSTITUCIONAL
Ministério do Planejamento e Orçamento ganha prêmio de inovação por Projeto Nexo
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) foi agraciado nesta quarta-feira (22/10) com o Prêmio Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2025 Ideias Inovadoras pelo Projeto NEXO, uma solução tecnológica que nasceu da necessidade de superar os limites atuais da gestão das estruturas organizacionais na administração pública federal, marcada pelo uso de ferramentas manuais, processos fragmentados e baixa usabilidade dos sistemas existentes.
O Nexo integra em uma plataforma única recursos voltados à visualização clara e atualizada dos organogramas, ao acompanhamento em tempo real da alocação de cargos e funções e à geração automatizada de relatórios e anexos normativos. Dessa forma, supera o SIORG, atual repositório oficial das informações referentes à tabela de cargos e funções e da disposição hierárquica pela qual se organizam na montagem das estruturas regimentais, tendo em vista que sua função está restrita ao registro e à comunicação de dados, sem oferecer aos gestores instrumentos adequados para análise, simulação e planejamento estratégico.
A nova plataforma desenvolvida pela Secretaria de Administração e Planejamento Estratégico (Sage), da Secretaria Executiva do MPO, vem superar a atual lacuna do SIORG, que acaba comprometendo a eficiência administrativa, dificultando a elaboração de decretos de estrutura e restringindo a inteligência organizacional.
O maior diferencial do Nexo está no módulo de simulação de cenários, que permite aos gestores testar alternativas, estimar impactos e apoiar decisões estratégicas com base em informações consistentes e acessíveis. A plataforma tem potencial para ser expandida para todos os órgãos da administração pública, oferecendo aos gestores públicos perspectivas de elaboração de estruturas inteligentes, com otimização de recursos públicos, economia de horas de trabalho nos níveis mais altos de governo e uma montagem administrativa mais eficiente e focada em resultados para a sociedade.
O objetivo central é modernizar a forma como o Estado brasileiro organiza e administra suas estruturas, promovendo maior agilidade, precisão e transparência no uso de recursos que representam parcela significativa da folha salarial federal. O projeto oferece não apenas um instrumento de governança, mas também um espaço de inteligência organizacional que fortalece a legitimidade das decisões e contribui para uma gestão pública mais eficiente e responsiva, aberta ao controle do cidadão.
Com o NEXO, a gestão de estruturas organizacionais pode ser feita com comodidade, informações estratégicas confiáveis, em formato gráfico e sob demanda, com possibilidade de se projetar cenários organizacionais e comparar estruturas vivas e simuladas.