Notícias
BANCOS MULTILATERAIS DE DESENVOLVIMENTO
Em Santa Catarina, Ministério do Planejamento e Orçamento e Fonplata concluem revisão de carteira de projetos

- .
A primeira etapa da revisão foi composta por reuniões virtuais, com abordagem personalizada, oportunidade em que foram apresentados projetos pelos mutuários, no papel de executores dos projetos aprovados pela Comissão de Financiamentos Externos -Cofiex, demonstrando o andamento das obras, suas especificidades e desafios de acordo com os diferentes contextos regionais. Nessa etapa, foram apresentados quatorze projetos de variados estados do país: Itabuna/BA, Cascavel/PR, São Gonçalo do Amarante/RN, Vila Velha/ES, Sorocaba/SP, Corumbá/MS, Distrito Federal, Campina Grande/PB, Maceió/Al, Acre/AC, Indaiatuba/SP, Ponta Porã/MS, Hortolândia/SP, Atibaia/SP e Dourados/MT.
A segunda etapa, foi composta por acompanhamento in loco concentradas no estado de Santa Catarina. A programação abrangeu seis municípios do Estado de Santa Catarina — Joinville, Itajaí, Brusque, Blumenau, São José e Criciúma — onde foram realizadas visitas em obras financiadas com recursos externos. A presença dos três atores envolvidos no processo de financiamento (União, Mutuário e Banco) permitiu uma análise integrada e transparente da execução dos projetos, promovendo o alinhamento institucional e o fortalecimento da cooperação entre os entes, além de reforçar a importância da governança colaborativa nos processos de financiamento internacional.Esse tipo de evento é fundamental, pois permite aos executores apresentarem o avanço da execução das obras garantindo a efetividade dos investimentos, o cumprimento dos compromissos assumidos e a qualidade na entrega dos resultados à população.
Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata - FONPLATA
O Fonplata é uma instituição financeira multilateral formada por cinco países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Ele surgiu com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a integração dos países da Bacia do Prata. Tem por missão apoiar a integração e o desenvolvimento harmônico, inclusivo e sustentável dos países membros, por meio do uso eficaz de recursos financeiros e não financeiros. Isso inclui o financiamento de iniciativas de pré-investimento, investimento, cooperação técnica e geração de conhecimento, tanto no setor público quanto no privado.
Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento – SEAID/MPO
A Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) exerce a função de Secretaria Executiva da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX). Como prática de boa governança, a SEAID promove ações voltadas à transparência e previsibilidade na condução da política de financiamentos externos. Além disso, tem intensificado parcerias com mutuários e instituições financeiras, com o propósito de ampliar o impacto dos projetos de desenvolvimento no país, inclusive durante a fase de execução dos projetos que contam com garantia da União.
