Notícias
TRANSPARÊNCIA
Usuários do software R podem contar com dados de despesas do SIOP em orcamentoBR
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) disponibiliza dados sobre as despesas públicas do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) no software R, uma linguagem de programação livre amplamente utilizada na estatística e na ciência de dados. O acesso pode ser feito na página do MPO Transparente.
A funcionalidade, desenvolvida pela Secretaria Executiva do MPO, recebeu o nome de orcamentoBR. Desde que foi aprovada na plataforma CRAN (Comprehensive R Archive Network), repositório oficial de pacotes e extensões da linguagem R, a funcionalidade teve 800 downloads. O R é mantido por uma grande comunidade global de desenvolvedores e estatísticos.
De acordo com Daniel Reiss, Gerente de Projeto da Secretaria Executiva do MPO e responsável pelo desenvolvimento do pacote, "essa funcionalidade aumenta a transparência dos dados do Ministério, ampliando o acesso a essas informações para todos os interessados, sem a necessidade de conhecimentos técnicos específicos."
Com o pacote orcamentoBR, os dados sobre as despesas públicas ficam acessíveis em uma plataforma amplamente utilizada por pesquisadores e especialistas em finanças públicas, utilizando uma linguagem simplificada que facilita o entendimento e a análise, democratizando o acesso à informação.
O secretário-executivo do MPO, Gustavo Guimarães, destaca que o novo pacote será de grande valia para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, proporcionando mais facilidade na pesquisa e incentivando um ambiente de críticas construtivas sobre a gestão do orçamento do país. "Isso pode beneficiar diretamente o nosso próprio processo, permitindo melhorias contínuas e uma gestão mais eficiente dos recursos públicos", afirma o secretário.