Notícias
INSTITUCIONAL
Integrantes da Fitch Ratings reúnem-se com equipe do Ministério
Representantes da Fitch Ratings, agência de classificação de risco de crédito, empresas, instituições financeiras, países e outros emissores foram recebidos nesta terça-feira (13/05) pelo ministro-substituto do Planejamento e Orçamento (MPO), Gustavo Guimarães, e equipe técnica da pasta. A reunião é preparatória para o próximo relatório da agência sobre o Brasil.
O ministro-substituto falou sobre a melhoria dos gastos públicos e consolidação fiscal no país. De acordo com o ministro-substituto, o Brasil tem avançado de forma consistente em melhorias institucionais nos últimos anos — com marcos relevantes como a reforma da Previdência, o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.
“São mudanças estruturais que refletem um compromisso crescente com responsabilidade fiscal e estabilidade macroeconômica. As agências de classificação de risco exercem um papel fundamental ao promover maior transparência e credibilidade para os fundamentos econômicos de um país. Precisamos manter o ritmo de melhorias institucionais para consolidar a retomada do grau de investimento com base sólida e duradoura”, declarou o secretário.
Guimarães também falou sobre a importância de dar cada vez mais transparência às ações e às informações sobre as contas públicas do país, destacando o site MPO Transparente como iniciativa para reunir e facilitar o acesso público.
A equipe do MPO contou com o secretário-substituto de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos, substituto (SMA/MPO), Wesley Matheus, a subsecretária de Revisão de Gasto Público (SMA/MPO), Rebeca Regina Regatieri, e os diretores da Secretaria Executiva Daniel Borges e Luciana Duarte, o assessor da SE Luiz Alberto D’Avila, Assessor (SE/MPO) e o assessor da SMA Artur Henrique. Pela Fitch participaram os diretores Todd Martinez e Richard Francis.
Na semana passada, o MPO recebeu comitiva da Moody’s Ratings, outra agência de classificação de risco que também está preparando novo relatórios sobre o Brasil.
