Notícias
PLANEJAMENTO
Grupo de Trabalho apresenta resultados preliminares do estudo “Adaptação de Infraestruturas Críticas no Brasil” no âmbito da Estratégia Brasil 2050
A secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Ângelis, e a equipe da Secretaria, participaram nesta quarta-feira (10/12), em formato virtual, de reunião do Grupo de Trabalho que apresentou o estudo “Adaptação de Infraestruturas Críticas no Brasil”, apoiado pelo programa do Governo do Reino Unido, UK PACT, e elaborado pela consultoria TALANOA. O estudo tem como um de seus objetivos subsidiar o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), no âmbito da Estratégia 2050, a apoiar o planejamento de políticas públicas para o setor de infraestrutura considerando os desafios e os impactos dos riscos climáticos.
O workshop foi a primeira oportunidade de compartilhar os resultados preliminares do trabalho e promover o diálogo com atores estratégicos para a agenda do governo federal. Os participantes discutir a agenda da adaptação de infraestruturas críticas às mudanças climáticas, incluindo as modelagens hidrológica e climática, assim como os impactos físicos e econômicos nas infraestruturas selecionadas.
Está previsto um segundo workshop, a ser realizado em março de 2026, no qual serão apresentados os resultados finais e integrais do estudo, abrangendo tanto a avaliação dos impactos físicos e econômicos das mudanças climáticas sobre as infraestruturas críticas quanto o conjunto de medidas de adaptação recomendadas para mitigar esses efeitos.