Notícias
MPO e Banco Mundial reforçam parceria na busca de soluções para desafios do desenvolvimento do Brasil
Reunião entre o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o Banco Mundial na última segunda-feira (17.03) reforçou o engajamento do MPO em identificar soluções para os principais desafios de desenvolvimento do Brasil e da avaliação de políticas públicas e o compromisso do Banco Mundial em apoiar o país na percepção de soluções utilizando sua experiência global e regional.
Durante o encontro, o economista sênior Cornelius Fleischhaker, falou sobre o Relatório de Finanças Públicas com um olhar verde, a ser lançado pelo Bando Mundial. O documento apoia os países na criação de espaço fiscal, identificando opções para reformas que aumentem a receita e melhorias na eficiência e eficácia dos gastos. O relatório apresentará oportunidades de ganhos com políticas fiscais verdes, cujas medidas poderão resultar em impacto fiscal de R$ 464,8 bilhões ou 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
O secretário executivo do MPO, Gustavo Guimarães, avalia que “a cooperação entre o MPO e o Banco Mundial fortalece nosso compromisso em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios fiscais e de desenvolvimento do país, promovendo políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as melhores práticas internacionais”.
Participaram do encontro o secretário da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA), Sérgio Firpo, o secretário adjunto Wesley Matheus de Oliveira, o diretor da Secretaria Executiva Daniel Borges e os assessores Daniel Reis, Luiz Guilherme Henriques e Luiz Alberto D'Avila Araújo. Pelo Banco Mundial estiveram o líder de Programa e Economista Chefe, Facundo Cuevas, o economista sênior Cornelius Fleischhaker, a especialista em Proteção Social Rovane Schwengber e o economista Luigi Butron.
