Notícias
INSTITUCIONAL
MPO realiza primeira plenária da Comissão Nacional de Geoinformação (Congeo) e aprova comitês temáticos estratégicos
- Foto: Nova marca produzida pelo MPO para Comissão
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) realizou hoje a primeira reunião plenária da Comissão Nacional de Geoinformação (Congeo), colegiado instituído pela Portaria GM/MPO nº 32/2025, com a missão de fortalecer a governança da geoinformação no país e promover o uso estratégico de dados geoespaciais no planejamento público.
A reunião foi conduzida pela Secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, presidente da Congeo, e contou com a presença dos órgãos que integram o colegiado. Durante a plenária, foram aprovadas importantes deliberações para o funcionamento da nova Comissão.
“Estamos inaugurando uma nova fase na governança e na gestão de dados espaciais, com uma abordagem mais integrada e moderna, que busca fortalecer a coordenação governamental, promover uma gestão mais estratégica e eficiente, alinhada ao planejamento e apoiar a tomada de decisões com base em dados de alta qualidade”, disse a secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (Seplan/MPO), Virgínia de Ângelis, ao saudar os participantes da reunião. Ela destacou que a criação da Congeo faz parte do trabalho de reconstrução do planejamento do país.
Principais decisões
Entre os destaques da reunião, estão:
- Aprovação do Regimento Interno da Congeo, que estabelece as regras de funcionamento do colegiado.
- Criação dos três primeiros comitês temáticos, voltados à formulação de políticas e diretrizes técnicas:
- Política e Estratégia Nacional de Geoinformação (PNGEO)
- Cadastro Territorial
- Mapeamento Costeiro de Alta Precisão
Os comitês atuarão de forma técnica e especializada, com foco na produção, integração e normatização de dados espaciais. As propostas foram apresentadas por especialistas e aprovadas pelos membros da Comissão.
Além disso, foram apresentadas a nova identidade visual da Congeo e a página oficial do colegiado, disponível em:
Modernização da governança da geoinformação
A Congeo substitui a antiga Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), que esteve inativa entre 2019 e 2024. Sua reestruturação foi conduzida pelo MPO em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que agora exerce a função de Secretaria Executiva da nova Comissão.
Com papel estratégico, a Congeo está alinhada ao Plano Plurianual 2024-2027 e à construção da Estratégia Brasil 2050, reforçando a importância do uso de dados geoespaciais atualizados, padronizados e acessíveis para a formulação e monitoramento de políticas públicas.
Próximos passos
As resoluções aprovadas na plenária serão publicadas nos próximos dias. Também será solicitado aos órgãos membros da Congeo que indiquem, em até 15 dias, seus representantes para os comitês temáticos. A ata da reunião será encaminhada aos participantes para contribuições e, em seguida, disponibilizada no portal da Congeo.
