Qualidade de Vida - 2025
O Projeto “MPO de Corpo e Alma”, previsto no Plano Estratégico Institucional (PEI) 2024-2027, foi desenvolvido com o propósito de implementar ações contínuas e estruturadas para o cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho no MPO. A iniciativa visa não apenas melhorar o clima organizacional, mas também promover a autoestima e o bem-estar dos servidores. O escopo do projeto abrange os eixos de saúde e integração sociocultural.
Uma das ações é o “Movimento Vida 360 – propósito, saúde e felicidade”, que adota uma abordagem integral, não apenas da saúde física e mental, mas também dos aspectos socioeconômicos, como endividamento e longevidade. O objetivo é capacitar os indivíduos a tomarem decisões mais conscientes e adotarem práticas que promovam o bem-estar geral. A busca pela felicidade é tema central do programa, que reconhece a importância de uma abordagem holística para alcançar uma vida plena e equilibrada, por meio de palestras mensais na plataforma, disponível a todos os servidores e colaboradores do Ministério.
Este projeto não só atende às exigências da Lei N.º 14.831, como também promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, criando uma cultura de prevenção, autocuidado e engajamento entre os colaboradores.
Palestras realizadas em 2025:
Janeiro:
- “O uso das redes sociais e seus efeitos na família e nas organizações” e “A Revolução da Empatia” – Jaime Ribeiro e Tatiana Fukamati.
Fevereiro:
- “Reprograme seus hábitos” – Marcio Atalla e “Autoconhecimento como jornada íntima e transformadora” – Andressa Barbosa.
Março:
- “Autoconhecimento para alavancar sua melhor versão” – Lívia Cavalcante e “Como a diversidade contribui para um ambiente mais empático e solidário” – Alexandra Loras.
Abril:
- “O Plano Executável” – Pedro Fávero e “Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida” – Gustavo Cerbasi.
Maio:
- “Mães Equilibristas” – Thirza Reis e “Equilíbrio emocional e saúde mental: pilares para melhores resultados” – Samuel Bortolin.
Junho:
- “Cultura Antitóxica: o caminho para o bem-estar” – Genesson Honorato e “A sabedoria da transformação: o futuro começa agora” – Lúcia Helena Galvão.
Julho:
- “Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena” – Terezinha Rios & “Estratégias para criar um ambiente saudável com segurança psicológica” – Frankel Brandão
Agosto
- “Construindo esperança e diminuindo ansiedade” – Leonardo Machado & “Vencendo a Síndrome do Imperador” – Larissa Chaves
Setembro
- “Equilíbrio x Resiliência: a surpreendente ciência da estabilidade” - Luana Ganzert & “Conversas difíceis em nossas organizações: depressão, alcoolismo e baixa autoestima” – Guilherme Messas
Outubro
- “Cultura de cuidado - Uma urgência para a sustentabilidade” - Juliana Bley & ”Nutrição e Natureza: Saúde, bem-estar e longevidade” - Daniel Cady
Novembro
- “Como evitar a principal doença do trabalhador do século XXI” - Ana Paula Peña & “Qualidade de vida no trabalho” - Drauzio Varella
Dezembro
- “Gestão de Conflitos - Transformando conversas difíceis em diálogos produtivos” -
Patricia Capeluto & “Cuidando da alma” - Rossandro Klinjey
Em março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada a distribuição de lembranças acompanhadas de mensagem institucional de reconhecimento a todas as mulheres do órgão. Em comemoração ao Dia das Mães, foi promovida campanha específica com sorteio de brindes entre as participantes.
Ademais, no âmbito das ações de promoção à saúde, no mês de abril foi realizado o primeiro ciclo da campanha de vacinação contra a gripe e H1N1, com a aplicação de doses em 354 servidores e colaboradores. A segunda etapa da campanha ocorreu em maio, com o objetivo de contemplar os novos servidores oriundos do CPNU e da APO, alcançando mais 65 servidores. Na sequência, são apresentados os dados consolidados da campanha de vacinação:
Ao longo do exercício, também foram desenvolvidas iniciativas de caráter social, de reconhecimento e de promoção da saúde integral dos servidores. Nesse contexto, foi realizada a Campanha do Agasalho, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que resultou na arrecadação de roupas de frio destinadas à doação a instituições carentes previamente cadastradas por aquele Ministério.
Em comemoração ao Dia dos Pais, a COGEP promoveu ação interna na qual os servidores puderam homenagear os pais e concorrer a um voucher para utilização na Casa de Chá de Brasília.
Em setembro, foi implementada a campanha “Setembro Amarelo: MPO te escuta”, com foco na atenção à saúde mental, na escuta ativa e na comunicação não violenta. Como parte dessa iniciativa, foi realizada oficina conduzida pelo professor e psicólogo Frank José Silveira Miranda, abordando a importância da comunicação, da empatia e da escuta ativa como elementos fundamentais para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.
Foi elaborado e aplicado o formulário intitulado “QVT e Desenvolvimento”, com o objetivo de realizar pesquisa interna sobre as ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e de capacitação oferecidas pelo MPO. A pesquisa contou com a participação de 166 servidores, cujos resultados servirão de subsídio para a equipe da COGEP na formulação e no aprimoramento de novas estratégias de atuação, alinhadas às necessidades identificadas no âmbito do Ministério, contribuindo para uma atuação mais efetiva do setor. Os dados coletados foram consolidados e inseridos em painel de Business Intelligence (BI), disponibilizado para divulgação interna e apoio à tomada de decisão.
Em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado em outubro, as unidades do MPO indicaram servidores para premiação nas categorias Desempenho Funcional, Jubileu de Ouro e Jubileu de Prata, como forma de reconhecimento pela dedicação e pelo tempo de serviço prestado ao Ministério. Adicionalmente, as Secretarias puderam inscrever projetos de destaque na categoria “Ideias Inovadoras”, com o objetivo de valorizar iniciativas voltadas à melhoria dos processos e à inovação institucional. A cerimônia de premiação ocorreu em 22 de outubro, em evento organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Ainda em outubro, foi realizada uma palestra especial de conscientização sobre o câncer de mama: "Outubro Rosa Importa" com Cristiane Riccetella – Especialista em Desenvolvimento Humano.
No mês de novembro, foi realizada ação de promoção à saúde em alusão ao Dia Mundial do Controle do Diabetes, com o objetivo de conscientizar e ampliar o acesso dos servidores e colaboradores a serviços preventivos. O evento ofertou diversos atendimentos na área da saúde, incluindo ventosaterapia, auriculoterapia, bioimpedância, medição de glicemia capilar, limpeza de pele, aferição da pressão arterial e da pressão intraocular, além de teste de olfato. Ao todo, a ação contabilizou mais de 900 atendimentos, evidenciando o alcance e a relevância da iniciativa no âmbito do MPO.
O projeto “Leitura Compartilhada”, lançado em 2024, foi reestruturado no ano de 2025 e recebeu o nome de “Estante do Saber” e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura por meio da disponibilização de livros físicos e de uma biblioteca virtual gratuita. Essa novidade permitiu que os participantes acessassem livros, artigos e materiais educativos digitalmente, sem custo, ampliando ainda mais o impacto do projeto.
Outra ação finalizada por meio do ColaboraGov foi a realização dos Exames Médicos Periódicos. O MGI realizou a convocação por meio do SouGov e os servidores tiveram até o final julho de 2025 para realizar todos os exames. A COGEP atuou na divulgação e no incentivo à adesão dos exames, destacando principalmente a importância da participação de todos na ação.
Como inovação com impacto significativo no bem-estar dos servidores, foi lançado o Programa Viver Bem, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que passou a disponibilizar aos servidores acesso a suporte psicossocial e consultoria financeira em formato on-line, de acordo com a demanda.
Além das ações realizadas, para 2026 está prevista a contratação do Wellhub, plataforma que dá acesso a serviços de atividade física e saúde aos servidores.
As iniciativas e eventos realizados ao longo do ano evidenciam o compromisso do MPO com a qualidade de vida, o bem-estar e a valorização de seus servidores, consolidando o programa como uma iniciativa estratégica e transformadora da cultura organizacional.