Qualidade de Vida - 2025
Previsto no Plano Estratégico Institucional (PEI) 2024–2027, o Projeto “MPO de Corpo e Alma” foi concebido com o objetivo de implementar ações contínuas e estruturadas voltadas ao cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho no Ministério do Planejamento e Orçamento. A iniciativa busca não apenas aprimorar o clima organizacional, mas também fortalecer a autoestima e o bem-estar dos servidores, com foco nos eixos de saúde e integração sociocultural.
Entre as ações de destaque, encontra-se o programa “Movimento Vida 360 – propósito, saúde e felicidade”, que adota uma abordagem integral da saúde física, mental e socioeconômica, incluindo temas como endividamento e longevidade. O programa promove palestras mensais abertas a todos os servidores e colaboradores, com o propósito de estimular decisões conscientes e práticas saudáveis. A felicidade é tratada como um pilar central da iniciativa, alinhada a uma perspectiva holística de vida equilibrada e plena.
Essa atuação está em conformidade com a Lei nº 14.831/2024, que institui a Política de Bem-Estar no Serviço Público, e contribui para a construção de uma cultura organizacional pautada na prevenção, no autocuidado e no engajamento coletivo.
Palestras realizadas no 1º semestre de 2025:
Janeiro: “O uso das redes sociais e seus efeitos na família e nas organizações” – Jaime Ribeiro; “A Revolução da Empatia” – Tatiana Fukamati.
Fevereiro: “Reprograme seus hábitos” – Marcio Atalla; “Autoconhecimento como jornada íntima e transformadora” – Andressa Barbosa.
Março: “Autoconhecimento para alavancar sua melhor versão” – Lívia Cavalcante; “Como a diversidade contribui para um ambiente mais empático e solidário” – Alexandra Loras.
Abril: “O Plano Executável” – Pedro Fávero; “Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida” – Gustavo Cerbasi.
Maio: “Mães Equilibristas” – Thirza Reis; “Equilíbrio emocional e saúde mental: pilares para melhores resultados” – Samuel Bortolin.
Junho: “Cultura Antitóxica: o caminho para o bem-estar” – Genesson Honorato; “A sabedoria da transformação: o futuro começa agora” – Lúcia Helena Galvão.
Palestras realizadas no 2º semestre de 2025:
- Julho: “Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena” – Terezinha Rios & “Estratégias para criar um ambiente saudável com segurança psicológica” – Frankel Brandão
- Agosto: “Construindo esperança e diminuindo ansiedade” – Leonardo Machado & “Vencendo a Síndrome do Imperador” – Larissa Chaves
- Setembro: “Equilíbrio x Resiliência: a surpreendente ciência da estabilidade” - Luana Ganzert & “Conversas difíceis em nossas organizações: depressão, alcoolismo e baixa autoestima” – Guilherme Messas.
Além das palestras, outras ações marcaram o semestre. No Dia Internacional da Mulher, todas as servidoras receberam uma lembrança simbólica com mensagem de reconhecimento. No Dia das Mães, foi realizada uma campanha com sorteio de brindes.
Ainda em abril, teve início a campanha de vacinação contra gripe e H1N1, com aplicação de doses em 354 servidores e colaboradores. A segunda fase ocorreu em maio, voltada aos recém-ingressos do CPNU e APO, com mais 65 vacinados.
Em parceria com o MGI, o MPO promoveu a Campanha do Agasalho, arrecadando roupas de frio para instituições carentes cadastradas. Também foi lançado o formulário “QVT e Desenvolvimento”, com o objetivo de coletar percepções sobre as ações de qualidade de vida e capacitação oferecidas. Os resultados dos 166 servidores respondentes subsidiarão a equipe da gestão de pessoas na formulação de estratégias mais alinhadas às reais necessidades dos servidores, com análise em desenvolvimento no segundo semestre.
Em atenção ao Dia do Servidor que é comemorado em outubro, as unidades do MPO indicaram os servidores que serão premiados na categoria Desempenho Funcional, Jubileu de Ouro e Jubileu de Prata. Além disso, as Secretarias puderam inscrever os projetos de de destaque na categoria “Ideais Inovadoras”. A premiação ocorrerá no dia 22 de outubro.
Outra iniciativa reestruturada foi o projeto “Leitura Compartilhada”, que em 2025 passou a se chamar “Estante do Saber”. O projeto visa fomentar o hábito da leitura por meio da disponibilização de livros físicos e de uma biblioteca virtual gratuita, oferecendo aos servidores acesso digital a livros, artigos e materiais educativos sem custos.
No campo da saúde ocupacional, foi iniciada a convocação para os Exames Médicos Periódicos, coordenada pelo MGI via SouGov, com prazo até o final de julho de 2025. A COGEP tem reforçado a divulgação e incentivado a participação, destacando a relevância da ação para o cuidado contínuo com a saúde dos servidores.
No Dia dos Pais, a unidade de gestão de pessoas preparou uma ação em que os servidores homenageavam os pais e concorriam a um voucher para usar na Casa de Chá de Brasília. A ganhadora adorou a surpresa e aproveitou o prêmio acompanhada de seus familiares.
Em setembro foi realizada a campanha “Setembro Amarelo: MPO te escuta”, com foco na atenção à saúde mental, escuta ativa e comunicação não violenta. Uma oficina realizada com o professor e psicólogo Frank José Silveira Miranda tratou sobre a importância da comunicação, escuta ativa e empatia na saúde mental.
Por fim, destaca-se o lançamento do programa “Viver Bem”, em parceria com o MGI, que oferece suporte psicossocial online aos servidores, sempre que necessário, reforçando o compromisso com o cuidado emocional e psicológico no ambiente de trabalho.
As ações desenvolvidas ao longo do semestre reafirmam o comprometimento do MPO com a valorização de sua força de trabalho, promovendo um ambiente organizacional saudável, acolhedor e propício à realização pessoal e profissional.