Avanços na transformação digital de obras públicas são destacados no 8º Congresso Internacional A ERA BIM

Evento reuniu representantes da Secretaria de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do MGI e especialistas do setor para debater o uso do BIM e a modernização da infraestrutura

Publicado em 04/12/2025 17:15Modificado em 08/12/2025 17:03
Compartilhe:
Evento a Era BIM

Ações conduzidas pela Diretoria de Transferência e Parcerias da União (DTPAR) e pela Central de Compras foram apresentadas, nesta terça-feira (25/11), durante o 8º Congresso Internacional A ERA BIM, evento dedicado à transformação digital no setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). Realizado pelo Sinaenco, o congresso reuniu gestores públicos, profissionais do setor privado, pesquisadores e estudantes em São Paulo (SP). 

No painel “Plano de Trabalho da Estratégia BIM BR e ações da Central de Compras do Governo Federal”, foram apresentados avanços e iniciativas estruturantes que fortalecem o uso do Building Information Modelling (BIM) na administração pública e promovem a modernização digital das obras públicas brasileiras. 

A mesa contou com a participação da coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras (CGIMO/DTPAR), Giovanna Barreto, e da Diretora da Central de Compras, Marfisa Castro, que detalharam ações integradas à Estratégia BIM BR voltadas ao aprimoramento da governança, da padronização e da eficiência nas contratações públicas de obras e serviços de engenharia. 

Obrasgov 2.0 e integração digital 

Durante a apresentação, foi destacado o Obrasgov 2.0, módulo em desenvolvimento que permitirá o monitoramento integrado das obras públicas, a visualização em modelos digitais (BIM) e o uso de dados geoespaciais para apoiar a tomada de decisão, ampliar a transparência e fortalecer a governança dos investimentos públicos. 

Também foi apresentada a nova Área Temática de Obras da Rede de Parcerias, que será formalizada com o objetivo de ampliar a troca de experiências com estados e municípios e disseminar o sistema estruturante de obras, além de boas práticas de adoção do BIM no setor público. 

Na ocasião, também foi destacada a Pesquisa Nacional sobre o uso do BIM na Administração Pública, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Com resultados divulgados em novembro de 2025, a pesquisa foi apresentada durante o Webinário promovido pelo MGI, configurando mais uma ação estruturante da Estratégia BIM BR para orientar políticas e tomadas de decisões. 

Central de Compras apresenta o Projeto BIM 360 Brasil 

A Diretora da Central de Compras apresentou o Projeto BIM 360 Brasil, iniciativa que visa estruturar uma licitação centralizada para permitir que órgãos federais, estaduais e municipais possam contratar soluções integradas para planejamento e execução de obras em BIM. 

Com enfoque federativo, o BIM 360 Brasil tem como objetivo democratizar o acesso às tecnologias digitais, especialmente para estados e municípios que ainda não dispõem de infraestrutura ou equipes especializadas 

A Diretora ressaltou que a Central de Compras seguirá conduzindo estudos, análises de mercado, articulação institucional e a modelagem da futura licitação — considerada um passo fundamental para apoiar a modernização da construção pública em todo o país. 

Categorias
Finanças, Impostos e Gestão Pública > Gestão Pública
Compartilhe: