Rede BIM de Governos Latino-americanos
A Rede BIM de Governos da América Latina é uma organização de cúpula que congrega, atualmente, nove países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México, Peru e Uruguai) em um esforço colaborativo para acelerar os processos nacionais de transformação digital, visando a implementação do Building Information Modeling (BIM) no setor de construção.
O objetivo da Rede é aumentar a produtividade da indústria da construção por meio da transformação digital no setor público, acelerando os programas nacionais de implementação do BIM por meio de um trabalho colaborativo que favoreça e promova diretrizes comuns, intercâmbio comercial e conhecimento na região.
Estrutura organizacional: Presidência, Conselho Diretivo e Comitês Técnicos:
Para cumprir os objetivos estabelecidos pela Rede, bem como a concretização dos produtos estabelecidos, são formados comitês técnicos com representantes, que são agentes públicos de cada país, liderados por um representante designado.
Os comitês técnicos se reúnem quinzenalmente para avançar nas ações e produtos planejados.
Apoio, financiamento e resultados:
Para a sua estruturação, a Rede contou com o apoio e cofinanciamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os países membros aportaram recursos em horas de trabalho dos agentes públicos. Um Bem Público Regional (BPR), recurso proveniente do BID, foi concedido inicialmente com prazo de 3 (três) anos, deezembro de 2019 a dezembro de 2022. Foi concedida a prorrogação do BPR até dezembro de 2024.
Os principais resultados do trabalho realizado pela Rede e pelos Comitês são os seguintes:
- Criação da marca Rede BIM de Governos Latino-americanos e publicação de uma página web que funciona como repositório de informação e meio de promoção das ações da Rede e dos seus países-membros. Disponível em: https://redbimgoblatam.com/
- Análise das normas BIM adotadas em nível regional, servindo como base para a criação do documento Guia de Priorização de Padrões ISO Relacionados ao BIM: https://redbimgoblatam.com/archivos_biblioteca/guia-estandares-iso-relacionadas-con-bim/
- Cooperação com outras Redes BIM e integração à Global BIM Network. Conheça a Global BIM Network: https://globalbim.org/
- Desenvolvimento de treinamentos estratégicos internos para agentes públicos.
- Realização de Encontros Semestrais, realizados de modo presencial ou virtual.
- Publicação do documento Estratégias BIM dos países membros da Rede BIM de Governos Latino-americanos: https://redbimgoblatam.com/biblioteca/documentos/
Novos integrantes do Brasil na Rede BIM de Governos Latino-americanos:
O Brasil confirmou a sua representação nos Comitês Técnicos da Rede. Os representantes brasileiros foram selecionados entre agentes públicos com destacada atuação na Nova Estratégia BIM BR, incluindo membros do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR), FIOCRUZ e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e outras entidades com avanços significativos em BIM.
O Brasil participa nos trabalhos do Comitês Técnicos (CT) seguintes:
- Comitê Diretivo
- CT de Alianças com Redes Públicas
- CT de Estratégia e Manuais/ CT de Estratégia de Comunicação
- CT de Formação de Capital Humano / CT de Indicadores
- CT de Alinhamentos e Padronizações
SAIBA MAIS!
Site Rede BIM de Governos Latino-americanos: https://redbimgoblatam.com/ptz-br/
Conheça as Estratégias nacionais de disseminação do BIM dos países que compõem a Rede BIM de Governos Latino-americanos:
Argentina: https://ppo.obraspublicas.gob.ar/
Colômbia: https://upit.gov.co/bim/
Costa Rica: https://www.ciibim.cr/
El Salvador: https://www.mop.gob.sv/mopt-participa-en-taller-para-la-implementacion-del-bim-en-la-institucion/