Encontro debate mudanças climáticas sob a perspectiva de gênero
Atividade será realizada em 27 de agosto, em Brasília, e abordará as relações entre clima, desigualdades sociais e saúde ambiental

Os efeitos das mudanças climáticas e suas diferentes repercussões sobre as mulheres e outros grupos sociais serão discutidos no segundo encontro Educação em Pauta. A atividade será realizada nesta quinta-feira (27), das 14h30 às 16h30, no auditório principal da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília (DF).
Com o tema “Clima sob a Perspectiva de Gênero”, o encontro abordará as relações entre eventos climáticos, desigualdades sociais, participação social e saúde ambiental. A proposta é discutir como políticas públicas e ações educativas podem considerar as diferentes condições de exposição, vulnerabilidade e participação da população diante das mudanças do clima.
O Ministério das Mulheres participará da programação com a apresentação do Protocolo Mulheres e Emergências Climáticas: Diretrizes e Recomendações para a Proteção de Direitos na Gestão de Riscos e Desastres. O documento reúne orientações para incorporar a perspectiva de gênero às ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de emergência e desastre.
A programação também contará com especialistas das áreas de governança socioambiental, consolidação territorial, engenharia e tecnologia ambiental e recursos hídricos.
O Educação em Pauta é organizado pela Coordenação-Geral de Educação em Saúde Ambiental (CGesa), do Departamento de Saúde Ambiental (Desam) da Funasa. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
SERVIÇO
2º Encontro Educação em Pauta – Clima sob a Perspectiva de Gênero
Data: 27 de agosto de 2026
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: auditório principal da sede da Funasa – Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bloco N, Brasília (DF)
Inscrições: Preencha o Formulário