Notícias
PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA
Começam as obras da Casa da Mulher Brasileira em Belo Horizonte/MG
A Prefeitura de Belo Horizonte assinou a ordem de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Álvares da Silva, no Bairro União, região Nordeste da capital. A obra será supervisionada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com previsão de ser entregue até o final de 2025. O espaço será voltado para o atendimento humanizado às mulheres, com serviços especializados para os mais diversos tipos de demandas, com investimento de R$ 15,5 milhões, em recursos do município e do governo federal.
A Casa, um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pelo Ministério das Mulheres, tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. O local integrará, em um único espaço, serviços especializados para e triagem, apoio psicossocial, delegacia; Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças e brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. A nova edificação terá cerca de 3 mil metros², numa área de mais de 8 mil metros².
Casa da Mulher Brasileira
Atualmente, há 10 Casas em funcionamento no país, localizadas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Ceilândia (DF), São Luís (MA), Salvador (BA), Teresina (PI) e Ananindeua (PA), sendo que as três últimas foram inauguradas em 2023 e 2024. Outras 27 estão sendo implementadas no Brasil, em diferentes fases. É possível acompanhar a construção das novas unidades através do Painel de Monitoramento da Casa da Mulher Brasileira, no site do Ministério das Mulheres.
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.