Palestras sobre inovação na construção de escolas são destaque durante evento promovido pelo FNDE e Caixa

Encontro tem como foco principal a discussão de metodologias inovadoras e parcerias estratégicas para a construção industrializada de unidades escolares em todo o país

Publicado em 07/06/2024 08:45Modificado em 03/07/2026 17:43
Compartilhe:

"Inovar para Reconstruir a Educação Brasileira" é o tema que está sendo debatido por dois dias, durante evento realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Caixa Econômica Federal, em Brasília. O encontro tem como foco principal a discussão de metodologias inovadoras e parcerias estratégicas para a construção industrializada de unidades escolares em todo o país. A abertura oficial foi na manhã desta quinta-feira, 6, e o encerramento ocorre nesta sexta-feira, 7.

Palestras e programação do evento

No primeiro dia de atividades, a programação incluiu uma série de palestras sobre metodologias construtivas e inovações na indústria da construção. Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), abordou o tema "Construção 2030 e FNDE".

A professora doutora Raquel Blumenschein, coordenadora de Parcerias Estratégicas do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído da Universidade de Brasília (PISAC/UnB), apresentou o tema: "Acelerando a mudança de paradigmas na indústria da construção".

No período da tarde, as especialistas em infraestrutura social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Lívia Minoja e Giselle Dziura, ministraram a palestra "Da educação 4.0 à construção industrial 4.0: construindo escolas significativas". Em seguida, Rafael Di Bello, diretor-adjunto administrativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), e Keyla Boaventura, associada do Ibraop, falaram sobre "Sistemas construtivos industrializados: riscos e oportunidades".

Thaíse Pereira Pessoa Dutra, coordenadora-geral da Indústria da Construção Civil na Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Inovação, Comércio e Serviços, tratou da "Desburocratização, digitalização e industrialização" no contexto do projeto Construa Brasil.

O procurador Hamilton Bonatto, da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, discorreu sobre as "Licitações e contratações de obras públicas com internalização de tecnologias inovadoras". O dia foi encerrado com a palestra de Luciano Formighieri, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, que compartilhou a experiência de "Construção e entrega de escolas modulares em 43 dias".

A programação seguirá nesta sexta-feira, 7, a partir das 9h, com a apresentação das empresas selecionadas no Chamamento Público. Para participar como ouvinte, basta realizar a inscrição na entrada do evento, que ocorre no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), situado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 4, lote 327 – Brasília/DF.

As apresentações acontecerão conforme a ordem abaixo:

  1. Visia Construção Industrializada Ltda
  2. Colmeia Containers Ltda
  3. Metalúrgica Big Farm Ltda
  4. Construtora Porto Sá
  5. Polibox Sistemas Construtivos Ltda
  6. Morandini Engenharia
  7. Modularis Indústria, Comércio e Montagem de Estruturas Modulares S.A.
  8. Ecco Prax Soluções Sustentáveis Ltda
  9. Dbn Sistemas Construtivos Ltda

10. Taec Módulos

11. Sulfibra

12. Bazze - Sistema Construtivo PVC Concreto

13. CMC - Módulos Construtivos Ltda

14. Engedix

15. Moldi Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento Ltda

16. KTZ Impressão 3D Ltda – Fantasia: Cosmos 3D

17. Eplast Nordeste S.A.

Categorias
Compartilhe: