Notícias
FNDE participa do Fórum Regional da Undime Nordeste, em Aracaju
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) deu início nesta segunda-feira, 11, ao Fórum Regional da Undime Nordeste, em Aracaju, no estado do Sergipe. A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou da abertura do evento, que tem o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país. O encontro se encerrou na terça-feira, 12.
“Nosso trabalho no FNDE só é possível quando podemos servir aos dirigentes municipais, que são os elos que unem duas pontas: os tomadores de decisões e os jovens estudantes brasileiros. Aqui estamos enaltecendo a criatividade, a originalidade, o jeito simples de ser do Nordeste”, disse a presidente.
Fernanda Pacobahyba ressaltou que os servidores necessitam ter um foco transparente, prestar um bom serviço à população. “Estamos aqui para servir e não para sermos servidos. Isso é fundamental. Essa semente precisa estar muito clara em cada pessoa que está em Brasília e que tem que servir a vocês. No meu caso, como servidora que atua na educação, isso é muito claro”, completou.
O Balcão de Atendimentos do FNDE prestou 89 orientações durante o Fórum em Aracaju. Nesta edição do evento, o Balcão esclareceu dúvidas dos gestores educacionais sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e obras escolares.
Evento percorrerá todas as regiões do país
Foram dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências, mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), FNDE e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta foi proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando à melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.
Os debates trataram de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; a oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.
As outras quatro regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. A próxima edição será na região Sul, em Curitiba, nos dias 15 e 16 de abril. Em maio ocorrem as edições do Centro-Oeste e do Sudeste. Já o da região Norte, está programado para ser realizado em junho.