Notícias
INTEGRIDADE
FNDE lança trilha interativa para fortalecer a integridade no serviço público
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acaba de disponibilizar, em sua intranet e no portal institucional, o “Onboarding Trilha da Integridade: Valores Institucionais”. Destinada a servidores, colaboradores e ao público em geral, essa trilha de aprendizado combina vídeos, links para legislação e materiais de apoio para facilitar a incorporação do valor Integridade na rotina da autarquia.
A nova plataforma apresenta, de forma didática, o marco legal da Administração Pública, a evolução histórica do FNDE e o alinhamento da instituição com as normas de conduta e governança vigentes. Além disso, destaca iniciativas pioneiras da autarquia para promover a integridade na gestão pública, em processos internos e fluxos de trabalho.
“Nosso compromisso é resgatar a imagem do FNDE por meio da integridade, dar luz ao trabalho extraordinário que realizamos e que impacta diretamente a educação básica em todo o Brasil”, afirma Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, em sua mensagem de boas-vindas à trilha formativa.
A Integridade é um dos cinco valores institucionais do FNDE — ao lado de Compromisso, Ética, Transparência e Inovação — e, na nova trilha, cada um desses pilares é apresentado em contexto, evidenciando como se inter-relacionam na prática cotidiana da autarquia.
Para Karina Estevanato, coordenadora de Integridade e Conformidade, “o Onboarding da Integridade vem recepcionar e familiarizar todos e todas com nossa realidade e com as iniciativas desenvolvidas em prol do fortalecimento dessa cultura. Mister destacar a colaboração do Gabinete, da Corregedoria, da Ouvidoria, da Diretoria de Tecnologia e Inovação e da Assessoria de Comunicação Social com o nosso projeto.” A Unidade Setorial de Integridade (USI) é responsável pela estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade do FNDE, apoiando a Presidência e articulando ações junto a áreas como Ouvidoria, Corregedoria, Comissão de Ética, Gestão de Pessoas, Auditoria, Comunicação Social e Planejamento Estratégico.
Em um dos conteúdos audiovisuais da trilha, a servidora Priscila Nóbrega enfatiza:
“Integridade é defender a transparência, a gestão de riscos e os valores organizacionais, mas também combater a corrupção, o assédio moral ou sexual e qualquer discriminação.”
O conteúdo ainda recupera definições sobre assédio e discriminação, indica canais de denúncia e disponibiliza, via hiperlinks, decretos, portarias, o plano e o programa de integridade. Ao final da trilha, os participantes são convidados a responder a uma pesquisa on-line para avaliar a efetividade do material.
Gestão fortalecida - A jornada do FNDE rumo à Integridade faz parte de um esforço iniciado em 2023, quando foi o primeiro órgão da administração indireta autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal a aderir ao Programa Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento (Prisma), da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 12 encontros — entre oficinas, entrevistas e reuniões técnicas com cada diretoria — o FNDE estruturou:
- A criação da Unidade Setorial de Integridade (USI);
- O lançamento do Plano de Integridade e do Plano de Capacitação e Comunicação, durante a 1ª Semana de Integridade, em 2024;
- A consolidação de políticas e fluxos de trabalho pautados pela governança pública.
Atualmente, o FNDE integra o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (SITAI) da Administração Pública Federal, instância vinculada à CGU que define padrões e articula práticas de integridade, transparência e acesso à informação em todo o Executivo federal.