Notícias
SUSTENTABILIDADE
FNDE adere à Agenda Ambiental na Administração Pública e reforça práticas sustentáveis
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), deu um passo importante para a sustentabilidade ao formalizar, no início de julho, sua adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que oferece suporte técnico para práticas inovadoras e eficientes no uso dos recursos naturais.
A A3P atua em seis áreas principais: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.
Com a adesão voluntária, o FNDE entra para uma rede de instituições públicas comprometidas com a preservação ambiental e a eficiência administrativa por meio atividades como redução do consumo de papel e energia, substituição de descartáveis, coleta seletiva de resíduos e campanhas de conscientização entre os servidores.
Alinhamento ao Plano de Logística Sustentável
A iniciativa está alinhada, ainda, ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do FNDE, que incentiva soluções estratégicas de sustentabilidade no serviço público. Em um momento de crescente demanda por respostas às mudanças climáticas, o FNDE reforça sua responsabilidade ecológica e promove ganhos em eficiência e redução de custos operacionais.