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Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

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Publicado em 30/06/2022 10h34 Atualizado em 24/04/2025 19h48

Contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo (Art. 4º, da Lei nº 11.947/2009; e Art. 4º, da Resolução CD/FNDE nº 6/2020). Para conhecer mais sobre o PNAE, clique aqui. 

Repasse Financeiro do PNAE

Ação Orçamentária

Descrição

00PI

Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (PNAE)

Períodos

Valores repassados

(Estados e Municípios)

1º Trimestre

R$    988.523.446,97 

2º Trimestre

R$ 1.604.374.845,72

3º Trimestre

R$ 2.708.836.603,60

4º Trimestre

R$    25.788.168,73

Total

R$ 5.327.523.065,02

Fonte: COEFA/CGPAE/DIRAE

Atendimento às Redes Federal, Estadual, Distrital e Municipal no âmbito do PNAE

Ações Previstas:

O PNAE conta com um orçamento no valor de R$ 5.461.907.292,00 para atender aproximadamente 38.531.387 estudantes matriculados na educação básica das redes Federal, Estadual, Distrital e Municipal. 

Ações Realizadas:

Com a publicação da Resolução CD/FNDE nº 7/2024, os recursos do PNAE, passaram a ser transferidos em 8 parcelas (Art. 47, IX), de fevereiro a setembro, assim, ao longo do exercício, o FNDE transferiu às Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) e às Prefeituras Municipais (PM) o montante de R$ 5.327.523.065,02 para o atendimento de estudantes matriculados na educação básica pública das redes estadual, distrital e municipal.  

Já para atendimento das Instituições Federais que ofertam educação básica, em 2024, foram descentralizados o valor de R$ 55.445.208,00.  

Parcela Extra do PNAE - Calamidade Pública no Estado do Rio Grande do Sul

Em 11 de maio de 2024, foi publicada a Medida Provisória nº 1.2189, que abriu crédito extraordinário em favor de diversos órgãos do Poder Executivo, e destinou R$ 25.890.844,15 para repasse de recursos adicionais do PNAE às redes federais, estadual e municipal com vistas a atender os estudantes de educação básica matriculados em escolas localizadas nos municípios do Rio Grande do Sul com ocorrência do estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.   

Nesse sentido, o FNDE publicou a Resolução nº 9, de 20 de maio de 2024, que institui procedimentos para a assistência financeira para as redes de ensino federal, estadual e municipal de educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, em caráter emergencial, para os municípios listados na Portaria SEDEC/MDR nº 1.377, de 5 de maio de 2024, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ou outra que venha a substituí-la, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.  

Assim, o FNDE repassou à rede estadual de ensino uma parcela extra, no valor de R$ 7.138.990,00 (sete milhões, cento e trinta e oito mil, novecentos e noventa reais). Já, para rede municipal, foram repassados R$ 14.693.999,40 (quatorze milhões, seiscentos e noventa e três mil, novecentos e noventa reais e quarenta centavos). E, para rede federal, foram destinados R$ 3.429.824,00 (três milhões, quatrocentos e vinte nove mil, oitocentos e vinte e quatro reais).  

Redução dos Saldos Existentes nas Contas Correntes do PNAE (estados e municípios)

Os saldos são recursos existentes nas contas correntes específicas do PNAE, abertas pelo FNDE, de titularidade das Entidades Executoras (Secretarias de Educação ou Prefeituras Municipais), oriundos dos repasses financeiros federais do PNAE não utilizados e dos rendimentos das aplicações financeiras.   

Ações Previstas: 

i) emitir ofícios de alertas,

ii) emitir informativo “Informe Recursos PNAE” com orientações; e

iii) incluir o tema nas ações de assistência técnica prestada às Entidades Executoras.  

Ações Realizadas: 

Em 2024, foram adotadas as seguintes medidas no intuito de reduzir esse valor:  

  1. Envio do Ofício-Circular nº 18/2024/Coefa/Cgpae/Dirae-FNDE a 105 Entidades Executoras cujo saldo em conta correspondia a 50% ou mais do valor repassado pelo FNDE no exercício e também àquelas EEx com mais de R$ 1 milhão em conta;  

  1. Envio de 76 Ofícios às EEx com saldo acima de R$ 1.000,00 nas contas bloqueadas, recomendando que solicitem ao FNDE o remanejamento dos saldos dessas contas para a conta ativa.  

Atuação dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (Cecanes)

Ações Previstas: 

Em 2024, são 24 Cecanes atuando em 22 estados de todas as regiões do país. Nota-se que há apenas 04 estados não contemplados com ações locais de um Centro Colaborador, a saber: Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Roraima. Nesse sentido, pretende-se envidar esforços para a criação de Cecanes nesses estados.  

Pretende-se prestar apoio técnico e operacional aos estados e municípios e à rede federal na implementação da alimentação saudável nas escolas, incluindo a capacitação de atores sociais envolvidos com a oferta da alimentação escolar. 

Ações Realizadas: 

De acordo com os dados preliminares, em 2024, aproximadamente 3.000 Entidades Executoras foram apoiadas com as ações promovidas pelos CECANEs, alcançando mais de 20.000 atores sociais envolvidos com o PNAE, tais como: nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, gestores, comunidade escolar e agricultores familiares. Entre as iniciativas implementadas, destacam-se:   

  1. Formação de atores sociais envolvidos com o PNAE, sendo elas: a) específicas por ator social: formação de Conselheiros de Alimentação Escolar (CAE), de nutricionistas, e de merendeiras; b) integradas: Encontros de atores do PNAE realizados no âmbito da metodologia do “Monitoramento e Assessoria às Entidades Executoras (M&A); Webinário "Conversas sobre o PNAE"; c) temáticas: oficinas regionalizadas sobre a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para o PNAE, sendo que, dessas, algumas foram específicas para comunidades tradicionais quilombolas; e d) em parceria com o Ministério Público no âmbito da Mesa de Diálogo Permanente Compras Públicas de Alimentos Tradicionais dos Povos – Catrapovos;

  1. Monitoramento e assessoria sobre a execução do PNAE prestada a 446 Entidades Executoras, incluindo a visita técnica a mais de 1.500 escolas; e 

  1. Oficinas de escuta com todos os Cecanes sobre a agricultura familiar, separados por região.   

Destaca-se que, em setembro de 2024, o FNDE, em parceria com o CECANE UFPA, realizou, em Belém/PA, o Encontro Nacional dos Cecanes 2024, que teve como objetivo estimular a troca de conhecimentos técnicos e compartilhar boas práticas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram presentes representantes dos 24 Cecanes e as equipes técnicas do FNDE. 

Atuação do PNAE no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Sendo o PNAE um dos programas da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o FNDE participa ativamente das reuniões das Comissões Permanentes (CPs) do CONSEA, onde são realizados debates temáticos que se desdobram em propostas e recomendações para considerações do governo.  

Ações Previstas: 

Participar de todas as reuniões das Comissões Permanentes do CONSEA previstas para o ano de 2024, debatendo e contribuindo com as propostas que envolvem o PNAE.   

Ações Realizadas: 

O FNDE participou das reuniões, plenárias, ordinárias, durante todo o ano de 2024 nas seguintes Comissões Permanentes (CPs): 

  • CP 1 - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Monitoramento e Agenda Internacional de SAN;
  • CP 2 - Ambientes Alimentares e Nutrição;
  • CP 3 - Produção, abastecimento e alimentação adequada e saudável;
  • CP 4 - Direito Humano à Alimentação Adequada;
  • CP 5 - Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e enfrentamento ao racismo;
  • CP 6 - Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas; e
  • CP 7 - Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de povos e comunidades tradicionais.  

Apoio técnico aos entes para reequipar e modernizar as cozinhas das escolas de educação básica das redes públicas de ensino dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Sabendo da importância das escolas possuírem cozinhas devidamente equipadas, o FNDE pretende realizar um Registro Nacional de Preços (RNP) de “Equipamentos de Cozinha”. A intenção é garantir a oferta de produtos de qualidade à comunidade escolar a partir de um processo compartilhado de compras públicas. Registra-se que o processo é conduzido pela Coordenação Geral de Mercado, Qualidade e Compras (CGCOM/DIRAD/FNDE) com o apoio da Coordenação-Geral do PNAE (CGPAE/DIRAE/FNDE), que atua como área técnica demandante. 

Ação Prevista: 

Disponibilizar Ata de Registro de Preços, de âmbito nacional, para futura e eventual aquisição de Equipamentos de Cozinha, visando reequipar e modernizar as unidades escolares das redes públicas de ensino dos estados, Distrito Federal e municípios, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e ao Programa Proinfância, vide Processo SEI nº 23034.016472/2023-97. 

Ação Realizada: 

O FNDE realizou, no dia 26 de fevereiro de 2024, Audiência Pública para levantamento de subsídios para o planejamento da contratação do certame de “equipamentos de cozinha".  Na ocasião foram apresentadas as especificações técnicas de 15 itens previstos para compor o certame. Posteriormente, a Autarquia, instruiu o processo para Ata de Registro de Preços, de âmbito nacional. A finalização da licitação, por meio de Pregão Eletrônico pelo setor de compras está prevista para o primeiro semestre de 2025.  

Apoio técnico aos Entes para o Transporte Adequado dos Gêneros Alimentícios para Alimentação Escolar

Com o intuito de aprimorar as condições para o fornecimento de refeições adequadas aos estudantes; de facilitar a promoção da qualidade nutricional e sanitária dos alimentos oferecidos e o cumprimento de determinações legais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); bem como de garantir o transporte adequado dos gêneros alimentícios para alimentação escolar; o FNDE iniciou o processo de planejamento da contratação para o Registro de Preços Nacional (RPN) de caminhões frigoríficos, que será destinado à prestação de assistência técnica aos Sistemas de Ensino de Estados, Distrito Federal e Municípios, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PNAE).  

Registra-se que o processo está sendo conduzido pela Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras (CGCOM/DIRAD/FNDE) com o apoio da Coordenação-Geral do PNAE (CGPAE/DIRAE/FNDE), que atua como área técnica demandante.  

Ação Prevista: 

Disponibilizar Ata de Registro de Preços, de âmbito nacional, para futura e eventual aquisição de Veículos Frigoríficos, visando promover transporte adequado para os gêneros da alimentação escolar e melhorar a logística de distribuição. 

Ações Realizadas: 

Em 27 de fevereiro de 2024, foi realizada uma reunião técnica com o objetivo de apresentar e discutir as novas especificações técnicas dos caminhões frigoríficos com os representantes de empresas fabricantes de caminhões no Brasil. 

Além disso, efetuou-se consultas às Entidades Executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para levantar a demanda para cada modelo de veículos frigoríficos proposto. Foram realizadas duas pesquisas, por meio de formulários virtuais, sendo a primeira no período de 20 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024, com 1.049 respostas, e a segunda no período de 9 de abril a 10 de maio de 2024, obtendo 369 respostas.   

Com base neste levantamento, foram realizadas diversas reuniões técnicas e contratação de um especialista no tema, para dar continuidade as especificações técnicas dos veículos frigoríficos. A finalização deste Processo (SEI 23034.019499/2023-31) por meio de licitação, Pregão Eletrônico, pelo setor de compras, está prevista para o primeiro semestre de 2025.  

Elaboração e Divulgação de Informa Nutri

Com intuito de manter a rede de nutricionistas do PNAE informada de ações e normativos no âmbito da alimentação escolar, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) elabora informativos denominado Informa Nutri, os quais são enviados aos e-mails dos profissionais cadastrados no SIGPNAE, atuantes no Programa. 

Ações Previstas:  

Elaborar e disponibilizar informativos sobre as ações do PNAE, nas diversas temáticas envolvidas com a alimentação escolar, como alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, Educação Alimentar e Nutricional e agricultura familiar.   

Ações Realizadas:  

Foram publicados 29 Informa Nutri, nas temáticas citadas acima, as quais foram disponibilizadas aos contatos cadastrados de nutricionistas constantes no SIGPNAE, bem como no site do FNDE, em https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/informanutri.  

Ações de Apoio ao Nutricionista do PNAE

A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) realiza ações com vistas a apoiar a atuação dos nutricionistas do PNAE, com vistas ao aprimoramento de suas atribuições e alcance da melhoria do Programa, em cada Entidade Executora.  

Ações Previstas:  

A COSAN planejou ações para orientar e auxiliar o trabalho do nutricionista no PNAE, especialmente em temas mais emergentes e necessários a serem aprimorados no Programa, tais como: aleitamento materno, alimentação complementar saudável, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e necessidades alimentares especiais. A COSAN mantém diálogo frequente com os nutricionistas do PNAE pelos canais de comunicação do FNDE, especialmente via e-mails, e realiza eventuais reuniões para orientações.   

Ações Realizadas:  

Foram elaborados materiais orientativos e vídeos educativos para tratar da temática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. 

Foi realizado levantamento no país sobre a demanda em seletividade alimentar relatada pelas nutricionistas RT do PNAE; foi realizada palestra sobre seletividade alimentar no encontro técnico realizado no CONBRAN e apresentado parte dos resultados obtidos do Produto TEA; foram realizadas capacitações com especialistas de diferentes áreas sobre seletividade alimentar em estudantes autistas para aprofundar o conhecimento da equipe técnica sobre o tema, abordando estratégias sensoriais, desafios nutricionais e práticas de manejo alimentar no ambiente escolar; foi realizada oficina remota com representantes dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANEs) de todas as regiões do país para identificar desafios e boas práticas relacionadas ao manejo da seletividade alimentar no ambiente escolar, especialmente em estudantes autistas. 

Elaboração de conteúdo para curso de formação sobre necessidades alimentares especiais, com o objetivo qualificar a atuação do nutricionista quanto à alimentação escolar para este público. 

Foi também dada especial atenção aos nutricionistas da rede federal, reavaliando os normativos do PNAE existentes e apoiando a realização de formações a esse público, de forma a ressaltar e aprimorar as especificidades de atendimento dessa rede. 

Diariamente foram atendidas demandas dos nutricionistas via e-mails, eventuais denúncias via plataforma Fala BR e reuniões com as EEX. 

Além disso, foi realizado um Encontro Técnico de Nutricionistas do PNAE no Conbran 2024. O evento tem como objetivo apresentar atualizações e informações técnicas sobre as ações de alimentação e nutrição, visando aprimorar a execução do PNAE. 

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional tem por objetivo incentivar o debate e a prática de atividades de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade às ações de EAN já desenvolvidas nas escolas públicas da Educação Básica.  

Ações Previstas:  

Finalizar a 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional e realizar a 6ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.  

Ações Realizadas:  

5ª Edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional: Em 2024, foi concluído o processo de seleção dos 20 melhores relatos da 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Essa seleção foi realizada com o apoio de um Comitê Técnico de Especialistas, garantindo critérios rigorosos de qualidade e relevância. A lista final dos relatos selecionados foi divulgada no site oficial do FNDE no dia 18 de janeiro de 2024. 

Foi lançado o Livro “Melhores Relatos da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2024” e está disponível para consulta no seguinte link: Livro da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. 

6ª Edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional: No mês de fevereiro de 2024, foi lançada a 6ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, com a publicação do edital no Diário Oficial da União. As inscrições para a Jornada encerraram-se no dia 22 de março de 2024, alcançando um total de 2.337 inscrições de escolas participantes. Para atender de forma equitativa às escolas situadas em municípios do Rio Grande do Sul afetados por fortes chuvas e àquelas pertencentes à Rede Federal que tiveram suas atividades acadêmicas interrompidas devido à greve de Técnicos Administrativos da Educação e/ou Docentes, o prazo de para envio das atividades foi prorrogado até 14 de novembro de 2024. 

Nota Técnica sobre Educação Alimentar e Nutricional no Currículo Escolar

Ações Previstas:  

Elaborar a Nota Técnica “Inserção da Educação Alimentar e Nutricional no Currículo Escolar”. A versão final será lançada em 2025.  

Ações Realizadas: 

Formação de um grupo de trabalho composto por especialistas no tema, com o objetivo de contribuir para a elaboração da primeira versão da Nota Técnica desenvolvida pela equipe do PNAE. Foi realizada a validação e consolidação das contribuições apresentadas pelo grupo de trabalho. 

Podcast "Comer é Aprender"

Ações Previstas:  

Gravação do podcast “Comer é Aprender”, que tem como objetivo abordar diversas temáticas relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e sua inclusão de forma sistemática nos currículos escolares. O projeto é uma iniciativa conjunta do FNDE e do UNICEF, voltada para gestores(as) da Educação, nutricionistas, professores(as), educadores(as) e outros membros da comunidade escolar. O lançamento está previsto para 2025. 

Ações Realizadas: 

  • Conclusão das tratativas para a elaboração e execução do projeto. 
  • Definição dos temas de cada episódio e dos convidados participantes. 
  • Elaboração dos roteiros e gravação dos episódios com especialistas em Educação Alimentar e Nutricional. 

Atualização do "Manual para Formação de Merendeiras (os)"

Ações Previstas:  

Reedição do Manual para Formação de Merendeiras(os) em sua 2ª versão para apresentar novas orientações e reflexões técnicas, incluindo os avanços legislativos e enfatizando a interface entre a atuação das(os) merendeiras(os) e o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional. 

Ações Realizadas: 

Revisão, atualização e reedição do Manual para Formação de Merendeiras(os). Será lançado em 2025.  

Ações interministeriais para o fortalecimento da agricultura familiar no PNAE 

O art. 14 da Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamentado pelos art. 29 ao 39 da Resolução CD/FNDE nº 06, de 05 de maio de 2020 e suas alterações, disciplinam que as entidades executoras do PNAE devem realizar, durante o ano civil, aquisição mínima de 30% de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Essa ação transformou o PNAE em um instrumento de promoção de segurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo em que gera inclusão rural de forma sustentável.    

A Lei nº 14.660, de 23 de agosto de 2023, que altera o disposto no art. 14 da Lei nº 11.947/2009, equipara os grupos formais e informais de mulheres aos demais grupos prioritários (assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas) na priorização em edital de chamada pública para o PNAE. Esses normativos são considerados um marco histórico na política de alimentação escolar no Brasil, pois uniu a promoção da sustentabilidade socioambiental à estratégia de acesso e distribuição de alimentos. Essa condição está fundamentada nas diretrizes do Programa, que preconizam o desenvolvimento sustentável e o incentivo a gêneros alimentícios diversificados produzidos localmente pela agricultura familiar, com circuitos curtos de comercialização, considerando a sazonalidade e a cultura alimentar local.   

Ações Previstas:  

i) Participar da construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), com vigência no período de 2024 a 2027;   

ii) Participar das Subcomissões Temáticas e Grupos de Trabalho, na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO);  

iii) Participar nas reuniões extraordinárias do Grupo de Trabalho - GT sobre Compras Públicas da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan);  

iv) Acompanhar o Comitê Permanente do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com vistas a: fomentar o controle social do CAF; monitorar e avaliar periodicamente as condições de acesso da agricultura familiar ao CAF, em especial públicos prioritários, tais como: assentados e assentadas da reforma agrária, mulheres, jovens, indígenas, quilombolas, pescadores e pescadoras artesanais e outros povos e comunidades tradicionais; propor questões normativas, adequação da norma a situações concretas; e propor adequações e melhorias com foco no serviço de inscrição do público da agricultura familiar no CAF;  

v) Participar de ações na região do Marajó no estado Pará, promovidas pelo FNDE e/ou com outras instituições;  

vi) Firmar Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério da Educação, com o objetivo de promover à ampliação da oferta e consumo de pescado na alimentação escolar;  

vii) Participar das reuniões de planejamento da Agenda de Trabalho da Comissão Nacional da Educação do Campo (CONEC - MEC); Seminário Nacional da Educação do Campo, III Conferência Nacional de Educação do Campo, das Águas e da Floresta, entre outras ações fins; e 
 

viii)  Acompanhar o Acordo de Cooperação Técnica entre BNDES, FNDE, MDA, MMA e MDS, referente ao Projeto Amazônia na Escola.   

ix) Participar das reuniões técnicas de planejamento da plataforma para compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar: Contrata+Brasil, realizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Ações Realizadas:   

De janeiro a dezembro de 2024, foram realizadas as seguintes ações: 

i)  Contribuição na construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO 2024-2027). O FNDE, como um dos órgãos governamentais que compõem a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) contribuiu com o processo de elaboração coletiva dos novos eixos fundamentais para o PLANAPO que abrangerá o período de 2024 a 2027.  Dentro do novo PLANAPO, o PNAE estará contemplado no Eixo "Comercialização e Consumo". Esse eixo visa fortalecer a comercialização e o consumo de produtos orgânicos e agroecológicos, facilitando o acesso da população a esses alimentos e promovendo práticas agrícolas sustentáveis;  

ii) Participação na elaboração no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab),  no qual foram definidas medidas estratégicas para o "Fortalecimento do PNAE e da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar"; 

iii) Participação nas reuniões do Grupo de Trabalho - GT sobre Compras Públicas da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan);  

iv) Participação nas reuniões do Comitê Permanente do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF/MDA para debater temas relevantes, como a transição da DAP para o CAF e o cronograma de implantação do sistema CAF 3.0.  

v)  Ações no estado do Pará, na região do Marajó, promovidas pelo FNDE e/ou com outras instituições, como exemplo, participação na Oficina de políticas públicas para acesso ao PNAE e ao PAA, realizada nos dias 19 e 20 de abril de 2024, sobre abastecimento alimentar na perspectiva amazônica na Ilha de Marajó, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);  

vi) Participação nas reuniões do Grupo de Trabalho de Apoio e Fortalecimento das Escolas do Campo, das Águas e das Florestas no âmbito da Comissão Nacional de Educação do Campo (CONEC); 

vii) Participação no evento promovido pelo Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) e pelo Observatório das Economias da Sociobiodiversidade, com apoio da Mesa de Diálogo Permanente Catrapovos, denominado: “Compras Públicas para a Alimentação Escolar entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: Por onde avançar?”, ocorrido nos dias 27 e 28 de maio/2024, em Brasília – DF; 

viii) Reunião interministerial realizada na Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais (SETEQ/MDA), com representantes das instituições: MDA (SETEQ, SEAB e CONAB); Divisão de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (DIDAF), e Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/FNDE);  Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS); Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SE/Consea); Conselho Federal e Regional de Nutrição; Deutsche  Gesellschaft  für  Internationale  Zusammenarbeit  (GIZ);  ÓSocioBio: Observatório das Economias da Sociobiodiversidade; Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); WWF Brasil; FIAN Brasil; Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), no dia 22 de outubro de 2024. Nessa data ocorreu a entrega, para a ÓaÊ e para o ÓSocioBio, da resposta interinstitucional da "Carta de recomendações compras públicas para a alimentação escolar entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais: por onde avançar?";  

ix)  Realização de quatro reuniões com o Grupo de Trabalho (GT-Mulheres), no âmbito do Comitê Gestor e Grupo Consultivo do PNAE, com o objetivo de regulamentação da Lei n. 14.660/2023, a qual está em fase de publicação; 

x) Elaboração do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério da Educação, com o objetivo de promover à ampliação da oferta e consumo de pescado na alimentação escolar. Em fase de assinatura;   

xi)  Acordo de Cooperação Técnica entre BNDES, FNDE, MDA, MMA e MDS: participação na etapa de seleção das propostas do Projeto Amazônia na Escola; 

xii) Participação nas oficinas de construção do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos – PRONARA;  

xiii) Participação na Oficina do Programa de Fortalecimento e Ampliação de Redes de Agroecologia e Produção Orgânica - ECOFORTE;  

xiv) Participação 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém/PA, entre os dias 7 e 13 de julho de 2024 sobre Compras Públicas no âmbito do PNAE em Belém do Pará;  

xv) Reunião com o Ministério Público do Pará sobre inclusão de produtos agroecológicos no Pnae;  

xvi) Participação em reunião técnica sobre adequação das políticas públicas de compras públicas para povos indígenas e comunidades tradicionais (PICTs), promovida pela Catrapovos Brasil e Observatório das Economias da Sociobiodiversidades (ÓSocioBio), em novembro de 2024;  

xvii) Apoio técnico no Projeto “Sementes para o Amanhã” - IBAS/Congo, lançado em junho de 2023, facilitado pelo Centro de Excelência contra a Fome (WFP) no Brasil e WFP Congo, em parceria com o Governo da República do Congo (MAEP, MEPPSA), o Governo do Brasil (ABC, FNDE e MDA) e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e acompanhamento de visita da comitiva do Congo in loco nos municípios de Macaé e Paraty/RJ;

xviii) Delegação da Colômbia: apresentação das etapas da compra da agricultura familiar para alimentação escolar em evento promovido pela CONAB;  

xix) Participação das reuniões sobre o Prêmio Gestor Amigo da Agricultura Familiar, promovidas pelo MDA;  

xx) Reunião com a Receita Federal do Brasil sobre retenção das contribuições sociais do agricultor familiar e do Senar, no PNAE;  

xxi) Participação técnica no webinário: Mudança na chamada pública com a Nova Lei de Licitações, promovido pelo Sebrae MG (link: https://www.youtube.com/watch?v=pmB7cvI8K2w);  

xxii) Participação técnica em oito webinários sobre a aquisição da agricultura familiar, em parceria com o Cecane da Universidade Federal do Rio de Janeiro, promovidos pela Defensoria Estadual do Rio de Janeiro, para todos os municípios do estado;  

xxiii)Participação técnica nos webinários sobre a aquisição da agricultura familiar, promovidos pelo Cecane da Universidade Federal do Paraná: Experiências e inovações na Agricultura Familiar para o PNAE (links: https://www.youtube.com/live/RFQ1Etn-tY4 e https://www.youtube.com/watch?v=7NCrbQ0ZHC0);

xxiv) Participação em workshop de capacitação em compras públicas da agricultura familiar, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais;

xxv) Acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnica entre BNDES, FNDE, MDA, MMA e MDS, referente ao Projeto Amazônia na Escola; e

xxvi) Participação técnica nas reuniões técnicas de planejamento da plataforma para compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar: Contrata+Brasil, realizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Ações interministeriais com inserção do PNAE

Durante o período de janeiro e fevereiro a COSAN e CGPAE participaram de grupos de trabalho e oficinas que subsidiaram a construção de diferentes planos e estratégias para fortalecimento da segurança alimentar e nutricional do país. Assim, o PNAE pactuou metas e objetivos em diferentes cenários:

Plano Brasil sem Fome: Painel de monitoramento com previsão de inserção e dados sobre a execução do PNAE nas entidades executoras.

PlanSan: participação em oficina de discussão do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com definição de metas para o PNAE (previsão de lançamento do PlanSan em 2025).

Plano Clima Adaptação do Brasil: metas e objetivos relacionados ao PNAE, focados na ampliação de compra de fornecedores locais, especialmente da agricultura familiar (previsão de lançamento em 2025).

Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan): COSAN participou de oficina de discussão sobre o SISAN, sendo que o PNAE foi considerado como modelo ideal para o financiamento do Sistema. Além disso, foi pactuado que o PNAE irá compor os indicadores de monitoramento do Sisan no país. 

Ações de apoio e fortalecimento do Controle Social do PNAE   

Ações previstas: 

i) Disponibilizar o Curso EAD de Capacitação de Conselheiros da Alimentação Escolar; 

ii) Implantar o Módulo do CAE no Sistema de Gestão do PNAE – SIGPNAE; 

iii) Realizar, em parceria com os Centros Colaboradores de Alimentação Escolar (CECANEs), Encontros de Formação para Conselheiros de Alimentação Escolar, nos formatos presenciais e virtuais; 

iv) Emitir informativos, o “Informe CAE”, com o objetivo de orientar e atualizar os Conselheiros de Alimentação Escolar, de modo a contribuir para a melhoria da atuação do Conselho; 

v) Realizar o Prêmio CAE de Participação Social; e 

vi) Implementar correções e novas funcionalidades no aplicativo de controle social do PNAE, o ePNAE.  

Ações Realizadas: 

i) Lançamento do Curso EAD de Capacitação de Conselheiros da Alimentação Escolar em março de 2024; 

ii) Implantação do Módulo do CAE no SIGPNAE em abril de 2024; 

iii) Realização, em parceria com os CECANEs, de 18 Encontros de Formação para Conselheiros de Alimentação Escolar. Sendo que, as formações realizadas pelos CECANEs UFAC, UFAM, UFBA, UFC, UFV, UFPI, UFRGS, UFPR e UFMS foram na modalidade remota. Já as formações realizadas junto aos CECANEs UFF e UFSC foram realizadas na modalidade presencial. Cabe destacar que, o encontro realizado pelo CECANE UFSC teve caráter regional e, portanto, reuniu membros do CAE dos estados de SC, RS e PR; 

iv) Emissão de 13 Informes CAE, a saber: 

- Informe CAE nº 01/2024 - 30 Anos de CAE; 

- Informe CAE nº 02/2024 - Curso de Capacitação para CAE 

- Informe CAE nº 03/2024 - Cadastro de CAE  

- Informe CAE nº 04/2024 - Prestação de Contas do PNAE (Resolução CD/FNDE nº 7, de 2 de maio de 2024) 

-Informe CAE nº 05/2024 - Prorrogação de Recadastramento no SIGPNAE 

-Informe CAE nº 06/2024 - 15 Anos da Lei nº 11.947/2009 

-Informe CAE nº 07/2024 - Prêmio Cae de Participação Social 

-Informe CAE nº 08/2024 - Edição Especial: Comemoração dos 30 anos do CAE no Brasil 

-Informe CAE nº 09/2024 - Categorização de Despesas do PNAE no BB Ágil 

-Informe CAE nº 10/2024 - Encerramento do Prazo de Recadastramento 

-Informe CAE nº 11/2024 - Orientações sobre a ferramenta BB Ágil na Prestação de Contas do PNAE 

-Informe CAE nº 12/2024 - Prêmio CAE: prorrogação das inscrições 

-Informe CAE nº 13/2024 - Prêmio CAE: prazo final de inscrições 

v) Lançamento do Prêmio CAE de Participação Social - “Edição Especial: Comemoração dos 30 anos do CAE no Brasil”, com abertura das inscrições em 20 de junho de 2024 e divulgação do resultado em 27 de novembro de 2024. O edital e demais informações podem ser acessados pelo link https://www.fnde.gov.br/premiocae/; e

vi) Implementação de correções no aplicativo ePNAE e disponibilização da versão web atualizada, que pode ser acessada pelo link https://www.fnde.gov.br/epnae/tabs/perfil. 

Análise técnica da Prestação de Contas do PNAE

Ações Previstas: 

Realizar a análise técnicas de prestações de contas do PNAE, em conformidade com o disposto no § 3º do Art. 60 da Resolução CD/FNDE nº 06/2020, priorizando-se as prestações de contas que foram objeto de solicitação por meio de demandas de órgãos de controle interno e externo. 

Ações Realizadas: 

No período compreendido entre janeiro a dezembro de 2024, foram realizadas 874 análises técnicas de prestações de contas do PNAE, em conformidade com o disposto no § 3º do Art. 60 da Resolução CD/FNDE nº 06/2020. Foram realizadas análises referentes aos exercícios de 2009 a 2022, priorizando-se as prestações de contas que foram objeto de solicitação por meio de demandas de órgãos de controle interno e externo, tendo sido atendidas 100% das demandas.

Realização de Ações de Monitoramento e Assessoria às Entidades Executoras sobre o PNAE

Ações Previstas:  

Realizar, por meio dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANEs, pelo corpo técnico da COMAV ou em parceria (FNDE e CECANE), o monitoramento e prestar assessoria técnica sobre o PNAE a 393 Entidades Executoras (EEx).  

Ações Realizadas:  

  No exercício de 2024, em consonância com a Nota Técnica nº 09/2015 – COMAV/CGPAE/DIRAE e com os Planos de Trabalho firmados com CECANEs, que são unidades de referência e apoio constituídas no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a Coordenação de Monitoramento e Avaliação - COMAV selecionou 393 Entidades Executoras – EEX, para a realização de monitoramentos e assessorias pelos Cecanes, pelo corpo técnico da COMAV ou em parceria (FNDE e CECANE), sendo que do total de EEx selecionadas, 22 são Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC’s). 

Destaca-se que no período de janeiro a dezembro   de 2024 foram assessoradas 453 EEx, conforme dados extraídos do Sistema PNAE Monitora.  

Tratamento das Denúncias e Demandas de Órgãos de Controle sobre o PNAE

Ações Previstas: 

Tratar denúncias provenientes da Ouvidoria do FNDE, por intermédio da Plataforma FalaBr e demais demandas de Órgãos de controle. 

Ações realizadas: 

Foram tratadas 696 demandas, procedentes do Tribunal de Contas da União-TCU, Controladoria-Geral da União-CGU, Ministério Público, Polícia Federal, Procuradoria Federal/PROFE-FNDE, Ministério da Educação, dentre outros; e denúncias oriundas do FalaBr/Ouvidoria/FNDE. 

 Participações em Eventos e Ações Internacionais

Cooperação com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com as agências do Sistema ONU (FAO e WFP) 

Ação Prevista  

Desenvolver, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), novas atividades e continuar ações em curso no âmbito da cooperação com agências do Sistema ONU que atuam com temas de segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Programa Mundial de Alimentos (WFP). 

Ações Realizadas 

  • Com a FAO: em novembro de 2023 foi assinado o novo ciclo de trabalho do projeto “Agenda Regional para a Alimentação Escolar Sustentável na América Latina e no Caribe”. Com implementação entre 2024 e 2027, alinha-se ao quadro estratégico da FAO 2022-2031 e envolve diversas ações, como: incentivar a adesão formal de países à RAES, continuar o processo de construção de uma agenda regional de alimentação escolar através de ações de cooperação técnica e promover o diálogo permanente com arranjos regionais e multilaterais em alimentação escolar, reforçando a pertinência do PNAE. 

  • Com o WFP: o plano de trabalho “Cooperação Trilateral Sul-Sul em Alimentação Escolar: Programa de Execução Brasil-WFP” (2024-2026) envolveu uma série de ações em 2024: participação em eventos internacionais, desenvolvimento de publicações conjuntas com o FNDE, traduções de documentos técnicos sobre o PNAE, realização de visita virtual, recebimento de delegações estrangeiras e reality show “Vida de Merendeira”.   

  

Participação em eventos internacionais: GCNF, CSA, Fórum Regional e CPLP 

Ação Prevista  

Participar em eventos internacionais de referência sobre segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar, valorizando a importância do PNAE enquanto política pública de sucesso e de âmbito global, o que reforça a relevância do programa e do FNDE.    

Ações Realizadas 

Durante o ano de 2024, o FNDE esteve presente em uma série de reuniões e eventos internacionais: 

  • III Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe: na ocasião, foram discutidos temas-chave para o PNAE, como hortas escolares, compras da agricultura familiar e o desenvolvimento de parcerias estratégicas e ações de cooperação técnica. Também foi realizado evento paralelo com as merendeiras e nutricionistas vencedoras do reality show “Vida de Merendeira”. 

  • X Fórum Regional de Alimentação Escolar para a América Latine e o Caribe, no México: organizado pelo governo mexicano e o WFP, o evento teve o objetivo de destacar a importância dos programas de alimentação escolar e sua contribuição para a transformação dos sistemas alimentares. 

  • Global Child Nutrition Forum (GCNF), no Japão: conferência de intercâmbio de aprendizados e assistência técnica, com o objetivo de apoiar países no desenvolvimento e na implementação de programas sustentáveis de alimentação escolar. Na ocasião, também foram lançados os resultados mais recentes da Pesquisa Global de Programas de Alimentação Escolar, que incluiu dados do PNAE. 

  • 52 Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA): maior evento global sobre o tema, o CSA contou com a participação de grande delegação do governo brasileiro, que incluiu representante do FNDE. 

  

Rede de Alimentação Escolar Sustentável  

Ação Prevista  

Fortalecer e formalizar a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), iniciativa parte do plano de trabalho entre o FNDE e a FAO, e dar continuidade a ações de cooperação técnica com países de América Latina e Caribe. 

Ações Realizadas 

O FNDE teve e tem envolvimento ativo com a RAES desde sua concepção, o que mostra o caráter estratégico da rede para a inserção internacional da autarquia. Entre as ações de destaque da RAES em 2024, cita-se: em março, intercâmbio virtual sobre mecanismos para fortalecer as compras públicas na alimentação escolar; em junho, evento internacional de celebração de 15 anos da Lei 11.947/2009; no mesmo mês, o FNDE representou o Brasil no workshop técnico “Potencializando mercados de alimentos locais e tradicionais e compras públicas de alimentos para melhorar a disponibilidade de alimentos nutritivos”; em novembro, 17 países aderiram oficialmente à Rede RAES. Menciona-se, ademais, o apoio técnico para a implementação da metodologia de Escolas Sustentáveis em Cuba. 

  

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza 

Ação Prevista  

Posicionar o PNAE como boa prática na cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta que ganhou dinamismo sob a presidência brasileira do G20, e o FNDE como parte do Pilar de Conhecimento, que inclui atores nacionais e internacionais que proverão assistência técnica. A Aliança integra os esforços brasileiros de combate à fome, à pobreza e às desigualdades, um dos eixos de atuação do país na liderança do grupo.  

Ações Realizadas 

O FNDE, através da CGPAE, acompanhou as discussões para o estabelecimento da Aliança e, em novembro, a presidente Sra. Fernanda Pacobahyba participou do lançamento da iniciativa durante o G20 Social no Rio de Janeiro. O PNAE tornou-se política pública estratégica da cesta da Aliança. Essa inclusão poderá ensejar ações de cooperação internacional envolvendo a autarquia.  

  

Coalizão Global da Alimentação Escolar 

Ação Prevista  

Ampliar o engajamento do FNDE – e, consequentemente, do governo brasileiro - com a Coalizão Global da Alimentação Escolar, iniciativa multilateral lançada em 2021 e que promove ações voltadas à melhoria e à ampliação de programas de alimentação escolar. A Coalizão tem o objetivo de garantir que todas as crianças recebam uma refeição escolar saudável e nutritiva até 2030, ano paradigmático para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), através de iniciativas resilientes, sustentáveis e inclusivas. Coliderada por Brasil, França e Finlândia e com o Programa Mundial de Alimentos (WFP) como secretariado, a Coalizão é composta por 102 países e 132 parceiros da sociedade civil, think tanks, academia, setor privado e organizações internacionais. 

Ações Realizadas  

Ao longo de 2024, o FNDE, por meio da CGPAE, participou de uma série de atividades da Coalizão, com o intuito de posicionar o PNAE enquanto programa de referência global. Destaca-se a reunião ministerial da Coalizão, realizada em outubro, no Quênia, onde foram apresentados os compromissos nacionais do Brasil, prioridades para expandir e aperfeiçoar o PNAE. Além disso, o Brasil anunciou a realização da próxima cúpula do grupo em 2025, em Fortaleza, oportunidade de se estabelecer diálogo mais amplo entre a Coalizão, a RAES e a Aliança. Por último, o FNDE tem adensado o diálogo com o Consórcio de Pesquisas da Coalizão, buscando garantir maior visibilidade ao PNAE e insumos para novos estudos e pesquisas sobre o programa. 

 

9º Dia Africano de Alimentação Escolar 

Ação Prevista: 

Participação no evento, 9º Dia Africano de Alimentação Escolar, que ocorre, desde 2016, cujo período do evento é 29 de fevereiro a 01 de março. A data celebra práticas bem-sucedidas em alimentação escolar, inspiradas pelo modelo brasileiro.  

Ação Realizada:  

Participação no evento com credenciamento e participação em sessões inclusive em exposição de painéis, outras apresentações e atividades propostas, conforme cronograma de 29 de fevereiro de 2024 à 01 de março, tendo ocorrido em Bujumbura/Burundi. O evento contou com a participação de 24 países africanos. Destaca-se que a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE/PNAE), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), liderou a delegação brasileira. 

Projeto “Fortalecimento do acesso de agricultores familiares da República do Congo a mercados locais através da Cooperação Sul-Sul” (Sementes para o amanhã), em parceria com a República do Congo e o Programa Mundial de Alimentos. 

Ações Previstas:  

O termo de referência do projeto busca fortalecer a capacidade técnica a nível ministerial no governo do Congo e governo do Brasil. No país do Congo já existe um programa de alimentação escolar, estão revisando essa política. Existe um projeto de cantina, o aporte técnico é para qualificar o projeto. A proposta é engajar o corpo técnico dos órgãos de governo envolvidos no projeto. Estão em desenvolvimento duas ações: (i) apoiar e qualificar o programa de alimentação escolar que já existe; (ii) implementação de um piloto com 10 escolas e 10 cooperativas. Compartilhar a experiência brasileira para ser adaptada à realidade da República do Congo, com o envolvimento do Ministério da Educação e o Ministério da agricultura. O país tem um plano de desenvolvimento, pois 70% da alimentação é importada, precisam de apoio estratégico para desenvolver as ações necessárias.  

O objetivo geral desta iniciativa é contribuir para melhorar a segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares, em especial mulheres e crianças em idade escolar. Esse propósito será alcançado por meio do fortalecimento da capacidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República do Congo (RC) para apoiar o acesso dos agricultores familiares aos mercados locais; e da capacidade do Ministério da Educação Pré-escolar, Primária, Secundária e Alfabetização (Congo) da RC para o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar com base na Agricultura Local, promovendo sua vinculação à compra de alimentos dos mercados locais. Além disso, o projeto também visa fortalecer as capacidades de 10 escolas e de 10 associações de produtores locais nos departamentos da Bouenza, Pool e Plateaux para a implementação da alimentação escolar baseadas nas compras locais. Através desta iniciativa, o projeto prevê criar as condições necessárias para a nacionalização do programa de alimentação escolar. 

O bom funcionamento de um programa de alimentação escolar baseado nas compras locais de alimentos pressupõe uma boa capacidade de coordenação e de articulação entre os produtores locais de alimentos e as cantinas escolares. Desta forma, é essencial conectar as duas partes da cadeia de valor da alimentação escolar por meio de etapas de compra de alimentos bem planejadas e do constante apoio e motivação dos produtores locais de alimentos. 

O Brasil possui vasta experiência em conectar a agricultura local às cantinas escolares. Desde 2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem desenvolvido estratégias bem-sucedidas para superar as dificuldades de vincular a produção das propriedades rurais às cantinas escolares. Uma dessas abordagens é o desenvolvimento de materiais e roteiros que destacam as etapas a serem seguidas para comprar alimentos de agricultores locais. São também fornecidos modelos para ajudar os responsáveis locais a estabelecer o processo de compra. Além disso, a estreita colaboração entre as secretarias de educação e os serviços de assistência técnica e extensão rural, como as secretarias municipais de agricultura, entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, sindicatos e cooperativas da agricultura familiar, entre outras afins) permite uma boa coordenação entre os produtores (agricultores) e os consumidores de alimentos (escolas).  

Ações Realizadas:  

O Projeto Fundo (IBAS) prevê a realização de 3 workshops com o objetivo de troca de experiências entre os governos do Brasil e da República do Congo, a fim de facilitar os vínculos entre os pequenos produtores e as cantinas escolares, facilitando assim as compras locais. 

i) Em março de 2024, uma comitiva da República do Congo esteve no Brasil, ação organizada pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamaraty, para conhecer os normativos e experiências na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o PNAE. Foram realizadas visitas in loco em dois municípios com realidades distintas, um onde o cardápio respeita alunos com restrições alimentares, adaptado sem glúten, lactose etc. Outro município com aquisição na forma de autoconsumo, em comunidade quilombola.   

ii)  Workshop I: Apoio na realização do Workshop Técnico I que teve como objetivo apresentação das instituições e as políticas públicas implementadas para promover a produção da agricultura familiar que abastece o mercado de consumo de alimentos no Brasil; promover uma discussão entre os representantes do governo do Brasil e da República do Congo sobre o conteúdo apresentado; identificar os próximos passos para intensificar a troca de experiências no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar e segurança alimentar entre os dois países. Em 29 de agosto de 2024, de forma remota. 

iii) Workshop II: Apresentação sobre o contexto histórico e as questões envolvidas na implementação e governança do PNAE a partir de 2009. As etapas de forma detalhada do processo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para atender a demanda PNAE. Por exemplo: elaboração da pauta de compras, da pesquisa de preço junto aos fornecedores(as) local(is), do projeto de venda, do edital de chamada pública, procedimento de habilitação, procedimento de seleção, homologação dos vencedores do certame, formalização do contrato com cronograma de entrega, emissão de nota fiscal de venda. Em 19 de setembro de 2024, de forma remota. 

Reality Show Vida de Merendeira

Ação Prevista: 

Realização do Reality Show Vida de Merendeira 

Ação Prevista: 

Em maio de 2024 foi exibida no canal Sabor & Arte a nova edição do reality show, intitulado Vida de Merendeira. A edição contou com duas novidades: obrigatoriedade da participação de merendeiras de escolas indígenas, tradicionais ou quilombolas; e compartilhamento de conhecimentos de boas práticas com países africanos de Língua de Portuguesa. O projeto é fruto de parceria entre este FNDE, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Centro de Excelência do WFP no Brasil. 

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