Notícias
Novo mapa interativo facilita acesso aos dados do Inventário Florestal Nacional (IFN)
Ilustração: Reprodução/SNIF.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou, nesta sexta-feira (5), uma nova ferramenta de consulta e download dos dados coletados pelo Inventário Florestal Nacional (IFN), que já somam 68% do território brasileiro. O Mapa interativo dos dados do Inventário Florestal Nacional, disponível inicialmente na versão desktop no Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), permite visualizar as informações por bioma, estado e lotes de coleta (unidades de planejamento).
No mapa, também é possível baixar os diversos dados botânicos, biofísicos e socioambientais gerados pelo IFN, de acordo com a seleção de visualização escolhida (nacional, bioma, estado ou lote de coleta).
Estão disponíveis, no mapa interativo, os dados coletados em 11.826 unidades amostrais em todo o país, onde foram medidas mais de 937 mil árvores e entrevistadas mais de 39 mil pessoas, além da lista de espécies identificadas a partir das coletas de material botânico do IFN.

- Ilustração: Reprodução/SNIF.
Outra novidade é a identificação botânica de mais de 80% das amostras coletadas pelos taxonomistas do IFN. Para dar maior confiabilidade, o material de campo é encaminhado ao herbário para ser identificado por especialistas, em nível de família, gênero e, sempre que possível, em nível de espécie.
Os dados de identificação botânica das espécies inventariadas em campo são fundamentais para gerar informações sobre a biodiversidade da flora brasileira. Um desafio enorme se considerarmos que o Brasil possui a segunda maior área florestal do mundo.
Com o lançamento do mapa interativo, a página inicial do SNIF ganhou novo visual, incluindo uma área de destaques com os conteúdos mais recentes para facilitar o acompanhamento das novidades. Os dados atualizados do IFN seguem disponíveis como conjunto de dados e painéis interativos.
Para a realização do IFN e a operacionalização do SNIF, o SFB conta com o apoio do projeto “Informações Florestais para uma gestão orientada à conservação e valorização dos recursos florestais do Brasil”, desenvolvido em parceria com o Fundo de Investimento Climático (CIF), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511