Notícias
SFB e FAO promovem treinamento sobre novas ferramentas para o Inventário Florestal Nacional
Foto: SFB.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizaram, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, em Brasília-DF, um treinamento para apresentação das ferramentas Open Foris Arena e Arena Mobile – soluções em código aberto voltadas à coleta e ao processamento de dados do Inventário Florestal Nacional (IFN). A iniciativa reuniu cerca de 25 gestores e especialistas de diferentes instituições, entre elas a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O objetivo do treinamento foi avaliar novas tecnologias capazes de garantir mais qualidade e agilidade na execução do IFN, levantamento responsável por coletar dados diretamente das florestas brasileiras. A capacitação foi promovida com apoio financeiro do projeto AIM4Forest (um programa que visa apoiar o monitoramento florestal com base em tecnologias modernas de monitoramento e inovação técnica, bem como o uso de dados espaciais e sensoriamento remoto).
A programação contou com atividades teóricas e práticas sobre inserção e análise de dados nas plataformas digitais, além de um dia de campo na Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB), onde as ferramentas foram testadas em ambiente real.
Coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, o IFN já alcançou 60% do território nacional, com informações coletadas em 21 estados. O inventário gera dados estratégicos sobre os recursos florestais, subsidiando políticas públicas e o setor produtivo.
“As ferramentas Open Foris, desenvolvidas em código aberto, já são utilizadas em mais de 180 países e podem representar um passo estratégico para ampliar a confiabilidade e a eficiência do IFN”, avaliou a diretora de Fomento Florestal do SFB, Clarisse Cruz.
Além do Open Foris, o SFB também testou a ferramenta computadorizada Field-Map, em parceria com a UnB, para coleta e processamento de informações. Esse e outros esforços de inovação no âmbito do IFN contaram ainda com o apoio do projeto Informações Florestais para uma gestão orientada à conservação e valorização dos recursos florestais do Brasil, realizado em conjunto com o Fundo de Investimento Climático (CIF), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511