Notícias
Serviço Florestal Brasileiro destaca sua atuação na Caatinga
Foto: Ascom/SFB.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participou, na última segunda-feira (28), da celebração do Dia Nacional da Caatinga, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O evento destacou a importância do bioma, único exclusivamente brasileiro e apresentou ações de conservação e uso sustentável voltadas à sociobiodiversidade da região semiárida.
A cerimônia foi realizada na sede do Instituto Brasileiro da Biodiversidade (IBAMA), em Brasília, e contou com a presença da ministra do MMA, Marina Silva; do diretor-geral do SFB, Garo Batmanian; do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; além de outras autoridades e representantes institucionais.
Durante o evento, o diretor-geral do SFB ressaltou a importância do trabalho do Inventário Florestal Nacional (IFN), que já mapeou 100% da Caatinga: “Não se pode manejar ou conservar aquilo que não se conhece. O Inventário Florestal é um instrumento estratégico para o governo como um todo. Ele nos permite compreender a riqueza e os recursos naturais que temos na Caatinga e de outras florestas do Brasil”, afirmou Batmanian.
O IFN na Caatinga envolveu a análise de uma área de 862 mil km², com a coleta de 860 amostras de solo, medição de mais de 115 mil árvores e entrevistas com mais de 5 mil pessoas. Os dados obtidos subsidiam políticas públicas e práticas sustentáveis de manejo e conservação.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Durante a programação, a diretora de Fomento Florestal do SFB, Clarisse Cruz, anunciou o lançamento de dois cursos online, desenvolvidos em parceria com a Embrapa Florestal. O primeiro é o curso de “Manejo Florestal Sustentável da Caatinga”, que visa disseminar práticas responsáveis no uso dos recursos florestais do bioma. O segundo, “Estudo da Viabilidade Financeira para Implantação de Sistemas Produtivos para a Recomposição Florestal”, foca na recuperação ambiental com viabilidade econômica.
As capacitações são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Saberes da Floresta, voltada à educação ambiental com foco na produção sustentável e na conservação dos ecossistemas florestais.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511