Notícias
Congresso vai reunir gestores para debater políticas públicas do setor agropecuário
Imagem: Serviço Florestal Brasileiro.
Brasília vai sediar o 1º Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, nos dias 5 a 7/11, no Centro Internacional de Convenções de Brasília. O evento é uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e terá como público alvo prefeitos, secretários municipais de Agricultura, técnicos extensionistas, representantes de Sindicatos de Produtores Rurais e todos os atores envolvidos com o agronegócio no país.
O objetivo do congresso é integrar as políticas públicas para o setor agropecuário dos governos federal, estadual e municipal e fazer a sua divulgação dentro do setor produtivo, bem como, ouvir as críticas e sugestões dos produtores rurais, dos clientes finais de tais iniciativas para o seu aperfeiçoamento e para a implementação de novas políticas públicas.
As políticas para o setor agropecuário em seus diversos aspectos, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente serão os temas centrais para os debates do evento. Também serão realizados painéis setoriais para a discussão de temas específicos e a apresentação de casos de sucesso, gerando conteúdo e inovações para o aperfeiçoamento da gestão da agropecuária brasileira.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participa do painel A promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios, no dia 06/10 às 8:00, onde abordará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a análise dinamizada dos cadastros. Para Colatto, “o CAR é uma ferramenta estratégica para que os administradores do setor agrícola tenham dados concretos sobre a realidade ambiental dos produtores rurais e com a análise dos cadastros poderão planejar as políticas públicas com mais segurança e objetividade”. A assessora técnica da CNA, Cláudia Mendes, também tem participação no painel.
A abertura do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária será no dia 5/10, às 8:00, e contará com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira, do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil da Agricultura, João Martins, do diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Carlos Melles, ministros e autoridades.
Para mais informações sobre o evento e a programação, acesse o site do evento: www.congressoagropecuaria.cnm.org.br.