Notícias
Inventário Florestal – Resultados preliminares do Paraná e Rio Grande do Sul serão apresentados
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
Os resultados preliminares do Inventário Florestal Nacional (IFN) realizado no Paraná e Rio Grande do Sul serão apresentados, nesta terça e quarta-feira (14 e 15) a representantes dos órgãos ambientais nos dois estados. A apresentação será feita em Curitiba e Porto Alegre, respectivamente, pelo diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Freitas, e técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
O objetivo da reunião será permitir que os representantes dos órgãos estaduais possam conhecer os resultados e esclarecer dúvidas. Além disso, eles poderão solicitar a inclusão de informações no relatório final que considerem necessárias para incrementar a qualidade, precisão e uso das informações na elaboração e implementação de políticas públicas florestais.
Sobre o IFN
O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.
O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação florestal.