Notícias
Análise de dados do Inventário Florestal Nacional é debatida em reunião técnica
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
Especialistas em inventários florestais estão participando, nesta quarta-feira (1º/08), de reunião técnica sobre o processamento e análise de dados do Inventário Florestal Nacional (IFN). Além de integrantes da Gerência Executiva do IFN, o evento conta com a presença de representantes da Embrapa Florestas e de universidades.
O objetivo é discutir melhorias nos procedimentos de cálculo dos dados do IFN, em especial dos resultados relacionados a atributos quantitativos das florestas, como os estoques de madeira, biomassa e carbono. Além disso, busca avaliar a possibilidade de padronizar as análises e também mecanismos de diversificação e potencialização dos resultados do IFN para diferentes grupos de usuários da informação.
O evento prossegue nesta quinta-feira (02/08).
Sobre o IFN
Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.
O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação florestal.