Notícias

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Finanças sustentáveis e prevenção contra golpes financeiros serão temas principais da Semana Mundial do Investidor 2021

5ª edição do evento será promovida pela IOSCO entre 4 e 10 de outubro
Publicado em 02/06/2021 09h13

Anualmente, a IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) realiza a Semana Mundial do Investidor (WIW) para disseminar a importância da educação financeira e da proteção do investidor, reunindo iniciativas de reguladores financeiros, em parceria com participantes de mercado e a sociedade civil.

A iniciativa é promovida pelo Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (Comitê 8), sendo conduzida por um grupo de trabalho liderado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Em sua 5ª edição, a IOSCO WIW 2021 ocorrerá de 4 a 10 de outubro e traz como temas principais as finanças sustentáveis e prevenção contra fraudes e golpes financeiros.
Outros assuntos também serão abordados durante a semana especial de eventos: investimentos online, conceitos básicos para investir, educação a distância e criptoativos. 

Devido à pandemia da COVID-19, todas as palestras, workshops e debates ocorrerão de forma virtual.

"Parabenizo esta quinta edição da IOSCO World Investor Week. Esta iniciativa global anual tem efetivamente disseminado as principais mensagens de proteção de investidores em todo o mundo, particularmente em um momento em que um número crescente de investidores de varejo está participando de mercados de valores mobiliários. Apesar da pandemia, as iniciativas educacionais do IOSCO WIW continuam a desempenhar um papel crítico na promoção da confiança nos mercados e na proteção dos investidores de varejo", comentou Ashley Alder, Presidente do Conselho da IOSCO e CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong.

"A Semana Mundial do Investidor é resultado da união de esforços de instituições em diversos países em torno de uma agenda comum para promoção da educação financeira e discussão de temas de interesse dos investidores. A proteção do investidor passa também pela disseminação do conhecimento e, nesse sentido, realizar mais uma vez uma iniciativa como essa, de alcance global, é uma grande conquista que impacta milhares de indivíduos."

Marcelo Barbosa, presidente da CVM.

 

Como participar da IOSCO WIW 2021

Instituições interessadas em organizar eventos durante a IOSCO WIW 2021 podem entrar em contato com a Divisão de Educação Financeira da CVM (COE/SOI): .

Em breve, o site em português da iniciativa estará disponível.

Mais informações

A IOSCO WIW foi lançada em 2017, como projeto piloto, a partir de proposta da CVM de desenvolver uma campanha global para proteção e educação do investidor. Acesse a divulgação realizada pela IOSCO sobre a WIW 2021.

Confira abaixo alguns dados sobre a edição realizada em 2020 no Brasil.

 

Covid-19: Atendimento da CVM continua exclusivamente online durante a pandemia. Confira os canais de contato disponíveis.