Notícias
INTEGRIDADE
CVM lança nova versão do Plano de Integridade para 2025-2026
A Comissão de Valores Mobiliários divulga hoje, 24/4/2025, a nova versão do Íntegra - Plano de Integridade da CVM, referente ao biênio 2025-2026. A 4ª versão do documento tem como objetivo aprimorar a disseminação e promoção de medidas e boas práticas de gestão para a manutenção de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente.
Para o período 2025-2026, é destaque a publicação do Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação (PPEAD) da CVM, com a criação de canal de acolhimento para vítimas de assédio e discriminação. Além de ações que serão desenvolvidas a partir da pesquisa de integridade realizada em 2024.
"O Plano de Integridade é um dos pilares para desenvolvermos uma cultura de ética e transparência no ambiente de trabalho. Para os próximos dois anos, nosso foco é desenvolver as medidas contra o assédio e a discriminação e mostrar que a pesquisa de integridade realizada em 2024 está resultando em medidas práticas."
Bruno Luna, Chefe da Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade (ASA/CVM).
Sobre a pesquisa interna
A pesquisa promovida em 2024 obteve crescimento de 28% da participação dos profissionais da CVM, em relação a 2022. Os tópicos mais citados foram: ameaça à isenção e a autonomia técnico-organizacional, conflito de interesse e assédio no trabalho.
Uma das novidades dessa pesquisa foi a inclusão de raça e cor no questionário.
Sobre o Plano
O Íntegra foi desenvolvido com base em princípios e diretrizes estabelecidos que buscam intensificar a incorporação da temática da integridade no dia a dia e na cultura dos profissionais da CVM, a fim de promover a cultura ética no ambiente de trabalho, a prevenção e gestão de riscos, a transparência e o aprimoramento das estruturas de governança.
O documento detalha a função de cada instância de integridade na CVM e apresenta os fluxos aplicados a cada situação a que o servidor pode estar exposto sobre o tema, facilitando a compreensão sobre como e a quem se deve recorrer. Além disso, relaciona cada normativo aplicável, com links de acesso direto, e as ações que a Autarquia implantará ao longo da vigência do Plano para promover o assunto internamente.
O plano foi dividido em eixos temáticos com focos específicos: conflito de interesse, ética, gestão de riscos, canais de denúncia e treinamento e capacitação. Ele contempla os principais conceitos aplicáveis ao tema.

- Eixos temáticos do Plano de Integridade
O Íntegra é revisto a cada dois anos e submetido à aprovação do Comitê de Gestão de Riscos (CGR). Seu monitoramento e atualização ocorre semestralmente nas reuniões do CGR.