Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
CAPES
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Prêmio CAPES Futuras Cientistas
      • Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN)
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Painel de Monitoramento e Indicadores
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Corregedoria
      • Atos normativos
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Governança
      • Seleção Organismo Internacional
      • Outras Ações
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Conselhos e órgãos colegiados
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
      • Relatório bimestral de pagamentos
      • Dados de Emenda de Relator-Geral na LOA
      • Receita Pública
      • Renuncia de Receitas
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
      • Termos de fomento
      • Dispensa de licitação
      • Inexigibilidade de licitação
      • Inexigibilidade de licitação - Portal de Periódicos
      • Concorrências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – CAPES
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – Portal dos Periódicos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Concursos Públicos CAPES
      • Quantitativo de Estagiários
      • Edital seleção
      • Ingresso de novos servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Modelo de formulários
      • Plataforma Fala.BR
      • Relatórios Anuais da Autoridade de Monitoramento da LAI
      • A Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Editais de chamamento público
      • Fluxo
      • Painel LAI
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • AUXPE, Prestação de Contas e Cobranças Administrativas
      • Outros assuntos da CAPES
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Agenda de Autoridades
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo GOV.BR
      • Pesquisa Pública
      • Peticionamento Eletrônico
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
      • GeoCAPES
      • Conferências
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Manual Cartão Pesquisador
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Sobre a LGPD
      • Glossário
      • Direito dos Titulares
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canais de Comunicação
      • Avisos de Privacidade e Termos de Uso
      • Política de Cookies
      • Termo de Uso de APP Bolsistas CAPES
      • Termo Uso e Politica Privacidade App EDUCAPES
      • Termo Uso e Politica de Privacidade App Pesquisador
      • Termo Uso e Politica Privacidade App SISUAB
      • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
    • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
    • Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
    • Publicações
      • InfoCAPES
      • Revista CAPES em Foco
      • Impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
      • Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior
    • PodCAPES
    • CAPES 72 anos
    • CAPES 70 anos
    • Portal de Periódicos
      • 2025
      • 2024
    • Produtos digitais da CAPES
    • Memória da Avaliação
    • COP 30
  • Centrais de Atendimento
    • Comunicação
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Publicações InfoCAPES InfoCAPES: Edição 18 - Abril/2020
Info

Notícias

InfoCAPES: Edição 18 - Abril/2020

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 27/08/2020 01h44 Atualizado em 10/02/2023 10h37

Abril 2020

CAPES destina mais de 32 mil bolsas para Ciências da Vida
De cada 10 bolsistas da CAPES que estudam nas instituições de ensino do País, quatro pertencem a programas de pós-graduação stricto sensu do Colégio Ciências da Vida. O investimento da CAPES contribui para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da pesquisa científica na área de saúde, que tem como marco o seu Dia Mundial, celebrado oficialmente, há 70 anos, em 7 de abril.

“A ampliação do apoio às pesquisas na área de saúde é estratégica para País e a CAPES intensificará a oferta de programas induzidos na área”, afirma Benedito Aguiar, presidente da CAPES, ao destacar a criação do Programa de Combate às Epidemias, lançado este mês.

bg sec1 abr20 Atualmente, a CAPES destina 32.487 bolsas de mestrado e doutorado, de um total de 84.786, para estudantes de cursos como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Biologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. É o caso da bióloga Glenda Ramos, do profissional de Educação Física João Arthur Alcântara, e da biomédica Laila Barbosa, que pesquisam – na Universidade do Estado do Amazonas – formas de bloquear a transmissão da malária e melhorar o atendimento às pessoas que contraíram a doença. Todos eles são bolsistas da CAPES. “Das formas de bloquear a transmissão ao tratamento das pessoas infectadas, estudamos meios preventivos e de cura”, conta Glenda.

Na pós-graduação stricto sensu de Ciência da Vida há 99.863 alunos, o que representa 29% dos 343.901 matriculados. Em busca de respostas a problemas de transtorno de aprendizado do público infantil, o bolsista da CAPES Lucas Araújo de Azevedo, doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que finaliza seu pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC–RS), estuda o nível de estresse em crianças expostas a situações de risco e, mais especificamente, naquelas com transtornos de aprendizado, como dislexia. “Esperamos que essas pesquisas que estamos fazendo melhorem o entendimento do problema. Queremos que essas crianças cresçam de maneira adequada. Sabemos que algumas políticas públicas no Brasil estão sendo implementadas em relação a isso, mas acho importante que mais pesquisas possam ser desenvolvidas para encontrarmos o caminho certo”, defende.

Com a sua pesquisa, o bolsista Vinícius de Oliveira Boldrini, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia (IB) da Universidade de Campinas (Unicamp), também contribui para a melhora da qualidade de vida da população. Ele analisa as células que agem contra infecções virais e tumores em pacientes com esclerose múltipla. A importância do seu trabalho lhe rendeu dois prêmios na área de neurologia em 2019. “Estudos que buscam entender como o sistema imunológico funciona são de extrema importância para o desenvolvimento de medicamentos novos e mais eficientes. Estas terapias devem ter um impacto muito positivo no tratamento de diversas doenças em um futuro próximo”.

Ciências da Vida na Pós-graduação

TABELA-INFOCAPES-abr-2020

A bolsa da CAPES possibilitou que a nutricionista Lívia Dourado, formada pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado-sanduíche na McGill University no Canadá, pesquisasse a relação entre o câncer e a alimentação. Ela analisou em cobaias uma dieta padrão, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde, e outra com excesso de gordura. “A pesquisa contribui para a conscientização de que se nos alimentarmos melhor, não só por uma questão de perda de peso, podemos melhorar o sistema imunológico e não desenvolver, por exemplo, gordura no fígado. Não estamos falando de um medicamento caríssimo. São coisas simples”, argumenta.

No Colégio Ciências da Vida, há 2.398 cursos e 32.487 estudantes titulados no mestrado ou doutorado em 2019. Da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Heloisa Matos, bióloga e mestre em Ciência da Saúde, pesquisa, por meio de estudos de genes, formas de controlar e tratar as crises causadas pela epilepsia, que atinge cerca de 1% da população mundial, sendo que 30% dos pacientes não respondem ao tratamento por medicamentos. “As intervenções controladas com o uso de fármacos, dieta, exercícios físicos, luz ou estímulos cognitivos, podem promover o alinhamento dos ritmos em diferentes regiões do cérebro de um paciente e isso pode ser utilizado para o tratamento das crises epilépticas”, avalia a bolsista da CAPES, que também soma esforços a outros pesquisadores que procuram garantir uma vida mais saudável para milhares de pessoas.

Pesquisas sobre epidemias receberão R$200 milhões
A CAPES lançou em abril o Programa de Combate às Epidemias . A ação vai destinar R$200 milhões, pelos próximos quatro anos, para projetos que lidam direta ou indiretamente com o estudo da COVID-19. Serão concedidas 2.600 bolsas de estudo, além do quantitativo já previsto pelo modelo de concessão de bolsas, e recursos de custeio e de capital de até R$ 345 mil, por projeto, para até 30 pesquisas selecionadas.

O Combate às Epidemias oferece apoio aos projetos de pesquisas e formação de recursos humanos qualificados, direcionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e temas relacionados às endemias e epidemias típicas no país. Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, o potencial das universidades brasileiras precisa ser aproveitado e valorizado: "Neste momento de grande apreensão na sociedade brasileira, a CAPES intensifica o seu apoio aos programas de pós-graduação”.

CRONOGRAMA Com o programa, a CAPES vai incentivar pesquisas focadas no desenvolvimento de estudos inovadores de prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas, além de um melhor entendimento de doenças infecciosas, agentes e vetores. Os demais objetivos do programa são voltados ao desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias.

O Programa de Combate às Epidemias , cujo investimento previsto para este ano é de R$ 30,8 milhões, está estruturado em três ações emergenciais. Na primeira delas, já iniciada, serão concedidas 900 bolsas de mestrado e doutorado para os programas com nota 5, 6 e 7 da área de saúde, dentro da grande área do conhecimento dos Colégios da Vida. As bolsas serão concedidas por 36 meses que podem ser prorrogados por mais 12. Em 2020, o investimento será de R$ 14,5 milhões.

Na segunda ação, a CAPES lançará um edital para selecionar até 30 projetos nas áreas abrangidas pelo Programa, que são: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. Aqui serão concedidas 900 bolsas de doutorado e pós-doutorado destinadas à execução dos projetos de pesquisa selecionados. Cada projeto terá 30 bolsas – 18 de pós-doutorado, com duração de 12 meses, e 12 de doutorado, com 36 meses – renováveis por um ano. As iniciativas receberão R$ 345 mil de verba de custeio, sendo R$ 95 mil para a aquisição de bens. Em 2020, o investimento será de R$16,3 milhões.

A terceira ação, última etapa do Programa de Combate às Epidemias, terá início nos próximos meses e vai conceder mais 800 bolsas de pesquisa para cursos das áreas de Exatas e Saúde, ambas fundamentais no desenvolvimento conjunto de insumos para enfrentar crises como a atual.

Confira o edital nº 09/2020.

Integração de pesquisadores ajuda a combater a COVID-19
Uma das frentes de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) é a atuação integrada de pesquisadores. Desde o surgimento da pandemia, na região de Wuhan, na China, as universidades brasileiras têm se preparado para estudar o vírus.

Na Universidade de São Paulo (USP), ao menos três laboratórios tiveram papel fundamental nos primeiros casos da doença no Brasil. As equipes lideradas por Ester Sabino, João Renato Rabello e Edson Durigon mantêm-se em contato, identificando, monitorando e oferecendo subsídios para outras pesquisas.

bg sec3 abr20 Atuando na USP e nos laboratórios do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, João Renato Rabello faz parte da equipe que preparou o protocolo para a identificação do vírus na unidade. Neste mesmo hospital, local de trabalho do pesquisador, registrou-se oficialmente o primeiro caso de COVID-19. Após notificar as autoridades, a amostra do vírus foi enviada para outros pesquisadores, a fim de que pudessem estudar as características do novo vírus corona.

“A gente compartilhou os controles laboratoriais. Isso é uma coisa legal de saber, que os laboratórios, tanto privados quanto públicos, tenham colaborado para que todo mundo tenha essa reação de identificação do vírus disponível no nosso país”, afirma Rabello.

O bolsista da CAPES Erick Gustavo Dorlass está na fase final do seu mestrado e é um dos integrantes da equipe de Edson Durigon. Em seu projeto, o pesquisador estudou as mutações de um vírus respiratório que afeta crianças e idosos. Desde 2019, Erick começou a participar de pesquisas sobre o surto de sarampo em São Paulo. Com o avanço da COVID-19, seus estudos foram direcionados às pesquisas sobre o novo vírus. “O tipo de experiência que a gente tem aqui, provavelmente, não consegue em outros laboratórios de diagnóstico. Como aqui também é um laboratório referente em virologia e biologia molecular, fazemos testes que não são feitos em qualquer laboratório”, afirma.

Em 48 horas, a equipe comandada por Ester Sabino sequenciou a COVID-19. Este trabalho permite a compreensão das características do novo vírus corona. Ainda em janeiro, o laboratório em que a professora trabalha recebeu os primeiros materiais para lidar com o vírus. Ester participa de uma rede de pesquisas internacional e este fator foi fundamental para a preparação do seu time. “A ferramenta já tinha sido até testada na China para saber se esses primers iriam funcionar. Então, quando chegaram os primeiros casos, nós estávamos prontas, dentro do Instituto Adolfo Lutz, para sequenciar”, conta Sabino.

Em outra frente de pesquisa, Edson Durigon ajuda no diagnóstico de casos da COVID-19 e comanda os trabalhos de isolamento do vírus. Os procedimentos realizados na USP podem ser enviados para outros laboratórios. Esse compartilhamento auxilia diretamente a busca por medicamentos ou desenvolvimento de vacinas. “Como nós temos o vírus, podemos enviar para os laboratórios do Brasil que tenham o nível de segurança 3 e queiram fazer pesquisas – como o desenvolvimento de vacinas ou teste de drogas antivirais – para ver se a gente tem alguma estratégia de bloqueio desse vírus”, ressalta Durigon.

Danielle Bastos Araújo faz pós-doutorado com uma bolsa da CAPES no laboratório chefiado por Edson Durigon. Desde a epidemia do vírus zica no Brasil, em 2015, ela participa de pesquisas com esses patógenos: “Nós tínhamos uma equipe montada com financiamento, treinada e afinada para o estudo viral. A ideia, agora com o corona, é reproduzir o que fizemos durante a epidemia de zica: aumentar a quantidade desse coronavírus para que possamos distribuir para toda a rede e facilitar estudos e diagnósticos”.

Em 2020, data homenageia enfermagem e obstetrícia
O Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, é uma data de conscientização, definida na primeira assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas que começou a vigorar oficialmente em 1950. Em 2020, o tema é o profissional de enfermagem e obstetrícia.

oms A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para a manutenção de uma melhor qualidade de vida a partir da manutenção de corpo e mente saudáveis. A proposta deste ano traz em seu bojo a abordagem de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

Segundo a OMS, o termo ‘saúde’ pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece que o Estado deve garantir a todos o acesso aos serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Segundo o Art. 196, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Vídeos

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Prêmio CAPES Futuras Cientistas
      • Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN)
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Painel de Monitoramento e Indicadores
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Base jurídica da estrutura organizacional e das competências
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Corregedoria
      • Atos normativos
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Governança
      • Seleção Organismo Internacional
      • Outras Ações
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Conselhos e órgãos colegiados
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
      • Relatório bimestral de pagamentos
      • Dados de Emenda de Relator-Geral na LOA
      • Receita Pública
      • Renuncia de Receitas
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
      • Termos de fomento
      • Dispensa de licitação
      • Inexigibilidade de licitação
      • Inexigibilidade de licitação - Portal de Periódicos
      • Concorrências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – CAPES
      • Termo de Descentralização de Demanda (TED) – Portal dos Periódicos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
      • Concursos Públicos CAPES
      • Quantitativo de Estagiários
      • Edital seleção
      • Ingresso de novos servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • Modelo de formulários
      • Plataforma Fala.BR
      • Relatórios Anuais da Autoridade de Monitoramento da LAI
      • A Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Editais de chamamento público
      • Fluxo
      • Painel LAI
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • AUXPE, Prestação de Contas e Cobranças Administrativas
      • Outros assuntos da CAPES
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Agenda de Autoridades
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo GOV.BR
      • Pesquisa Pública
      • Peticionamento Eletrônico
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
      • GeoCAPES
      • Conferências
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Manual Cartão Pesquisador
    • Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Sobre a LGPD
      • Glossário
      • Direito dos Titulares
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • Canais de Comunicação
      • Avisos de Privacidade e Termos de Uso
      • Política de Cookies
      • Termo de Uso de APP Bolsistas CAPES
      • Termo Uso e Politica Privacidade App EDUCAPES
      • Termo Uso e Politica de Privacidade App Pesquisador
      • Termo Uso e Politica Privacidade App SISUAB
      • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
    • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
    • Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
    • Publicações
      • InfoCAPES
      • Revista CAPES em Foco
      • Impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
      • Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior
    • PodCAPES
    • CAPES 72 anos
    • CAPES 70 anos
    • Portal de Periódicos
      • 2025
      • 2024
    • Produtos digitais da CAPES
    • Memória da Avaliação
    • COP 30
  • Centrais de Atendimento
    • Comunicação
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca